Onde está o ídolo?

Muitas vezes ficamos rodando em círculos sem conseguir encontrar solução para alguns pecados recorrentes que não conseguimos abolir de nossas vidas.

É verdade que os pecados são tenazes (já nos alertou o autor da carta aos Hebreus) mas Deus nos dá escape de nossas tentações a fim de não pecarmos.

Vigiar e orar continua valendo para evitarmos “enfiar o pé na jaca” do pecado, mas ainda assim percebo que lutamos com monstros que muitas vezes nem sabemos ao certo o que são.

A minha proposta hoje para as ovelhas pecadoras (e somente para as pecadoras!) é uma antiga brincadeira, você se lembra do livro “Onde está Wally?”? Pois então, vamos substituir o Wally por ÍDOLO, faremos uma caça às bruxas em nosso próprio coração.

Ovelha, encontrar ídolos é uma aventura muito perigosa e exigirá esforço e persistência, porque ídolos são como heróis coroados em nossos corações. Eles são amados, mimados, exigentes, arrogantes, mentirosos e muito, muito poderosos!

Você precisará de coragem, mas também precisará de sabedoria e perspicácia. Avante, ovelha, nosso Senhor nos deu vitória sobre o pecado da idolatria e porque temos já a vitória estabelecida ele nos deu também uma advertência: nenhum idólatra entrará no reino dos céus. Isso é uma boa coisa para termos em mente enquanto lutamos contra os ídolos em nosso coração. E se você precisar recordar-se dessa palavra escreva-as em um bilhete para você mesma para os dias que estiver desencorajada.

Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Efésios 5:5

Quando eu comecei minha caminhada cristã e ouvia falar sobre idolatria eu sempre tentava descobrir qual seria meu ídolo: será meu filho? Será minha casa? Será meu trabalho? Onde está meu ídolo? Ah – imaginei – agora sei, é meu cachorro! Não, nada disso era na verdade meu ídolo. Um dia lendo um livro do autor Jerry Bridges eu fiquei duplamente extasiada (sim, êxtase duplo acontecem com as ovelhas também) quando encontrei meu ídolo! Primeiro susto foi saber que o ídolo não estava fora de mim! Nãaaaao, ele morava dentro de mim, nas entranhas do meu coração!! E eu tratava esse ídolo não como um príncipe, mas como uma rainha, e essa realeza tem nome e sobrenome: Renata Gandolfo! Ah, sim (por favor, recolha o queixo caído e continuemos) lá estava eu reinando plena e maravilhosa. Eu nem consigo descrever o que esta descoberta me causou. Foi um choque. Eu estava lá no lugar de nosso Senhor e como eu poderia tirar eu mesma do trono? Como eu poderia me livrar daquela persona que dominava meu mundo?

Ovelha, quando eu encontrei meu ídolo entendi que um ídolo produz vários frutos da idolatria. É como um vírus que vai contaminando tudo ao nosso redor (e agora, em meio a pandemia, sabemos bem como se dissemina a contaminação). Com a graça de Deus podemos vencer o pecado da idolatria e encontrar paz com Deus.

Lutar contra a idolatria requer de nós uma nova vida, assim a nova vida em Cristo será nossa força e principal meio de transformação. Somente podemos deixar de amar um ídolo quando substituímos esse amor por outro amor. Esse amor de adoração tem que ser dirigido a Cristo. Quando olhamos para Cristo podemos ver sua perfeição, sua mansidão, sua obediência e imitá-lo e transformar nosso coração em altar de adoração, então o ídolo não terá mais lugar e o altar do Deus vivo ocupará nosso viver.

Lute como uma ovelha: na foça e no poder os Espírito Santo. Avante, ovelha!