Dicas práticas ao considerar o jejum

O jejum, quando combinado com a prática da oração, é uma ferramenta poderosa que Deus usa para aumentar nosso desejo por Ele e para focalizar nossas orações para uma maior eficácia.

Uma definição básica de jejum é…

“a retenção de alimentos por um certo período de tempo para criar uma atitude mais disciplinada e sincera de oração”.

Como isso funciona? A maneira mais simples de explicar é dizer que os momentos em que inevitavelmente sentimos dores de fome não satisfeitas de comida deveriam, ao invés disso, nos mover a orar. Traduzimos nossa fome natural por alimentos, que é necessária para a vida, em oração. Nossos anseios físicos são transferidos para a fome espiritual por Deus, pela vida que temos nele e para que ele faça o que só ele pode fazer.

Considere estas duas orientações simples se você é novo na prática do jejum:

1. Um jejum nem sempre tem um limite de tempo particular ou regras específicas que você deve seguir sobre o que deve desistir.

Você pode jejuar por um dia ou por um mês. Você pode fazer um jejum só com água ou só com suco. Você pode jejuar uma refeição uma vez por semana ou um dia inteiro a cada mês. Você pode se abster de certos alimentos como sobremesas, e quando sentir vontade de buscar um biscoito, seu desejo pode ser canalizado para a urgência da oração. Não há regras. Faça o que criará em você uma maior urgência e fome para orar.

2. Esteja atento a quaisquer problemas de saúde que possam tornar um jejum insensato.

Por exemplo, se você for diabético ou tiver qualquer outra condição física que exija uma dieta rigorosa, esteja especialmente atento para não se colocar em uma posição comprometida como resultado de um jejum. Também desencorajo a idéia do jejum para aqueles que lutam com distúrbios alimentares que estão fazendo da ingestão de alimentos um desafio e uma preocupação em sua vida diária. O objetivo do jejum é combiná-lo com um tempo de oração mais intenso e focalizado que traga uma maior comunhão com Deus, um maior poder do Espírito e uma maior seriedade em sua alma.

Há um tempo para festejar. E há um tempo para jejuar. Certifique-se de que ambos fomentem uma maior consciência para orar sem cessar.

Por: Brian Croft. © Practical Shepherding, Inc. Website: practicalshepherding.com. Traduzido com permissão. Fonte: What are some practical tips when considering a fast?

Original: Dicas práticas ao considerar o jejum. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Filipe Castelo Branco.