Como orar pelo seu pastor

Quando as legiões romanas invadiram a Caledônia (atual Escócia) no final do século I d.C., foi dito pelo historiador Tácito que o poderoso chefe celta Calgacus emergiu e reuniu suas tribos contra o poder de Roma, pronunciando a famosa declaração: “Eles criam um deserto, e chamam isso de paz.”

O pastor cristão de hoje também está defendendo o cristianismo bíblico em meio a um deserto secular criado por uma cultura anticristã. A Bíblia descreve um pastor fiel como um presbítero que supervisiona o rebanho e a família de Deus. De acordo com Paulo, os pastores/presbíteros governam a igreja (Tt 1. 5) e guardam os tesouros de Cristo (v. 9). Além disso, eles ministram ao povo ensinando, repreendendo, corrigindo e educando na justiça (2Tm 3.16).

Se alguma vez houve uma era na história cristã na qual os crentes deveriam se comprometer a orar por seus pastores, essa era é agora. Tiago repreende nossa falta de oração quando diz: “Nada tendes, porque não pedis;” (Tg 4.2). E que orações estamos oferecendo a Deus em nome de nossos pastores? Deixe-me sugerir algumas.

Para que ele se deleite na pregação

Se o seu ministro não está sendo abençoado e instruído pela Palavra, é altamente improvável que você esteja. Seu bem-estar espiritual está diretamente ligado ao fato de seu pastor buscar o Senhor em sua preparação para o púlpito sagrado. Se ele não estiver buscando diligentemente ao Senhor, você também não o encontrará em sua pregação.

Um pastor piedoso é um arauto alegre e zeloso do Rei Altíssimo. Seu entusiasmo em proclamar a Palavra de Deus será contagiante, impossível de deter e facilmente evidente, para todos que o ouvem, que este é um homem que conhece seu Deus. 2 Timóteo 4.1-2 diz:

“Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.”

Para que ele desfrute do dia do Senhor

Suspeito que muitas pessoas que se sentam, semana após semana, nos bancos de suas igrejas, não têm ideia de como um domingo é difícil para um pastor e sua família. Ore pelos domingos do seu pastor. Robert Murray M’Cheyne diz: “Sentimos que um sabbath agradável é um dia do paraíso na terra. . .. Amamos acordar cedo naquela manhã e ficar acordados até tarde, para que possamos ter um longo dia com Deus”.

Para que ele lidere bem sua família

Ore para que Deus ajude seu pastor no meio de suas ocupações a provar e ver que o Senhor é bom. Ore para que seus filhos cresçam amados e estimados na família da fé. Joel Beeke diz: “O culto em família é a base da educação dos filhos. À medida que o culto em família avança, a família também avança. Os puritanos sabiam que o culto familiar era a espinha dorsal da sociedade.” Lemos em Deuteronômio 6. 4-7:

“Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te”.

Para que ele tenha amor pelos perdidos

Que o seu pastor tenha amor cristão pelos perdidos e alegria em falar aos outros sobre o Rei-pastor. Se um homem ama o Senhor, ele ama contar aos outros a antiga história do evangelho. Ele também ensinará e servirá de modelo para outros com um senso renovado de evangelismo e missão. Ele é digno de receber a glória e honra que lhe é devida (Ap 4.11). Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, é digno de receber a glória. Precisamos que nossos pastores tenham zelo pelos perdidos.

Para que o Senhor o proteja

Um relacionamento pessoal crescente com Cristo fornecerá a motivação e o zelo necessários para o dever de um pastor para com Deus. Vai ser cansativo. Isso exigirá um comprometimento total e integral. Ore para que Deus supra todas as necessidades físicas e emocionais do chamado para servir. Os pastores muitas vezes estão sujeitos a tentações espirituais únicas, então ore para que Deus proteja esses homens do maligno. Ore para que eles sejam guardados e recebam santidade pessoal. Ore para que eles apliquem os meios da graça aos seus próprios corações, com a ajuda de Deus.

Para que ele pregue o evangelho

Thomas Smyth, da histórica e anterior à guerra, Segunda Igreja Presbiteriana em Charleston, S.C., uma vez responsabilizou um jovem pastor, dizendo:

“Pregar é o sua ocupação preeminente, então o evangelho é a soma e a substância de sua pregação – o poder de Deus e a sabedoria de Deus para a salvação. A necessidade está imposta a você, sim, ai de você se você não pregar o Evangelho. . .. Pregue a Cristo conforme estabelecido no evangelho – a soma e a substância do testemunho de Deus e o autor da salvação eterna para todos os que creem nele.

Pregue – este glorioso evangelho de boas novas – primeiro e por último, de todas as maneiras e em todos os lugares, em público e em particular; no púlpito e pela imprensa; para os vivos e para os moribundos; para os perdidos e salvos”.

Ore pelo seu pastor, ore como se sua própria vida, e daqueles que você ama, dependessem disso.

Por: Melton L. Duncan. © Ligonier Ministries. Website: ligonier.org. Traduzido com permissão. Fonte: How to Pray for Your Pastor.

Original: Como orar pelo seu pastor. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.