É necessário se envolver com uma associação local de igrejas?

Poderiam, os pastores, ficar mais tempo em suas igrejas se sua associação local for forte? Acredito firmemente que a saúde de uma associação local de igrejas é essencial e crítica para a saúde dos pastores e de suas igrejas. Muitos de nós, no ministério, ouvimos estatísticas um tanto deprimentes sobre o esgotamento pastoral e seus efeitos relativos. De acordo com Thom Rainer, um pastor raramente passa dos três anos de ministério em uma igreja.

Tenho pastoreado a mesma igreja há quase dezesseis anos e simplesmente não consigo imaginar a perturbação para minha família se eu tivesse servido em quatro outras igrejas durante esse tempo. Minha experiência, porém, não é a norma. Quando me mudei para Bardstown, Kentucky, fazia amizade com um pastor, mas geralmente depois de um ano ou um pouco mais ele já havia partido. Com um grau de regularidade deprimente, minha esposa e eu estávamos ajudando a arrumar a mudança de amigos quando eles deixavam sua igreja – alguns deixando o ministério completamente. Por volta do quinto ano, de alguma forma me tornei o “veterano”, o pastor mais antigo de nossa cidade – embora ainda me sentisse um recém-chegado e um estranho. Senti que estava apenas começando, quando muitos já haviam partido.

Algo mudou

Recentemente, percebi que algo mudou. Os pastores da minha região estão ficando por mais tempo! Alguns de meus amigos mais próximos hoje são pastores locais, e a maioria deles eu, agora, conheço há mais de cinco anos. Os pastores estão permanecendo. Os pastores estão perseverando nas batalhas com muito mais sucesso do que seus predecessores.

Então, o que mudou entre a primeira metade do meu ministério e a segunda? Muitas coisas, tenho certeza. Mas talvez mais do que qualquer outra coisa, nossa associação batista local mudou!

Uma década atrás, a Nelson Baptist Association deu uma reviravolta e saiu da espiral da morte em que estava. Não é mais uma instituição irrelevante e tediosa. Em vez disso, nossa associação se tornou uma rede vibrante e ativa de igrejas genuinamente parceiras para construir igrejas saudáveis em nossa região e ao redor do mundo. As igrejas, agora, confiam umas nas outras. Os pastores, agora, apoiam uns aos outros.

Em louvor das associações

Existem dois fatores-chave que muitas vezes levam ao curto mandato de um pastor: solidão e sentimento de ineficácia. Como nossa associação foi revitalizada, os pastores começaram a orar uns pelos outros. Nós nos encontrávamos, muitas vezes informalmente, para almoçar ou tomar café da manhã, simplesmente para nos atualizarmos. Nossas esposas fizeram o mesmo. Um pastor e sua esposa podiam se sentir isolados em sua própria igreja, mas agora eles não precisavam mais se sentirem isolados em sua comunidade. Começamos a viajar para conferências e fazer viagens missionárias juntos. Começamos a reunir nossos recursos para que o pastor de uma igreja menor pudesse vir conosco.

Agora, com certa regularidade, um pastor amigo pede que um grupo de nós se reúna para conversar tanto sobre lutas pessoais quanto sobre ministério. Essa associação de pastores que pensam da mesma maneira nos proporcionou uma saída segura e valiosa para ministrarmos uns aos outros.

Como nossas amizades criaram mais oportunidades

Muitos homens podem, muitas vezes, se sentir frustrados no ministério porque sua igreja não está crescendo. Eles se sentem presos porque muitas das aspirações que tinham simplesmente não parecem possíveis, em particular, em sua igreja. E, ainda assim, nossa associação saudável nos proporcionou a capacidade de trabalharmos juntos para atingir esses mesmos objetivos. Começamos um estágio de ministério para que possamos trabalhar juntos para treinar estagiários. Reunimos nossos recursos para plantar igrejas juntos. Fizemos uma parceria para hospedar conferências e financiar um ministério de aconselhamento. Os pastores estão sendo utilizados em ministérios em outras igrejas, bem como em suas próprias.

Quando considero muitos dos pastores em nossa região hoje, vejo homens que se tornaram amigos queridos e vejo irmãos que estão no mesmo time. É muito mais difícil fugir disso. Além disso, suportar todos os problemas, frustrações e fardos de nossas próprias congregações se torna muito mais fácil quando os estamos suportando juntos. Essa motivação para nos associarmos é menos sobre os benefícios para nossa própria igreja e muito mais sobre como podemos beneficiar nossas congregações irmãs e nossos irmãos no ministério. Por quê? A razão é simples: irmãos, estamos juntos nisso.

Por: Matthew Spandler-Davison. © Practical Shepherding, Inc. Website: practicalshepherding.com. Traduzido com permissão. Fonte: Is it necessary to get involved with a local association of churches?

Original: É necessário se envolver com uma associação local de igrejas? © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.