A beleza da feminilidade

Sua singularidade a torna essencial

“Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, pura como o sol, formidável como um exército com bandeiras?” Cânticos 6.10

Quem de fato? Uma mulher, claro.

Onde, a não ser nas Escrituras, poderíamos encontrar uma visão da feminilidade tão gloriosa quanto esta? Quem, a não ser nosso Deus, poderia projetar algo com uma beleza tão cegante ao lado de uma força robusta? Os Salmos e Provérbios preenchem esta visão de uma mulher que nos mostra a fortaleza vestida de esplendor – uma mulher que preside seu domínio com braços fortes e desenvoltura (Provérbios 31); filhas que são pilares de esquina, cujo forte apoio só poderia ser igualado por seu requinte (Salmo 144.12).

Só Mulheres

No entanto, a visão que nossa cultura oferece é um consolo triste que troca a glória da força feminina por uma corrida em esteiras para lugar nenhum. Ela esbanja o tipo de influência encontrada principalmente no solo da casa. O lar – o centro de todo aprendizado, o coração que forma a nação, o distribuidor de amor e estabilidade, o local da hospitalidade evangélica para solteiros e casados, em suma, os alicerces da humanidade. Essa influência doméstica – por causa de Cristo – pode durar mil gerações, mas nossa cultura nos exorta a descartá-la em busca de recompensas um pouco menos à distância e certamente aquelas que não requerem fraldas.

“Nossa cultura troca a glória da força feminina por uma corrida em esteiras para lugar nenhum.”

E o que isso oferece em troca? Mulheres que lutam contra si mesmas, em guerra com a aparente redundância de dois cromossomos X, em uma competição para a qual nunca fomos feitas e, em nossos corações, realmente não queremos vencer. Pois quando uma mulher se coloca ao lado de um homem – como feita para as mesmas coisas e sem distinção – o resultado não é uniformidade, mas sim uma ordem inversa. Na verdade, para que ela se torne como um homem, ele se torna cada vez menos como um. E isso é algo que a maioria das mulheres, mesmo as feministas mais fervorosas, recuam em seus corações. Não porque a feminilidade seja detestável, mas porque, para o homem, é grotesca.

A glória feminina é adequada apenas para uma mulher, não porque homens e mulheres não tenham nada em comum – temos tudo em comum como osso do mesmo osso, carne da mesma carne – mas porque nossa mesmice só faz sentido à luz do Deus Triúno, que é distinto em três pessoas. Quando abandonamos nossa glória feminina em busca da singularidade que pertence aos homens, abandonamos nossa glória dada por Deus; tornamo-nos usurpadoras, insistindo persistentemente que nosso útero e nossa biologia são iguais a nada, irrelevantes. As mulheres acreditam na mentira de que, para ser relevante no mundo dos homens, você se torna como um homem, quando o oposto é que é verdadeiro. Você quer ser relevante? Em seguida, choque o mundo e seja o que você foi feita para ser: uma mulher destemida, imperturbável e temente a Deus. Não abandone as próprias diferenças que a tornam essencial.

Mulheres reais imitam Jesus

A influência única de uma mulher piedosa é transformar as coisas. Uma mulher deve ser comparada a uma coroa na cabeça de seu marido (Provérbios 12.4). Isso não é porque ela é meramente decorativa, mas porque ela é o que torna seu bom homem grande. Ela transforma um solteirão promissor em um marido proposital e respeitado. Ele dá sua semente e por algum milagre e mistério, Deus projetou seu corpo para nutrir e fazer crescer uma nova pessoa, como Nancy Wilson descreve em seu discurso “Mulheres perigosas”.

“Choque o mundo por ser o que você foi feita para ser: uma mulher destemida, imperturbável e temente a Deus.”

Nesse papel transformador, seja solteira ou casada, a mulher imita seu Salvador. Como ele, ela se submete à vontade de outro e, também como ele, Deus a usa para pegar o que era inútil por si só e transformá-lo em glória. Limpa as coisas sujas; caos se transformou em ordem; uma cozinha vazia transbordando de vida e comida; filhos que carecem de conhecimento e verdade e uma mãe ansiosa para ensinar; um homem que precisa de ajuda e conselho e uma mulher adequada para dá-lo; amigos e vizinhos com sede da verdade e uma mulher abrindo sua casa e seu coração para compartilhá-la com eles.

Feminilidade é um prisma

Uma mulher é um prisma que capta a luz e a transforma em um conjunto de glória maior e mais plena, de modo que aqueles ao seu redor agora vêem o arco-íris contido no feixe. Ela constantemente irradia lembretes da fidelidade de Deus. Ela lê as páginas em preto e branco da palavra de Deus e assume a tarefa de vivê-las em tons vibrantes para seus filhos, seus vizinhos e o mundo verem. Quando a Bíblia ordena quanto ao alimentar, nutrir, treinar e amar, uma mulher piedosa se compromete, realçando e embelezando tudo ao seu redor.

O desígnio de Deus delineado nas Escrituras é uma visão para a feminilidade que não é apenas certa e deve ser obedecida, é experiencialmente melhor do que todo o mundo tem a oferecer. E não se aplica apenas àquelas que são casadas ​​ou mães. Mulheres solteiras de qualquer idade são destinadas à plena feminilidade piedosa. Para ser uma mãe no sentido mais profundo – isto é, espiritualmente – nutrindo e fazendo crescer tudo o que Deus lhe deu.

“Deus usa as mulheres para pegar o que é inútil por conta própria e transformá-lo em glória.”

Deus nos fez para a glória, mulheres. Não a glória que termina em nós, mas a glória que se gasta glorificando tudo o que nos foi dado e aponta em todas as coisas para Cristo, que é o resplendor da glória de Deus, o Salvador e o transformador final. E quando o contemplamos – sua perfeição, sua obra salvadora, sua face gloriosa – somos mudadas de um grau de glória para outro.

Por: Abigail Dodds. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: The Beauty of Womanhood.

Original: A beleza da feminilidade. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.