Tome cuidado com a forma que você adora

Transcrição do vídeo:

Nós sabemos que a ideia de que Deus é um fogo consumidor é algo somente do Antigo Testamento, não é mesmo? Isso é uma pegadinha, para ver se vocês estão prestando atenção.

É verdade que essa ideia de que Deus é um fogo consumidor está presente somente no Antigo Testamento? Não, porque Deuteronômio 4.24 é mencionado em Hebreus 12.29! Quando o autor da carta aos Hebreus está falando sobre a importância da adoração, sobre a seriedade da adoração, e sobre como adorar a Deus com reverência e piedade, isto é um mandamento do Novo Testamento, tanto quanto no Antigo Testamento: adorar a Deus com reverência e piedade. Por quê? Porque nosso Deus é um fogo consumidor é uma citação deste versículo do Antigo Testamento.

Hoje em dia há muitas pessoas na igreja que dizem: “a adoração no Antigo e o Novo Testamento são coisas diferentes… Deus era muito mais sério e rígido sobre a adoração no Antigo Testamento, mas no Novo Testamento, você pode meio que fazer o que quiser.” Isto não é verdade! Tome cuidado com a forma que você adora, essa é a mensagem dita em toda a Escritura. A adoração é mais simples na Nova Aliança do que na Antiga, mas não é menos séria. Deus não é menos sério, e o relacionamento que Ele quer com o Seu povo não é menos sério e menos profundo.

Esta é uma das passagens de Deuteronômio, na qual ouvimos seu eco no Novo Testamento, e aprofunda nosso entendimento do próprio Novo Testamento.