Como viveremos depois que ele veio?

Nesses dias de pandemia por quantas vezes você já se perguntou isso? Em suas conversas qual tem sido o assunto principal? Estamos ultimamente pensando quais serão as sequelas e como viveremos depois que a pandemia passar. Vislumbramos como será a rotina de nossas casas quando pudermos sair novamente para assumir nossas atividades cotidianas como escola, trabalho, cultos, exercícios físicos, visitas. Uma das nossas grandes preocupações têm sido pensar em nossa atividade comunitária de igreja, como nos reuniremos? Quando nos reuniremos? A congregação poderá estar junta com todos os membros simultaneamente?

Bem, você deve estar recebendo muitas informações de como será a vida quando finalmente pudermos voltar às nossas atividades cotidianas.

Será que teremos paz? Será que passaremos necessidades básicas? Será que teremos um governo justo? Será que teremos saúde? Será que sobreviveremos ao caos econômico?

A Bíblia talvez não tenha uma resposta específica para sua dúvida ou para o seu medo, ou mesmo para sua angústia de hoje, no entanto a Bíblia é suficiente para nos sustentar em paz e alegria, pois a Palavra de Deus é o Verbo Encarnado, ela é viva e eficaz e penetra em nosso pensamento mais íntimos e nas aflições de nosso coração titubeante.

No entanto, você precisa saber que depois que ele veio, Jesus, o Messias esperado, tudo, tudo, tudo, ficou diferente, e porque ele veio nós podemos ter esperança no amanhã. Olhe para Jesus firmemente, disse o autor da carta aos Hebreus.

Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Hebreus 12:2 (ARA)

Para quem você está olhando, ovelha? Talvez você esteja olhando para os governantes dos países que dominam o mundo hoje com sua economia robusta ou para aqueles outros que têm sua política corrupta.

Olhe para o céu, disse o apóstolo Paulo na carta ao Colossenses. Mas continuamos insistentemente olhando para a terra e para a contaminação que se espalha. Para onde você tem olhado, ovelha?

Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Colossenses 3:1

Coloque o seu pensamento nas coisas do alto, disse Paulo aos colossenses. Mas estamos pensando em estratégias para vencer o medo da crise. Com o que você está ocupando seus pensamentos, ovelha?

Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra. Colossenses 3:2

E veja só o motivo que Paulo nos apresenta para pensarmos nas coisas do alto:

Porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Colossenses 3:3

Nossa vida está com Cristo, e nele temos descanso porque ele trabalha por nós, carrega nossos fardos e ele mesmo nos disse para que não andássemos ansiosos por nada, mas que déssemos prioridade às coisas do Reino de Deus e as nossas necessidades básicas seriam supridas (Mateus 6.31-33). Ovelha, você pode confiar nisso, ele é Deus, ele não mente, ele cuida de nós.

Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação. Salmos 68:19

Porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Colossenses 3:3

Paulo disse aos romanos: renovem sua mente! Renovar a mente não é conquistado pelo número de episódios de sua série favorita que você maratonou na noite passada. Renovar a mente é conformar a nossa mente à mente de Cristo. Você já maratonou sua Bíblia esse ano? Conheço um irmão em Cristo que fez isso esse ano, ele leu a Bíblia toda em 3 meses, mergulhou nas Escrituras a fim de ficar saturado de Cristo. Não, ele não é um fundamentalista inoportuno, ele é um crente em Jesus esforçando-se para guardar no coração a Palavra do seu Senhor e Deus a fim de que seus pensamentos fiquem cativos a Cristo. Você está lendo as Escrituras?

Paulo também escreveu aos filipenses recomendando que se alegrassem no Senhor. Ovelha, onde está a sua alegria? Alegrar-se com o Eterno nos traz alegria firme e inabalável, pois Deus não muda, ele é a Rocha da nossa salvação. Você pode se alegrar nele hoje, amanhã e depois de amanhã e por toda a eternidade, sua alegria jamais será frustrada, nunca será abalada.

A alegria em Cristo Jesus ressoa, ecoa, transborda, a alegria do Senhor ganha seu coração, derrama para sua mente, transborda e faz seu corpo dançar (não dança? Experimente!).

E o efeito em alegrar-se em Jesus é ganhar a paz que não podemos entender, porque não é uma paz que vem das circunstâncias pelas quais estamos passando, nem tão pouco uma paz porque estamos nos sentindo felizes, é uma paz sobrenatural que desce do Pai das Luzes até a sua vida de ovelha e essa paz guarda sua mente, sela seus pensamentos com pensamentos do Príncipe da Paz.

Ovelha, a nossa fé somente pode ser exercitada em meio às dificuldades, quando nossa fé é exercitada ela fica mais robusta. Esse ano, 2020, recebemos as adversidades da pandemia, portanto não desperdice esse tempo de academia espiritual que o Senhor está nos concedendo. Enquanto atravessamos a pandemia oro para que o exercício de confiar e permanecer em Cristo, olhando para ele, nos proporcione alcançar a FÉ 2.0. Quero lembrá-la que embora perplexos Paulo nos desafia a não esmorecermos.

Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados 2 Coríntios 4:8

Ovelha, para onde você está olhando?

Ovelha, em quem você está pensando?

Ovelha, com o que você tem renovado a sua mente?

Ovelha, não desperdice a academia celestial!

Avante, ovelha! O Senhor, nosso Deus, é Deus, é Deus Fiel.

Ah, mas eu nem sei como fazer isso? Como eu olho firmemente para Jesus, o autor e consumador de minha fé? Como eu contemplo o céu (que está absolutamente azul outonal hoje!) Como que eu penso nas coisas lá do alto não nas que são aqui da terra?

