A sabedoria de Eclesiastes para aconselhar os que vivem debaixo do Sol

*Este artigo é um resumo da mensagem de Emilio Garofalo proferida na Conferência Fiel para Pastores e Líderes 2020 Online.

Alguns não conseguem usar da melhor forma possível todas as ferramentas que possuem à sua disposição. Isso acontece comumente com o livro de Eclesiastes, uma ferramenta que parece estranha para muitos. Este é um livro de sabedoria, embora seja estranhamente negligenciado. Por que deixar de lado um livro de sabedoria quando se está procurando aconselhar e buscando ajudar o povo de Deus? Com exceção de algumas passagens específicas que são bem conhecidas, claro. Eclesiastes, por vezes, é difícil de entender. Ele traz desafios interpretativos e pode ser monumentalmente mal-entendido. O que Salomão pretende com Eclesiastes?

Bem, a princípio pode-se pensar que o autor é chato ou cético, mas não. Esse é um livro que pode salvar nossas vidas! Ele explica por que esse mundo é, ao mesmo tempo, tão frustrante e tão cheio de deleites. É um livro de alguém que entendeu a chave da vida e quer poupar você de buscar aqui na terra o que você só pode encontrar nos céus. Enquanto Provérbios é mais regular e mostra como a vida deveria funcionar na maioria das vezes, Eclesiastes é mais irregular em situações frustrantes; a vida parece não fazer tanto sentido.

Ele comumente trata da estranha vida debaixo do sol, isto é, como a vida é bagunçada. Mesmo que pensemos apenas numa perspectiva terrena, a única saída será perplexidade e falta de sentido. Esse livro adquire papel importante em uma época em que se lida com o desencantamento do mundo e se busca coisas superiores. Salomão quis transmitir verdade e beleza. Ele quis mostrar ao leitor a vida como ela é, e ele o faz de forma memorável! Tudo isso é dado pelo Grande Pastor. Esse livro não existe por acaso, mas para nos lembrar que a vida deturpada pelo pecado é estranha mesmo.

Como usar Eclesiastes para o aconselhamento? Primeiro, ajudando a entender e a lidar com as insatisfações da vida. É comum lidar com pessoas que estão frustradas com algum aspecto da vida delas. E, em geral, se não encontram satisfação e prazer em certo lugar, ficam mudando e procurando repouso para a alma em outros lugares. Este aspecto de Eclesiastes deve ser relembrado: o mundo é vaidade, ou seja, inutilidade, ilusão, algo como o vapor que se esvai, que não é possível de agarrar com as mãos. Salomão se esforça sobremaneira para mostrar que toda e qualquer coisa que o ser humano tente se agarrar neste mundo como se fosse algo eterno se esvairá por entre suas mãos.

Observe Ec 1.13-18. Os projetos humanos, a busca pelo conhecimento e pelo prazer, as posses, tudo é vaidade, tudo é correr atrás do vento. Tais coisas não podem dar paz de coração; ao contrário, trouxeram enfado e tristeza. Quem entende melhor o mundo e como ele funciona, também fica mais triste. No texto de 2.1-11, Salomão tenta encontrar isso na dissolução e nos grandes projetos, em servos e em mulheres, enfim, tudo que os olhos desejaram, mas tudo isso ainda era ilusão. Perceba que boa parte da frustração que as ovelhas sentem com relação à vida é o mesmo que Salomão já falara há muito tempo.

O motivo? Ec 3.11 nos mostra que Deus colocou o anseio pelo eterno no coração do homem. Em algum nível sabemos que a vida é mais do que esse mundo tem a oferecer. Todo ser humano sabe que há algo de errado com o mundo ao olhar para ele. O homem não consegue extrair do mundo quebrado algo que lhe preencha. É comum que pessoas que tentam lidar com tais frustrações cheguem a nós para aconselhamento. Pessoas se decepcionam e se enfadam com as coisas. Nem sempre os projetos saem como planejamos. Podemos mostrar para as pessoas que é assim mesmo, e que as dores do mundo moderno são, em grande parte, as dores do mundo quebrado. Nesse contexto, a Bíblia é de valiosa ajuda. Ela lida com as dores humanas em todas as situações e momentos, mostrando a elas o porquê delas estarem tão frustradas. Além disso, ela ajuda a entender a beleza da vida e a desfrutá-la corretamente.

