A importância da correta interpretação das Escrituras

Pelo nosso bem, de nossa família e da Igreja

De tempos em tempos, alguém me pergunta: “Se você se encontrasse em uma ilha deserta e pudesse ter apenas um punhado de livros com você, quais livros você gostaria de ter?” Frequentemente respondo de forma semelhante como o Dr. R.C. Sproul respondia, dizendo que eu gostaria de um livro sobre como construir um barco e um livro sobre vida selvagem comestível em uma ilha deserta. Minha próxima resposta muitas vezes surpreende as pessoas. Digo a eles que gostaria de comentários bíblicos. Se eu estivesse realmente em uma ilha deserta, o que mais me confortaria e encorajaria, o que ocuparia melhor meu tempo e o que me ajudaria mais do que qualquer outra coisa a amar e glorificar a Deus e confiar em Sua vontade soberana seria um estudo profundo de Sua Palavra sagrada. Pelo poder do Espírito Santo, Deus fala conosco através das Escrituras, e se os cristãos querem ouvir Deus falar com eles, tudo o que precisam fazer é ler a Bíblia. Martinho Lutero declarou: “A Bíblia está viva, pois fala comigo; possui pés, pois corre atrás de mim; ela tem mãos, pois se apodera de mim”. A Bíblia é a nossa única regra infalível de fé e vida. Os comentários são únicos, porque nos ajudam a entender e interpretar o que a Bíblia realmente diz, não o que queremos que ela diga. Tão importante quanto isso, nos ajudam a saber o que a Bíblia não diz. Como a maioria dos pastores nos Estados Unidos, tenho vários livros, e muitos desses livros estão nas prateleiras do meu escritório, localizado na minha igreja. No entanto, meus comentários — meus companheiros mais preciosos — estão nas prateleiras do meu escritório em casa. A propósito, creio que uma das maiores necessidades da Igreja e seus pastores em todo o mundo — particularmente na África e na América Latina — são Bíblias de estudo reformadas e comentários de confiança.

Não apenas uso comentários, nem simplesmente leio eles, eu os devoro e mergulho neles, não somente para meu próprio bem, mas também para o bem da minha esposa e nossos filhos, e da Noiva de Cristo. A Bíblia é um livro sagrado, e o único livro verdadeiramente sagrado, porque é o único livro inspirado pelo único e verdadeiro Deus, e deve ser interpretado à luz do livro único que é. Ao longo da história, muitos leram e interpretaram a Bíblia sem pensar na sua singularidade, e as consequências são claramente devastadoras. Para compartilhar corretamente a Palavra de Deus, precisamos aprender a interpretar corretamente a Palavra de Deus; e para interpretar corretamente a Palavra de Deus, precisamos estudar cada versículo à luz de toda a Escritura, usar comentários e livros confiáveis ​​sobre como interpretar as Escrituras para que não continuemos a acreditar e ensinar visões distorcidas das Escrituras de acordo com nossas próprias pressuposições e paixões, mas de acordo com todo o conselho de Deus.

Por: Burke Parsons. © Ligonier Ministries. Website: ligonier.org. Traduzido com permissão. Fonte: Interpretando corretamente as Escrituras. Traduzido por João Costa. Revisão por Renata Gandolfo. Editor: Vinicius Lima.