Não é você, é Deus

Nove lições para separações antes do casamento

Alguns dos dias mais sombrios de uma pessoa solteira caem após uma separação.

Vocês arriscou seu coração. Você compartilhou sua vida. Você comprou os presentes, construiu as memórias e sonhou seus sonhos juntos – e tudo se desfez. Agora, você está de volta à estaca zero na busca pelo casamento, e parece mais solitário do que da estaca zero, e mais longe do altar, por causa de tudo que você gastou e perdeu.

Ninguém começa a namorar alguém com a esperança de romper algum dia. O nosso sistema, na maioria de nós, nos faz ansiar pelo dia do casamento. Estamos procurando, às vezes parece que freneticamente, por amor, por afeto, segurança, companheirismo, compromisso, intimidade e ajuda. Afinal, Deus parece querer que a maioria de nós se case (Gn 2.18; Pv 18.22; 1Co 7. 2, 9). Mas essa certeza não tornou o casamento fácil.

A dor da intimidade sem matrimônio

A realidade é que relacionamentos bons, que exaltam a Cristo, frequentemente falham antes da cerimônia, para nunca mais serem recuperados romanticamente. A dor é mais profunda e dura mais tempo do que a maioria dos jovens já sentiu em suas vidas. Sinto profundamente até mesmo ao digitar essas palavras. É uma das coisas mais difíceis para eu escrever ou falar sobre isso: a dor da intimidade que ficou aquém do matrimônio.

Rompimentos na igreja são dolorosos e desconfortáveis, e muitos de nós percorremos ou trilharemos esse caminho escuro e solitário. Portanto, aqui estão nove lições para construir esperança e amar os outros quando os cristãos terminarem um casamento que ainda nem se realizou.

1. É normal chorar – e provavelmente você deveria

Rompimentos quase sempre machucam. Talvez você não tenha percebido ele se aproximando e a outra pessoa de repente queira sair do relacionamento. Talvez você estivesse convencido de que precisava terminar, mas sabia como seria difícil dizer. Talvez vocês estejam juntos há anos. Talvez você ame a família e os amigos dele ou dela. Sem a cerimônia e a aliança, isso não é um divórcio, mas pode parecer.

Parece divórcio por um motivo. Você não foi feito para esta angústia. Deus planejou o romance para se expressar em fidelidade e lealdade – na unidade (Gn 2.24; Mt 19.9; 1Co 7.2-13). Porque namoro é apenas um meio para o casamento, o plano de Deus para nossos casamentos fala com seu plano para nossos relacionamentos de namoro. Namoro que afunda muito rapidamente ou que se desfaz muito descuidadamente não reflete a intenção de Deus.

Isso não significa que todo relacionamento de namoro deva terminar em casamento, mas significa que rompimentos vão doer. A tristeza no meio da separação não é apenas apropriada, mas boa. Não é nada do que se tenha que esconder ou se envergonhar. Deus criou você para desfrutar e prosperar em um amor duradouro, como o amor duradouro de Cristo por sua noiva. Portanto, sinta-se à vontade para sentir e saber que a dor aponta para algo belo em seu Deus e no amor eterno dele por você.

E se não doer, provavelmente deveria. Se você puder entrar e sair do romance sem dor ou remorso, algo soa fora de sincronia. Isso não significa que você terá que ser arruinado a cada rompimento, mas deve haver uma sensação de que isso não está certo – não é como deveria ser. Corações não foram feitos para serem emprestados. Deus precisa mostrar a alguns de nós a gravidade dos relacionamentos fracassados ​​por causa do que eles sugerem erroneamente sobre ele e seu amor pela igreja.

2. Não tente novamente muito rapidamente

Conhecer e abraçar o desígnio de Deus para a permanência no casamento e no namoro nos ajudará a sentir de maneira adequada, mas também nos ajudará a dar os próximos passos saudáveis ​​em nossa busca pelo casamento. Um dos piores e mais populares erros é passar para o próximo relacionamento muito cedo. Especialmente na era do namoro on-line e da mídia social, não precisamos nos esforçar muito para encontrar outra possibilidade.

