Cancelado: como a mentalidade oriental de vergonha e honra viajou para o Ocidente

Cancelado. Nas primeiras semanas do bloqueio do Coronavírus, essa palavra era quase tão onipresente quanto a expressão sem precedentes. Estreias, concertos e até mesmo temporadas esportivas inteiras – todos foram cancelados quando elaboramos uma estratégia para combater a disseminação da COVID-19.

Mas essa palavra – cancelado – tem carregado uma outra conotação em nosso léxico social nos últimos tempos. É usado quando cancelamos pessoas, não apenas eventos.

Já se foi o tempo onde casos em que opiniões divergentes – incluindo aquelas que desafiam costumes aprovados culturalmente – eram debatidos com fatos e argumentação sólida. Agora, quando uma pessoa faz ou diz algo que está em conflito com as preferências culturais atuais, nós simplesmente a cancelamos. Nós a restringimos com nomes, apelidos e ataques ad hominem. Se é um músico, pedimos boicotes à sua música. Se é um atleta, nos deleitamos em queimar sua camisa e postar a fogueira nas mídias sociais. Agora, levantamos os socialmente culpados em um mastro para que todos vejam enquanto eles se contorcem, merecendo o que recebem por terem ofendido a coletividade. Esteja avisado: não adotaremos suas ideias. nós o comprometeremos e envergonharemos sua existência. Você será cancelado.

Cultura de Cancelamento e Cultura Oriental

Como alguém que é “bi cultural”, vejo quão oriental é esse fenômeno ocidental. Nasci e cresci nos Estados Unidos, mas minha herança e educação estão encharcadas no azeite da cultura do Oriente Médio. Historicamente, o Ocidente tem defendido o direito do indivíduo de falar, acreditar e agir como ele ou ela escolhe. Os méritos do discurso, crenças e ações dessa pessoa seriam debatidos ainda que o direito de as preservar seja defendido.

No Oriente e no Oriente Médio (chamarei as duas regiões de “Oriente”), o coletivo vem em primeiro. Cada pessoa no Oriente deve considerar o efeito que seu discurso, suas crenças e ações têm sobre o coletivo. As culturas orientais são “culturas de honra e vergonha”. Os indivíduos falarão, agirão e acreditarão de forma que tragam honra às suas comunidades e evitem a vergonha. A verdade é importante, mas deve ser varrida para debaixo do tapete, se envolver (mesmo de forma bem humorada) a possibilidade de trazer vergonha. Agora, uma mistura de inocência / culpa e honra / vergonha percorre o Ocidente e o Oriente. No Ocidente, a individualidade e o paradigma da inocência / culpa tem sido dominantes, enquanto o paradigma coletivista de honra / vergonha tem sido recessivo. Mas com o surgimento da cultura de cancelamento, o paradigma de honra / vergonha do engajamento social está se tornando cada vez mais dominante no Ocidente. A cultura de cancelamento de hoje é a versão ocidental do século XXI do paradigma da vergonha de honra oriental. Os orientais são melhores nisso apenas porque tiveram séculos de prática. Mas os ocidentais estão tentando recuperar o atraso.

Exemplos de cultura de cancelamento são abundantes. Um estudante do ensino médio foi aceito em Harvard, mas acabou sendo cancelado devido a mensagens inapropriadas que ele havia escrito aos 16 anos. O aluno se arrependeu, comentando: “hoje vejo o mundo com olhos diferentes e fico envergonhado pelo garoto mesquinho e irreverente representado nessas capturas de tela”. O comitê de admissões de Harvard votou para mantê-lo fora. Certamente, os comentários do aluno foram inapropriados nos termos mais fortes. Mas mesmo tendo se desculpado, ele foi “cancelado” por Harvard e, mais significativamente, por inúmeros outros no Twitter. A resposta do meme capturou bem isso: “Estou prestes a acabar com toda a carreira deste rapaz”.

Gostaria de saber se um destino semelhante aguarda os estudantes universitários que viajaram para Miami nas férias de primavera, apesar do ataque da pandemia do COVID-19. As agências de notícias identificaram alguns por nome. Comentários imaturos e egoístas (por exemplo, “Se eu pegar Corona, peguei”) resultarão no cancelamento desses estudantes de empregos futuros quando os empregadores os descobrirem?

