Não deixe o alimento destruir o corpo

Deixando de lado o peso das preferências

Minha filha adolescente chegou da escola me contando sobre uma amiga que se censurou por comer um único Oreo. Sua amiga ficou horrorizada por ter permitido que tanto lixo entrasse em seu corpo. Isso havia arruinado seu plano de alimentação limpa (pelo menos por um dia). Que horrores o açúcar processado faria a ela? Minha filha viu o sinal de perigo na resposta de sua amiga e agora olhava para mim com olhos questionadores.

A fixação por alimentos tornou-se um novo normal na vida americana. Quer se trate do mais recente show de panificação popular, a mais nova dieta da moda, ou ser um “foodie” autoproclamado, não é segredo que muitos de nós somos obcecados por comida. Asheritah Ciuciu descreve a fixação de alimentos como “a preocupação desordenada com pensamentos e anseios por comida” (total). Podemos ser tentados a pensar que alguém com fixação por comida é obeso e dado à gula, mas a gula (definida como viver uma vida de excessos) também pode se manifestar por meio da contagem excessiva de calorias ou da obsessão por alimentos limpos e orgânicos. Ambas as dietas expõem o mesmo prato principal: o bezerro de ouro da idolatria alimentar.

Então, como os cristãos devem pensar sobre comida? Como podemos equilibrar ser bons mordomos de nosso corpo e não sermos consumidos por uma determinada dieta ou plano de exercícios?

Deus diz que comida é algo bom

Deus criou um jardim cheio de frutas deliciosas para o primeiro homem e a primeira mulher na terra (Gn 1.29). O alimento não era apenas para nutrir seus corpos, mas também para seu próprio prazer. Deus criou o homem com papilas gustativas para se deliciar com a doçura de uma maçã ou com o sabor azedo de um limão. Conforme nosso estômago ronca a cada hora do dia, Deus nos lembra de nossa dependência dele para nutrir e sustentar nosso corpo com comida.

E a dádiva do alimento físico aponta para a fonte final de satisfação que encontramos em Jesus, o pão da vida (Jo 6.35). Quer ele nos tenha fornecido filé mignon ou uma caixa de Oreos, 1 Timóteo 4.4-5 nos lembra: “tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado.” O Novo Testamento não nos fornece regulamentos específicos sobre os tipos de alimentos que podemos consumir. Na verdade, contra todas as leis que Deus deu a Israel por centenas de anos, Jesus declarou todos os alimentos limpos (Mc 7.19). Devemos comer o que Deus dá, tudo o que Deus der, com um coração agradecido, oferecendo orações de agradecimento a Deus.

Nossa motivação ao comer, é claro, não deve ser nosso próprio conforto ou alívio do estresse, mas que Deus seja glorificado. “Quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1Co 10.31). É assim que Deus guarda nossa boca e governa nossa dieta. Se pudermos comer o que está diante de nós de uma forma que glorifique quem ele é e o que ele fez por nós (incluindo nos dar corpos para cuidarmos), então poderemos desfrutar, com paz e confiança, da grande variedade de alimentos que Deus deu e abençoou.

Alimentos podem dividir o corpo

Com muita frequência, nossas preferências alimentares nos isolam uns dos outros. Talvez possamos pegar um amigo comendo uma refeição congelada pré-embalada ou carne com nitratos, ou assisti-lo abrir um saco de batatas fritas cheio de conservantes e gordura. Somos tentados a nos permitir a retidão alimentar, pensando que somos melhores por comer pão de grão germinado com manteiga de amêndoa orgânica.

Nosso Evangelho, entretanto, não deixa espaço para a justiça que você mesmo criou. Diante de Deus, à parte de Cristo, “Não há justo, nem um sequer” (Rm 3.10). Jesus morreu na cruz e sofreu a punição por nossos pecados para que não tivéssemos que trabalhar por nossa justiça. É um dom gratuito de Deus, não baseado nos méritos do nosso comportamento – ou nas nossas escolhas alimentares. Isso não torna o que comemos sem sentido, mas deve nos tornar, entre todas as pessoas, humildes sobre o que escolhemos comer.

