Por que as pessoas são tão resistentes à teologia reformada?

Quando nos encontramos resistindo ao que as Escrituras ensinam, pode ser porque a Bíblia desafia nossos pressupostos sobre quem é Deus e como Ele deve agir. Neste vídeo, o Dr. Burk Parsons reflete sobre suas antigas objeções às “Doutrinas da Graça”.

Transcrição do vídeo:

Eu me converti um pouco antes de entender as doutrinas da salvação. Minha doutrina sobre Deus, na qual eu havia sido instruído, era que Deus fez as coisas de uma certa maneira e não de outra maneira. Ter que lutar com esses pressupostos sobre Deus, que não são bíblicos, penso que esta é uma das razões. Nós temos meio que se desfazer dessa má teologia antes de nós realmente entendermos a teologia bíblica correta.

Acho que muitos cristãos, e eu até conheço alguns, ainda lutam com as “Doutrinas da Graça”, em parte porque eles têm esses embates academicamente e exegeticamente, eles estão lutando para entender certas passagens e versículos, assim como eu também lutei. Essa foi a grande luta que eu tive… Eu tinha entendido a teologia, a explicação, a racionalidade, mas como um estudante de Teologia, Grego e Hebraico há 25 anos atrás, eu estava estudando algumas passagens e eu dizia: “Essa passagem não se alinha com aquela outra passagem”. Então, foi preciso entender hermenêutica, o método correto de interpretação para me ajudar a ver como toda a Escritura se encaixa, como uma passagem interpreta outra, e como uma passagem mais simples me ajudava a interpretar outra que era difícil.

Há alguns que entendem Deus como um Deus que ama, e ainda que eles confessem e acreditem que Deus é soberano, eles têm dificuldade para entender como um Deus que ama poderia condenar ou como um Deus que ama pode não eleger a todos. E a pergunta que eles fazem, e que eu também fiz naquela época, é a seguinte: “Por que Deus não salva a todos? Por que Deus não elegeu a todos?”.

Isso é uma dúvida justa, embora biblicamente não seja a questão mais apropriada porque se nós entendermos a queda do homem, que nós estamos em inimizade e em oposição a Deus, que nós fugimos e escondemos dEle, que quando Ele se fez carne nós o matamos, se entenderemos que merecemos a morte e o inferno, nós iremos começar a fazer a pergunta bíblica mais apropriada, que é: “Por que Deus salva alguém? Por que Deus elegeu alguém?”

Assim, nós iremos começar a entender melhor a graça de Deus e vamos começar a dizer: “Por que eu?”

Por: Burk Parsons. © Ligonier Ministries.Website: ligonier.org. Traduzido com permissão. Fonte: Why are people so resistant to Reformed theology?

Original: Por que as pessoas são tão resistentes à teologia reformada? © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Higor Vasconcellos. Revisão: Filipe Castelo Branco.