Espere para namorar até poder casar

Quando os jovens devem começar a namorar?

Sua resposta provavelmente depende do motivo pelo qual você (ou qualquer outra pessoa) deveria namorar. Qualquer um pode ver que os custos costumam ser altos – separações esmagadoras, pecado sexual, traição escandalosa, rejeição repentina, desgosto devastador – a dor do amor que nunca foi ao altar.

Então, por que tantos de nós ainda mergulhamos tão rapidamente no namoro?

Bem, em parte, porque Satanás mascara muito bem os riscos (Ap 12.9). Ele considera o romance uma qualificação para uma vida boa e, em comparação, projeta qualquer outra coisa como vazia, solitária e sem propósito. Ele capitaliza nossos desejos e nos convence de que devemos “amar” para viver verdadeiramente, que todos os maiores prazeres e experiências mais plenas são encontrados no relacionamento com um namorado ou namorada (ou marido ou esposa). Ele prepara o coração partido no café da manhã e adoça todos os pecados sexuais com um esmalte lindo, mas venenoso.

Satanás e sua influência no mundo, e por meio dele, leva milhões de nós a namorar muito cedo, porque ele adora o que esse tipo de namoro faz conosco.

Tive minha primeira “namorada” na sexta série, meu primeiro beijo naquele verão (com uma garota diferente) e, em seguida, uma nova namorada quase a cada ano durante o ensino médio. Desde muito jovem, eu estava procurando afeto, segurança e intimidade nas meninas em vez de em Deus. Eu namorei mais cedo do que a maioria, e mais do que a maioria. Minha adolescência foi uma longa série de relacionamentos que eram muito sérios para nossa idade, duraram muito e, portanto, terminaram muito dolorosos. Eu disse: “Eu te amo” muito cedo, e para muitas. E o diabo sentou-se na fileira da frente e no centro, amando cada minuto da minha história de namoro.

Por que alguém deveria namorar?

A guerra espiritual por nossos corações é real e as apostas são altas, por isso é fundamental perguntar, em primeiro lugar, por que achamos que devemos namorar. Por que eu tive uma namorada quando tinha doze (e treze, quatorze e até dezoito)?

Para muitos de nós, queremos apenas ser felizes, pertencer, ser valorizados. Imaginamos que nossas necessidades mais profundas sejam satisfeitas na intimidade de estar com um jovem ou uma jovem especial.

Todos nós queremos que nossos corações “voem” por alguém ou algo. O romance e o mistério do casamento parecem conter os picos terrenos mais elevados de prazer e amizade. Desejamos ser conhecidos e amados, pertencer a alguém, na história de outra pessoa. Também queremos que alguém se junte a nós na nossa. E todos nós queremos que nossas vidas valham alguma coisa. Queremos contribuir com algo significativo para uma causa significativa. Queremos fazer a diferença. Não queremos desperdiçar nossas vidas.

Muitos de nós namoramos porque estamos tentando preencher essas necessidades com amor. Se você nos perguntasse, eu poderia dizer que estamos “buscando casamento”, mas muitos de nós não estão nem perto do casamento – em idade, finanças, maturidade, educação ou estágio da vida. Estamos realmente em busca da felicidade, pertencimento e significado que achamos que encontraremos no romance.

O que eu faria de forma diferente?

Se eu pudesse fazer tudo de novo, não teria namorada na décima série (ou na décima segunda, ou mesmo nos meus primeiros anos na faculdade). Eu teria esperado para namorar até poder me casar.

A descoberta veio para mim ao começar a entender as principais diferenças entre namoro e casamento. Um casal de namorados pode se sentir casado às vezes, mas um casal de namorados nunca é um casal. Compreender as distinções entre os relacionamentos nos protegerá de todos os tipos de dor e fracasso no namoro.

O maior prêmio em toda vida, independentemente do estado de nosso relacionamento, é conhecer a Cristo e ser conhecido por ele, amá-lo e ser amado por ele. O grande prêmio no casamento é a intimidade com um cônjuge centrada em Cristo – conhecer e ser conhecido, amar e ser amado por um marido ou esposa. O grande prêmio no namoro é a clareza centrada em Cristo sobre o casamento (ou em relação ao casamento). A intimidade romântica é mais segura no contexto do casamento, e o casamento é mais seguro no contexto da clareza. Se quisermos ter e desfrutar esse tipo de intimidade centrada em Cristo, precisamos nos casar. E se quisermos nos casar, precisamos buscar clareza sobre com quem nos casar.

Aguarde até a Data

Legalmente, pelo menos nos Estados Unidos, não podemos nos casar até os dezoito anos (exceto em Nebraska e Mississippi, onde a idade é ainda maior – dezenove e vinte e um, respectivamente).

Além da mera idade, porém, devemos ter sérias questões de maturidade e estabilidade. Nosso namorado ou namorada amadureceu o suficiente para ter alguma ideia de como eles podem ser como marido ou esposa nos próximos cinquenta anos? Nós realmente amadurecemos o suficiente? Um ou ambos conseguiremos sustentar financeiramente uma família? Sua fé em Jesus foi testada o suficiente por provações para ter certeza de que é real?