Enquanto Paulo estava escrevendo sobre divergências sobre as leis alimentares judaicas em Romanos 14, os princípios são igualmente relevantes para as controvérsias sobre alimentação limpa e alimentos orgânicos hoje.

“Um crê que de tudo pode comer, mas o débil come legumes; quem come não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come, porque Deus o acolheu.” (Rm 14.2-3).

O que estavam faltando a esses crentes? “quem come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come para o Senhor não come e dá graças a Deus.” (Rm 14.6). O poder explosivo de seu desejo comum de honrar a Cristo, comendo ou abstendo-se, deveria ter anulado qualquer hostilidade em suas (acaloradas) divergências sobre a dieta cristã. Eles não precisaram concordar com comida para desfrutar de uma comunhão profunda e permanente em Cristo.

Companheirismo menos exigente

As preferências alimentares são apenas isso – preferências. Em uma cultura saturada de dinheiro, restaurantes, opções de alimentos saudáveis, carnes, frutas e vegetais de origem local, somos capazes de ser cada vez mais exigentes (e orgulhosos) sobre tipos de alimentos que desejamos comer. Embora comer de forma mais saudável seja um privilégio e até mesmo uma mordomia, também pode se tornar um grande obstáculo para o companheirismo e a hospitalidade.

Comemos apenas com pessoas que sabemos que irão atender às nossas dietas exigentes? Precisamos dos melhores grãos de café para desfrutar de um encontro com um amigo? Nosso amor pelo Evangelho deve nos tornar pessoas menos exigentes quando se trata de comida e bebida. Devemos ser capazes de saborear com gratidão um hambúrguer do Wendy’s, quando o amor pede por Wendy’s, tanto quanto desfrutar da carne da fazenda de gado alimentado com pasto local.

A comunhão à mesa com outros crentes pode ser quebrada, ou significativamente prejudicada, simplesmente pela recusa de comer certos alimentos. Saiba que não estou me referindo a restrições alimentares com risco de vida ou alergias alimentares, mas a preferências escolhidas – desejos em vez de necessidades reais. Nossas inclinações e preferências alimentares exigentes podem nos impedir de desfrutar de refeições com as pessoas ao nosso redor. Quer recusemos um convite como convidado ou evitemos convidar outros que sabemos que são exigentes, as preferências alimentares têm o potencial de destruir a doce comunhão cristã.

Alimentos estimulam relacionamentos

Tão facilmente quanto a comida pode dividir os cristãos, ela também pode unir a família de Deus, até mesmo trazendo novas pessoas para esta família. Qual igreja não tem uma refeição ou lanche para desfrutar? Servir e saborear a comida com outras pessoas carrega uma dinâmica poderosa que testemunhamos continuamente na Bíblia.

Jesus comeu com a multidão menos popular, cobradores de impostos e pecadores, enquanto os fariseus o acusavam de ser “glutão e beberrão” (Mt 11.19). Jesus milagrosamente providenciou comida para as multidões famintas que o seguiam (Mt 14.15-21). Ele escolheu pão e vinho como símbolos para lembrar seu sacrifício (Lc 22.14-20). Ele usava jantares e banquetes de casamento como figuras do futuro reino de Deus (Mt 22.2; Lc 14.16-24).

A comida é um bom presente de Deus, contanto que não sejamos consumidos com nossas dietas e planos de cardápio. Compartilhar uma refeição com nossos vizinhos ou encontrar um amigo para um café proporciona um ambiente onde os corações são compartilhados à mesa. Quando os bebês nascem ou um amigo está doente, a comida é entregue para ajudar a aliviar o fardo de quem precisa. A comida oferece oportunidades de assistência, pois organizamos eventos sociais com sorvete em nosso quintal ou distribuímos cidra de maçã no Halloween.

Como cristãos, vamos ser conhecidos como pessoas que apreciam as boas dádivas que Deus nos deu, seja bife alimentado com capim ou biscoitos Oreo. E vamos usar o alimento que Deus nos deu como um meio de mostrar hospitalidade, de alcançar os perdidos e de compartilhar o amor generoso de Cristo.

Por: Stacy Reaoch. © Desiring God Foundation.Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Let Not Food Destroy the Body.

Original: Não deixe o alimento destruir o corpo. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.