Jejum para iniciantes

Provavelmente, você esteja entre a grande maioria dos cristãos que raramente ou nunca jejuam. Não se trata de não lermos nossas Bíblias, não nos sentarmos sob uma pregação fiel ou ouvirmos sobre o poder do jejum, ou mesmo que não queiramos realmente fazê-lo. Nunca chegamos a colocar o garfo de lado.

Parte disso pode ser porque vivemos em uma sociedade em que a comida é tão onipresente que comemos não apenas quando não precisamos, mas às vezes até quando não queremos. Comemos para compartilhar uma refeição com outras pessoas, para construir ou desenvolver relacionamentos (boas razões), ou apenas como uma distração de nossas responsabilidades.

E, claro, existem nossos próprios anseios por conforto e por evitar dores, que nos mantém afastados do desconforto do jejum.

Não tão rápido

Jejuar é ficar voluntariamente sem comida – ou qualquer outra boa dádiva de Deus regularmente apreciado – por causa de algum propósito espiritual. É marcadamente contracultura em nossa sociedade consumista, como abster-se de sexo até o casamento.

Se quisermos aprender a arte perdida do jejum e desfrutar de seus frutos, isso não virá ao ouvirmos os fundamentos da sociedade, mas com a Bíblia aberta. Então, a preocupação não será mais “se” vamos jejuar, mas “quando”. Jesus presume que seus seguidores jejuarão e até promete que isso acontecerá. Ele não diz “se”, mas “quando jejuardes” (Mt 6.16). E ele não diz que seus seguidores podem jejuar, mas que eles “hão de jejuar” (Mt 9.15).

Jejuamos nesta vida porque acreditamos na vida por vir. Não temos que obter tudo aqui e agora, porque temos a promessa de que teremos tudo na era vindoura. Jejuamos a respeito do que podemos ver e saborear, porque provamos e vimos a bondade do Deus invisível e infinito – e estamos desesperadamente famintos por mais dele.

Uma medida radical temporária

O jejum é para este mundo, para alongar nossos corações para obter ar fresco além da dor e dos problemas ao nosso redor. E pela batalha contra o pecado e a fraqueza dentro de nós. Expressamos nosso descontentamento com nosso ego pecaminoso e nosso anseio por mais de Cristo.

Quando Jesus voltar, o jejum estará cumprido. É uma medida temporária, para esta vida e era, para enriquecer nossa alegria em Jesus e preparar nossos corações para o próximo – para vê-lo face a face. Quando ele retornar, ele não fará um jejum, mas dará um banquete; então, toda a santa abstinência terá servido ao seu propósito glorioso e será vista por todos como a dádiva maravilhosa que foi.

Até então, nós vamos jejuar.

Como começar a jejuar

O jejum é difícil. Parece muito mais fácil no conceito do que prova ser na prática. Pode ser surpreendente como nos sentimos nervosos quando perdemos uma refeição. Muitos novos jejuadores idealistas tem decidido saltar uma refeição e só descobriram que nosso estômago nos leva a compensar isso muito antes de chegar a próxima refeição.

O jejum parece tão simples, mas o mundo, nossa carne e o diabo conspiram para introduzir todo tipo de complicações que o impedem de acontecer. Para ajudá-lo a iniciar o lento caminho para o bom jejum, aqui estão seis conselhos simples. Essas sugestões podem parecer pedantes, mas a esperança é que esses conselhos básicos possam servir àqueles que são novos no jejum ou que nunca o experimentaram seriamente.

1. Comece ao poucos

Não vá da ausência da prática do jejum para uma tentativa de jejuar por uma semana. Comece com uma refeição; talvez possa fazer jejum de uma refeição por semana durante várias semanas. Em seguida, experimentar duas refeições e avançar para um jejum de um dia inteiro. Talvez, eventualmente, possa experimentar um “jejum com suco” por dois dias.

Um jejum com suco significa abster-se de todos os alimentos e bebidas, exceto suco e água. Permitir-se o suco fornece nutrientes e açúcar para manter o corpo funcionando, ao mesmo tempo em que ainda sente os efeitos de ficar sem alimentos sólidos. Não é recomendado que você se abstenha de água durante um jejum de qualquer duração.