O afeto pode ser um vício. Se você já esteve em encontros, deu as mãos, viu sorrisos, trocou bilhetes, experimentou a doçura da atenção e afirmação de outra pessoa, você vai querer mais. E a maneira mais fácil de encontrá-los é se recuperando imediatamente. Mas se nos preocupamos com Deus, nosso testemunho, nosso ex e com outro futuro significativo, vamos esperar, orar e namorar com paciência e cuidado. É muito fácil deixar um rastro de pessoas feridas em nossa busca por um parceiro.

É uma mentira pensar que você não está caminhando em direção ao casamento se não está namorando alguém agora. Às vezes, a melhor coisa que você pode fazer por seu futuro cônjuge é não namorar. Se sua história parece serial, talvez seja necessário romper o namoro por um tempo. Pode ser um momento de reagrupar, crescer e descobrir um novo ritmo para seu relacionamento futuro.

3. Você pode ter falhado, mas Deus não

O relacionamento pode ter acabado devido a uma imperfeição ou falha de caráter específico. Existem coisas sobre nós – fraquezas ou padrões de comportamento – que podem nos desqualificar para o casamento com uma determinada pessoa em particular. Mas isso não anula a graça de Deus para e através de você.

O pecado nos relacionamentos é um dos mais visíveis e dolorosos. À medida que nos abrimos um ao outro cada vez mais em nossas vidas e corações, é mais provável que o pecado se manifeste e fira a outra pessoa mais profundamente. Na medida certa, é o risco bom e adequado de toda comunhão cristã. À medida que as pessoas se aproximam, e precisamos disso na verdadeira comunidade cristã, nosso pecado inevitavelmente se torna mais perigoso. É mais provável que nossa bagunça respingue nos outros e a deles em nós.

Mas quem quer que tenha falhado em sua separação, não foi Deus. Por causa de Jesus, suas promessas de nunca deixá-lo ou abandoná-lo são verdadeiras a cada momento, e em todos os relacionamentos. Se você está confiando em Cristo para o perdão de seus pecados e se esforçando para segui-lo e sua palavra, Deus nunca o abandonou e ele nunca o abandonará. Deus não parou de amá-lo na sua separação – mesmo que você seja a razão de tudo ter acabado. Seus propósitos são maiores do que seus erros.

4. Você é melhor tendo amado e perdido

Existe uma vergonha e um quebrantamento únicos associados às separações. Relacionamentos e amor podem ser celebrados mais na igreja do que em qualquer outro lugar porque nós (com razão) amamos muito o casamento. Infelizmente, essas mesmas convicções costumam fazer do rompimento uma conversa desconfortável – na melhor das hipóteses embaraçosa e, na pior, escandalosa ou humilhante.

Você se sente como uma mercadoria danificada, como se estivesse arruinado aos olhos de Deus ou aos olhos dos outros. A verdade difícil de acreditar, mas bela, é que você quebrado é uma pessoa melhor. Se em sua tristeza você se voltar para o Senhor e se arrepender de qualquer pecado que trouxe a este relacionamento, você é tão precioso para seu Pai celestial como sempre foi, e ele está usando cada centímetro de sua dor de coração, fracasso ou arrependimento para fazer você mais do que ele o criou para ser e para dar-lhe mais do que ele o criou para desfrutar – ele mesmo.

Quando um prêmio é retirado, podemos graciosamente ser lembrados de quão pouco temos além de Cristo e da fortuna que ele comprou para nós com seu sangue. Ele se tornou para nós sabedoria para os tolos, justiça para os pecadores, santificação para os quebrantados e redenção para os perdidos e amedrontados (1Co 1.30) – e afeição, segurança e identidade para o homem ou mulher solitário cambaleando após o fim de um relacionamento. Portanto, mesmo depois de um rompimento, temos motivos para nos orgulhar, contanto que nosso orgulho esteja em tudo o que Cristo é para nós (1Co 1.31).

Em Jesus, Deus está sempre e somente fazendo o bem para você. Não há nenhuma circunstância diante de você que ele não esteja planejando para lhe dar uma vida profunda e durável, liberdade e alegria. Ele ama nossa alegria duradoura nele muito mais do que ama nosso conforto temporário hoje. Ele fará a troca a qualquer dia, e podemos ficar felizes por ele a fazer. Saiba que Deus está fazendo o bem, mesmo quando nos sentimos pior.