Na cultura de cancelamento, um único erro é perpetuamente imperdoável, porque não é simplesmente um ato de culpa. Em vez disso, o erro define a identidade do indivíduo, transformando-o em uma pessoa vergonhosa – alguém que pode ser “cancelado”. Quão oriental é isso! Juliet November resumiu o que costumava ser as diferenças entre as culturas ocidentais e orientais: em uma estrutura ocidental, eu me sentiria culpada porque “fiz algo ruim”; em uma estrutura de honra e vergonha oriental, eu seria culpada porque “sou má” aos olhos da sociedade. Tornar-se alguém ruim significa que a redenção não vem mesmo se o erro for corrigido. Um pedido de desculpas não é suficiente.

Jesus e a cultura de cancelamento

No Ocidente, hoje, às vezes vemos Jesus como bem-intencionado, mas, na maioria das vezes, irrelevante. O fato de o Ocidente moderno se parecer com a cultura antiga onde Jesus habitava sugere que ele não saiu de moda. De fato, Jesus é tão relevante hoje como sempre. A história de um cego rejeitado por seus pais e expulso por líderes religiosos nos dá um exemplo pungente.

Em João 9, lemos que Jesus encontrou um jovem que nasceu cego. A faísca que provocou um confronto entre Jesus e os fariseus foi Jesus ter curado a visão do jovem, fazendo barro e aplicando-a aos seus olhos (Jesus “trabalhou” no sábado). Quando interrogados pelos fariseus, os pais do jovem estavam com tanto medo de admitir que Jesus o curou que mandaram os fariseus perguntarem ao filho. “Isto disseram seus pais porque estavam com medo dos judeus; pois estes já haviam assentado que, se alguém confessasse ser Jesus o Cristo, fosse expulso da sinagoga.” (Jo 9.22) – a maior vergonha pública de todas.

O filho deles – que agora estava vendo pela primeira vez – não ficaria socialmente intimidado. Ele enfrentou os fariseus e respondeu com franqueza (e sarcasticamente) que Jesus o curara. Incapazes de lidar com o desafio público ao seu senso de honra, os fariseus deram o golpe de nocaute da vergonha comunitária ao expulsar o jovem da sinagoga. Isso definiria sua identidade. Em suma, os fariseus o cancelaram.

O radar de Jesus em detectar vergonha injustificada o levou a procurar o jovem. Com terna autoridade, Jesus revelou que ele era o Messias prometido. Ele deu ao jovem não apenas a honra da visão física, mas também a maior honra da visão espiritual (Jo 9.39). Jesus transformou sua identidade cheia de vergonha em uma história marcada por honra. Ele substituiu uma honra social temporária concedida por hipócritas pela honra transcendente concedida somente por Deus.

Jesus ama os cancelados

Na cultura de cancelamento, somos definidos por nosso último erro. A recuperação social é rara. Mas ser cancelado não precisa definir essas vítimas. Afinal, Jesus considerou os “cancelados” – coletores de impostos, Zelotes e prostitutas – entre seus discípulos. Jesus não estava disposto a “cancelar” Tomé, que duvidava (Jo 20.27), Pedro que três vezes o negara (Jo 18.27), ou seu meio-irmão Tiago, que há muito se recusava a crer (Jo 7. 5).

O Senhor é justo e gentil,

O manso deve aprender seus caminhos

E todo humilde pecador encontra

Os métodos de sua graça.

Por sua própria bondade,

Ele salva minha alma da vergonha.

Ele perdoa, embora minha culpa seja grande,

Pelo nome do meu Redentor.

Onde outros respondem à nossa vergonha com indignação, Jesus responde com amor, perdão e graça. Muitos estão procurando uma identidade recuperada ou mesmo resgatada. A cultura não dará isso a eles. Mas Jesus pode. Em nosso esnobismo temporal e cultural, faríamos bem em aprender com o pregador itinerante oriental de Nazaré.

Por: Abdu Murray. © The Gospel Coalition. Website: thegospelcoalition.org. Traduzido com permissão. Fonte: Canceled: How the Eastern Honor-Shame Mentality Traveled West.

Original: Cancelado: como a mentalidade oriental de vergonha e honra viajou para o Ocidente. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.