2. Planeje o que você fará em vez de comer

O jejum não é apenas um ato de autoprivação, mas uma disciplina espiritual para buscar mais da plenitude de Deus. O que significa que devemos ter um plano para o que vamos empreender no tempo que normalmente leva para comer. Passamos boa parte do dia com a comida à nossa frente. Uma parte significativa do jejum é o tempo que ele proporciona para oração e meditação na palavra de Deus ou algum ato de amor pelos outros.

Antes de mergulhar de cabeça em um jejum, elabore um plano simples. Conecte-o ao seu propósito para o jejum. Cada jejum deve ter um propósito espiritual específico. Identifique qual é esse propósito e projete um foco para substituir o tempo que você gastaria comendo. Sem um propósito e um plano, não é jejum cristão; você está apenas passando fome.

3. Considere como seu jejum afetará outras pessoas

O jejum não é licença para não ser amoroso. Seria triste não ter preocupação e cuidado com os outros ao nosso redor por causa dessa expressão de foco intensificado em Deus. Amor a Deus e ao próximo andam juntos. O bom jejum mistura a preocupação horizontal com a vertical. Na verdade, os outros deveriam se sentir mais amados e cuidados quando estamos jejuando.

Portanto, ao planejar seu jejum, considere como ele afetará outras pessoas. Se você almoça regularmente com colegas ou janta com a família ou colegas de quarto, avalie como sua abstinência vai afetá-los e avise-os com antecedência, em vez de apenas não comparecer ou avisá-los, na hora, que você não vai comer.

Além disso, considere as inspirações secretas para o jejum: se você tem o hábito diário ou semanal de comer com um determinado grupo de amigos ou familiares, e esses planos são interrompidos pela viagem ou férias de alguém ou por circunstâncias atípicas, considere isso como uma oportunidade para jejuar, em vez de comer sozinho.

4. Experimente diferentes tipos de jejum

A forma típica de jejum é pessoal, particular e parcial, mas encontramos uma variedade de formas na Bíblia: pessoal e comunitário, privado e público, congregacional e nacional, regular e ocasional, absoluto e parcial.

Em particular, considere jejuar junto com sua família, um pequeno grupo ou com a igreja. Vocês compartilham alguma necessidade especial da sabedoria e orientação de Deus? Existe uma dificuldade incomum na igreja, ou sociedade, para a qual vocês precisam da intervenção de Deus? Você quer manter a segunda vinda de Cristo em vista? Suplique com especial fervor pela ajuda de Deus dando as mãos com outros crentes para jejuarem juntos.

5. Jejue de algo que não seja comida

O jejum de comida não é necessariamente para todos. Algumas condições de saúde afastam até os mais devotos do curso tradicional. No entanto, o jejum não se limita à abstenção de alimentos. Como disse Martyn Lloyd-Jones: “O jejum deve realmente incluir a abstinência de qualquer coisa que seja legítima por si mesma, por causa de algum propósito espiritual especial”.

Se o mais sábio para você, em sua condição de saúde, é não ficar sem comer, considere jejuar de televisão, de computador, das redes sociais ou de algum outro tipo de prazer regular de forma a inclinar seu coração para um maior desfrute de Jesus. Paulo até fala sobre os casais que fazem jejum de sexo “por um tempo limitado, para que se dediquem à oração” (1Co 7.5).

6. Não pense em elefantes brancos

Quando seu estômago vazio começar a roncar e começar a enviar a seu cérebro todos os sinais de “alimente-me” que puder, não se contente em deixar sua mente pensar no fato de que você não comeu. Se você sobrevive com uma vontade de aço dizendo não ao seu estômago, mas não desvia sua mente para outro lugar, isso diz mais sobre o seu amor pela comida do que o seu amor por Deus.

O jejum cristão volta sua atenção para Jesus ou alguma grande causa sua no mundo. O jejum cristão busca tirar as dores da fome e transpô-las para o tom de um hino eterno, seja lutando contra algum pecado, ou implorando pela salvação de alguém, ou pela causa do nascituro, ou ansiando por um desfrutar maior de Jesus.

Por: David Mathis. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Fasting for Beginners.

Original: Jejum para iniciantes. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.