5. Mesmo que vocês não possam ser amigos agora, serão irmãos para sempre

Para relacionamentos cristãos, separações nunca são o fim. Quer pareça atraente agora ou não, vocês ficarão juntos para sempre (Ap 7. 9-10). E você fará isso em um novo mundo onde ninguém é casado e todos são felizes (Mt 22.30; Sl 16.11). Parece bom demais para ser verdade, certo? Então, o que significaria seguir em frente e pensar sobre nosso ex à luz da eternidade?

Embora vocês se encontrem novamente e para sempre no céu, talvez não possam ser amigos agora. E isso não é necessariamente pecaminoso. Na verdade, em muitos casos, a coisa mais saudável, emocional e espiritualmente, será criar algum espaço e alguns limites. Corações que foram doados, em qualquer nível, precisam se curar e desenvolver novas expectativas novamente.

A reconciliação não requer proximidade. Requer perdão e amor fraternal. Você pode começar orando por ele ou ela, mesmo quando não consegue falar com ele ou ela. Ore para que sua fé aumente, para que Deus traga irmãos ou irmãs crentes para perto dele ou dela, que cure e restaure seu coração, que o/a torne mais semelhantes a Jesus.

Precisamos aprender a viver, hoje, em nossos relacionamentos antigos e novos, à luz de nossa eternidade juntos. Nossa paciência, bondade e perdão nas separações brilharão lindamente ao lado das respostas egoístas e vingativas exemplificadas na realidade da TV e adotadas impensadamente pelo resto do mundo.

6. “Não é você, é Deus” não é o suficiente

Pode ser uma das linhas de separação mais populares entre cristãos. “Deus está me levando a fazer isso.” “Deus me disse que precisamos terminar.” “Tive uma visão em um arbusto no meu caminho para a aula e não estávamos juntos.” Todos eles provavelmente podem ser resumidos assim: “Olha, não é você, é Deus.”

Deus pode muito bem levar você a um rompimento, mas não o use como bode expiatório. Reconheça seu próprio pecado e peça perdão onde for necessário. Então, seja honesto sobre como você tomou essa decisão, como ele deixou essa direção clara para você. Claro, algumas coisas serão intangíveis, mas encontre os fatores tangíveis. Isso não é uma licença para dizer coisas prejudiciais, mas sim coisas úteis, mesmo que possam doer no início.

Em primeiro lugar, é aconselhável não estar sozinho em sua opinião sobre a necessidade de terminar. Sim, seu namorado ou namorada pode não concordar, mas você precisa compartilhar e confirmar sua perspectiva com alguém que ama a Jesus e a vocês dois. Procure alguém que você conheça que possa avaliar seu desejo de sair do relacionamento. Se puder ser um homem ou mulher casado, tanto melhor. Converse com alguém que sabe o que é preciso para perseverar no casamento e veja o que eles pensam sobre o (s) seu (s) empecilho (s) no relacionamento.

Nossa imaginação, especialmente em uma crise emocional, pode ser uma arma letal que Satanás usa contra nós para o mal. Quando deixamos tudo vago e espiritual, nosso ex não o deixará, e a maioria do que sua mente cria será mentira do diabo para destruí-los. Dê, ao outro, informações suficientes sobre como Deus o conduziu a essa decisão sem esmagá-lo ou magoá-lo.

Digo “suficientes” porque há muitas coisas verdadeiras, mas inúteis, que você poderia dizer. Novamente, passe seus pontos da conversa a um irmão ou irmã cristão antes de levá-los ao seu futuro ex. No final, ele ou ela não precisa concordar com você, mas é amoroso ajudar o outro a alcançar a clareza e a conclusão que você está percebendo. Isso pode deixá-los livres para crescer e avançar mais cedo e com menos perguntas.

7. Seu pai conhece suas necessidades

Você provavelmente esteja questionando isso depois de terminar o namoro, mas Deus sabe do que você precisa e ele nunca demora para o prover a você. Ele pode revelar a você coisas sobre as quais você pensou que precisava. Ou ele pode simplesmente mostrar o quanto você precisa dele mais do que qualquer coisa ou qualquer outra pessoa.