Então, como viveremos depois que ele veio?

Podemos olhar Jesus, podemos contemplar o céu e pensar nas coisas do alto quando lemos, oramos e meditamos na Palavra de Deus. Você já leu a sua Bíblia hoje? Amada ovelha, corre lá, ainda é tempo de renovar e afiar a sua mente com a Mente de Cristo. Já sabe meditar na palavra de Deus? Pendure um versículo entre seus olhos (sim lá na sua memória!) e pense em cada palavra e seu significado. Pense em quem disse esse versículo, no que estava acontecendo quando esse versículo foi escrito. Para quem esse texto foi dirigido. E qual o contexto histórico que incentivou o autor a escrevê-lo? Lendo, estudando, memorizando e meditando a Palavra de Deus você estará pensando nas coisas do alto, fixará seu olhar e suas forças em Jesus e estará pensando nas virtudes eternas de um Deus que não muda e que providenciou tudo que necessitamos para vivermos na terra, em qualquer tempo, em qualquer circunstância até que ele volte e nos dê descanso de todo o mau que nos rodeia.

Depois que ele, Jesus, veio:

Andamos na luz

Depois que ele veio, Jesus a Luz do Mundo, nós que andávamos em trevas vimos a sua luz e porque vimos a luz nossos pecados saíram das sombras e foram revelados. Jesus veio para o pecador e para nos livrar da culpa do pecado. Você crê nisso? Se você crê pode confessar os seus pecado para que o nosso Senhor Jesus se compadeça de você e te perdoe, pois ele é fiel e porque ele disse que perdoaria nós confiamos, confessamos e somos perdoadas e então ficamos livres da culpa.

Conhecemos a imagem do Deus invisível

Depois que ele veio, Jesus a imagem do Deus invisível, podemos conhecer Deus, seu amor, seu caráter, seus planos de vida para nós. Podemos observar a sua imagem para podermos imitá-lo, para imprimir em nossa alma como devemos ser. Pois Deus não muda e conforme nos conformamos a ele teremos nosso caráter firmado na Rocha.

Ganhamos a vida eterna

Depois que ele veio, Jesus ressurreto, não tememos a morte do corpo, pois quando morremos, embora por um tempo nossa alma esteja separada de nosso corpo, seremos ressurretos com Jesus que venceu a morte e nos dá vida eterna juntamente com ele. Teremos corpos transformados, glorificados, vida eterna. Renascidos para a vida do Reino de Deus em novos céus e nova terra onde habita justiça, onde não há dor nem lágrimas, nem luto, nem tristeza.

Temos vida em abundância

Depois que ele veio, Jesus que é a nossa Vida, teremos vida em abundância, onde correm rios de água viva. Um manancial de vida que desce do céu, do trono do nosso Bendito Senhor e Salvador para regar e irrigar nossa vida. Vida em abundância é vida na graça de Deus, que nos dá tudo que necessitamos para vivemos vida piedosa, com alegria e contentamento.

Nossa fome foi saciada

Depois que ele veio, Jesus o Pão da vida, não temos mais fome, ele é o nosso alimento, é o Pão que desceu do céu para nos visitar, para viver a nossa vida, para carregar os nossos pecados, para morrer por nós e para vencer a morte eternamente. Está com fome? Ele multiplica o pão para que todos comam. Você tem fome de quê: De justiça, de vingança? Jesus, o Pão da Vida, sacia sua fome de justiça, pois ele é o Justo Juiz, Jesus nosso Advogado junto ao Pai defende nossos direitos, não temos necessidade de nos defendermos a nós mesmas. Mas se é de vingança a sua fome, Jesus o Pão da Vida, é manso e humilde e se humilhou por você foi escarnecido, ultrajado, humilhado e não abriu a boca, mas se entregou por sua própria vontade para que você e eu tivéssemos vida!

Conhecemos a Sabedoria de Deus

Depois que ele veio, Jesus o Maravilhoso Conselheiro, podemos ter sabedoria para vivermos vida agradável ao Pai. Você não precisa buscar conselho nos ideologismos seculares, você tem a Sabedoria para te ensinar e instruir em todo o tempo. Tiago, o irmão de Jesus, nos ensinou em sua carta que podemos pedir sabedoria e receberemos do alto, o Pai nos quer sábios e não néscios.

Fomos consoladas

Depois que ele veio, Jesus nos enviou o Consolador, temos consolo de nossas misérias em Deus na pessoa do Santo Espírito, viveremos consoladas. Quando somos consoladas podemos ser consoladoras, o Senhor multiplica as consolações através de nós. Nossos sofrimentos não são em vão eles produzem em nós peso de glória.

Recebemos a Vida Eterna

Depois que ele veio, Jesus o Servo Sofredor, podemos ter esperança de vida Eterna. Jesus é a Vida e Vida Eterna. Quando você conhece Jesus você entra na vida eterna. Aleluia! Se você ainda não conhece Jesus, vem, é hora agora de sair da morte para a vida. A vida eterna é para você hoje!

Como viveremos? Viveremos para Cristo!

Portanto, ovelhas, viveremos para o que fomos chamadas, viveremos para Cristo Jesus, o Salvador, o Redentor. Pois foi para a vida que ele nos chamou, para vida abundante, cheia de graça e de verdade. Em comunhão com a comunidade dos seus Santos para crescermos em santidade, para que a terra se encha do louvor de sua glória.

Avante, ovelha, Jesus o Verbo Encarnado, é contigo, ontem, hoje e sempre!