Algumas pessoas não desfrutam do bem desse mundo por ele ser quebrado. Apesar das partes azedas, ainda há muitas partes doces. Contudo, muitos ainda não conseguem enxergar tudo isso. Eclesiastes é projetado para mostrar também que o mundo é cheio de coisas boas e que precisamos desfrutar disso (3.12-13; 9.7-10). Apesar de quebrada, a vida é cheia de glória e a chave é entender o lugar correto dessas coisas. A vida não começa para valer quando algo determinado acontecer ou quando você obtiver tal coisa. Não protele a vida esperando “a coisa certa”. Até mesmo coisas legítimas podem se tornar idólatras com uma visão dessas. Se você ficar esperando uma certa fase para ficar contente diante do Senhor, verá que cada fase trará consigo suas frustrações. Há tempo para tudo e precisamos aprender a viver contentes diante do Senhor em todas as situações, desfrutando das benesses que Deus concede em cada uma delas.

Como juntamos as duas perspectivas? Essa é a chave: diante do Senhor. Se você tratar as coisas como objetivo debaixo do sol, elas se mostrarão ídolos incapazes de te satisfazer; mas se você olhar acima do Sol, as verá como dádivas que vêm de Deus, e poderá desfrutar e aproveitá-las em outro nível; pense bem: esse desfrute pode ser feito de forma idólatra ou com ação de graças. Não pense pequeno demais: olhe a figura mais ampla. É o argumento de Salomão. Se você procurar aproveitar tudo no mundo pelo que há aqui, errará o alvo. Para acertar o alvo, abra a visão e veja que há alguém acima do Sol, e tais coisas serão meios e instrumentos para amá-Lo ainda mais.

A vida é árdua, mas também é alegre e recompensadora. Deus dá boas dádivas, em sua graça comum, a crentes e a descrentes. Mas o crente tem uma vantagem: ele sabe de onde veio e o lugar dessas coisas em sua vida e isso faz a diferença. Enquanto a pessoa viver na base do merecimento, ela se frustrará. A chave é entender que nada depende de nosso esforço, mas é da mão de Deus que tudo vem. O crente que entende isso está melhor preparado para desfrutar das coisas do que qualquer outro descrente pois ele recebe tudo como dádivas.

Vale mencionar que Eclesiastes é muito útil em ajudar pessoas a se preparar para a morte (capítulo 12). Isso é importante para entender que a velhice parece uma sombra distante, mas que chega rapidamente. A vida passará para todos, ainda que em diferentes graus. Tudo isso tem que nos lembrar de Jesus Cristo, a sabedoria encarnada. Eclesiastes aponta para Cristo de muitas formas. Este é o mundo que Cristo veio redimir. É um lembrete que essa é a morte da qual Ele veio para nos livrar um dia. Jesus, o Deus homem, também enfrentou as frustrações do mundo caído, mas sem pecar. Ele está sendo formado em nós e, nós, sendo refeitos nEle. A cada vez que você desfrutar de algo genuinamente bom, lembre-se que isso não veio do nada. Foi Cristo quem te deu e conquistou na cruz. Tais coisas são prévias do que será feito quando Ele terminar de redimir o mundo. Com a perspectiva nele, nenhum trabalho é em vão, pois foi Ele quem o colocou e o projetou. Graças a Deus pelo que é maior que Salomão e que está restaurando esse mundo! E, olha… espera só para você ver o quão bonito vai ficar!

Este livro aborda, de forma sábia e simples, um assunto que toda família precisa pensar nos dias de hoje para prevenção do abuso sexual infantil. Com ilustrações e linguagem apropriadas à faixa etária dos pequenos de dois a oito anos, este livro busca ajudar os pais a ensinar seus filhos por que seus corpos são importantes e como protegê-los.

CONFIRA