Alguns, sem dúvida, odiarão esse conselho – tenho certeza de que odiaria – mas todos nós precisamos reconhecer que até podemos namorar muito antes de podermos nos casar – mas isso não significa que devemos. Não podemos namorar antes do casamento quando o casamento ainda nem está no radar. Você pode estar sonhando com o casamento (eu estava), mas é realista que vocês dois possam se casar em breve?

Espere para namorar até que vocês possam se casar. Meu conselho – é pegar ou largar – é esperar até que você possa se casar com ele ou ela nos próximos dezoito meses. Isso não significa que você tem que se casar tão rapidamente. A parte importante é que você poderia, se Deus deixasse claro que essa era a vontade dele e o tempo dele para você. Você não encontrará dezoito meses em nenhum lugar da Bíblia e, portanto, não deve tratá-los como a lei de Deus. Mas você pode testar – com o Senhor, seus pais e amigos cristãos próximos – se isso parece sensato e seguro para você e seu coração.

O que fazer enquanto esperamos

Só porque estamos esperando para namorar não significa que tenhamos que ficar sentados e esperando. A vida nunca é apenas, nem principalmente, sobre amor e casamento. Nossa vida agora é sobre Jesus – seu amor por nós e seus planos para nós – sejamos solteiros ou casados, tenhamos dezesseis ou sessenta anos.

Deus tem muito mais reservado para você do que qualquer relacionamento pode oferecer. Ele quer dizer algo espetacular através de você e de sua jovem vida. Ele quer usar você e seus dons para mudar a vida de outras pessoas. Se ele deseja que você se case, ele quer fazer de você uma futura esposa ou marido forte e atencioso. Ele quer mostrar ao mundo onde encontrar a felicidade por meio da alegria.

Você não precisa de um namorado ou namorada para experimentar nenhum dos sonhos de Deus nestes primeiros anos. Então, se não se trata de data, se trata de que?

1. Se trata de dar exemplo corajoso e fiel para os outros

“Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza”. (1Tm 4.12).

Você pode não ser capaz de votar ainda, ou mesmo dirigir, mas você pode viver para dizer algo sobre Jesus. Sua fala – a linguagem e atitude que você usa com sua família e amigos – diz algo sobre Jesus agora. Seu comportamento – as decisões que você toma todos os dias sobre o que você fará ou não, as formas como você se encaixa com o resto do mundo ou não – fala ao mundo sobre o seu Deus. Seu amor – a maneira como você trata as pessoas em sua vida – diz algo sobre como você foi amado por Deus. Sua pureza – seu compromisso de confiar em Deus e em sua Palavra, e de valorizá-lo acima de qualquer prazer e experiência prematuros – prega o evangelho para seus colegas escravizados por seus desejos.

2. Se trata de viver para servir, não para ser servido

“Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo.” (1Pe 4.10-11).

A maioria dos jovens está tão consumida por suas próprias necessidades e desejos que esquece as necessidades ao seu redor. Mas você é capaz de muito mais do que mídia social, compras e videogames. Veja, por exemplo, o que os adolescentes realizam nas Olimpíadas, adolescentes de quinze e dezesseis anos ganhando o ouro contra os melhores do mundo.

E se você decidisse usar os dons que Deus lhe deu para fazer a diferença na vida de outra pessoa? Você pode servir em um ministério na igreja, ser mentor de alguém mais jovem ou perguntar sobre as necessidades em sua vizinhança. Você é capaz de muito mais do que o mundo espera de você. Viva de forma “que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo” através de você.

3. Se trata de esforçar-se para se tornar o futuro cônjuge que Deus o chama para ser

“As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. […] Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Ef 5.22-25).

Alguns de nós podem nascer com vontade de se casar, mas nenhum de nós nasceu pronto para se casar. O chamado para amar um cônjuge é um chamado para viver a maior história já contada – o próprio Deus, vindo em carne para morrer por sua noiva pecadora, a Igreja. Nossos instintos naturais não são morrer para nós mesmos por causa de outra pessoa, mesmo que seja alguém de quem gostamos muito.

Até que você esteja pronto para namorar, Deus o estará preparando para amar corretamente quando o fizer, transformando-o de um grau de prontidão para outro (2Co 3.18).

4. Se trata de surpreender todos ao seu redor com alegria enquanto espera

“Não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento […] a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria” (Cl 1.9-11).

Ninguém precisa ir muito longe para encontrar solteiros azedos, rapazes e moças lamentando a solidão enquanto todo mundo está namorando alguém. É muito mais difícil encontrar jovens encontrando sua identidade, felicidade e segurança em outro lugar.

Surpreenda seus amigos (e todos os outros) ao se contentar em esperar o namoro até poder se casar, porque você já tem tudo o que precisa em Deus.

Por: Marshall Segal. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Wait to Date Until You Can Marry.

Original: Espere para namorar até poder casar. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.