Deus alimenta as aves do céu, que não trabalham, (Mt 6.26). Deus cultiva as flores do campo e as torna bonitas, mesmo que sejam cortadas, pisadas, comidas ou congeladas em questão de dias ou semanas (Mt 6. 28-30). Quanto mais esse Pai cuidará e proverá o necessário para seus filhos comprados por sangue?

Quando você pede um marido, ele não lhe dá uma cobra. Quando você pede uma esposa, ele não lhe dará um escorpião. Mesmo quando parece que ele te fez mal, ele não fez. Ele te ama. Ele sabe o que é melhor para você. E todas as coisas estão à sua disposição. Todas as coisas.

Uma das formas pelas quais Deus nos supre por meio de rompimentos é deixando claro – por qualquer meio e por qualquer motivo – que esse relacionamento não era seu plano para nosso casamento. O coração do namoro cristão busca clareza mais do que busca intimidade. Isso provavelmente não terá um sabor doce no momento, mas se você valoriza a clareza, separações não serão apenas más notícias. Todos nós sabemos que algumas das notícias de que mais precisamos são as mais difíceis por um tempo, mas frutíferas no futuro.

Confie nele para cuidar de você a cada dia (ou ano), quer você se case ou não. Se você se casar, saiba que ele trará o homem ou a mulher imperfeita de que você precisa.

8. Aprenda com o amor perdido

Uma das maiores vitórias de Satanás em uma separação é convencer um rapaz ou uma garota de que: “Foi tudo culpa da outra pessoa, e eu já cheguei como futuro marido ou esposa.” A realidade é que ninguém – casado ou não – chegou totalmente assim deste lado da glória. Todos nós somos imperfeitos e cheios do Espírito, então estaremos sempre aprendendo e crescendo como pessoas e cônjuges – presentes ou futuros.

Depois que a onda emocional quebrou e passou, passe algum tempo sozinho e depois com amigos próximos para avaliar para onde Deus está levando você – quem ele está fazendo você ser – através disso. Identifique uma área ou áreas onde você deseja se esforçar para ser mais gracioso, mais criterioso ou mais fiel – mais como Jesus – seguindo em frente.

Você não terá muitas encruzilhadas relacionais mais intensas, pessoais e específicas como um rompimento, então é realmente um momento único para alguma introspecção esperançosa e saudável, verificada e ponderada por alguns outros crentes.

9. Jesus o ajudará a encontrar alegria nas sombras de um coração partido

Quando somos deixados sozinhos e nos sentindo abandonados, é muito difícil acreditar que alguém sabe o que estamos passando. Isso pode até ser verdade para as pessoas bem-intencionadas ao seu redor. Mas não é verdade para Jesus.

Este Jesus veio e foi esmagado para dar esperança aos quebrantados. “Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega, até que faça vencedor o juízo. E, no seu nome, esperarão os gentios.” (Mt 12.20-21).

A alegria não está em saber que Jesus também passou por dificuldades. Não há muito conforto nisso. A alegria é saber que aquele que sofreu em seu lugar morreu e ressuscitou para acabar com o sofrimento por seus santos. Deus salvou o mundo e derrotou a morte por meio de seu sofrimento, e o seu sofrimento está em sua caminhada com Jesus – neste caso, em uma separação – você está unido a essa vitória, a maior vitória já conquistada. Para aqueles que esperam em Jesus, toda dor – câncer inesperado, crítica injusta, uma separação indesejada – tem uma data de validade e é reaproveitada até então para nos unir em amor ao nosso Salvador sofredor.

Jesus foi diante do coração partido para pavimentar o caminho para a alegria na dor. Vivemos, sobrevivemos e prosperamos olhando para Ele, “o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz” (Hb 12.2). Sua alegria diante da ira de Deus contra o pecado é nosso primeiro e maior motivo para lutar pela alegria – não apenas pela sobrevivência – após uma separação.

Se você acredita nisso, então tire o máximo proveito dessa separação, sabendo que Deus escolheu este caminho particular para fazer você crescer e lhe dar graça de forma duradoura. Nenhum relacionamento que você tenha nesta vida durará para sempre, mas as coisas boas que acontecem por meio deles em você – mesmo por meio de suas tristezas, sim, mesmo por meio de seus colapsos – vão durar.

Ainda não casei

O plano de Deus para solteiros e namorados

Em Ainda não casei, através de suas experiências, frustrações e aprendizados, Marshall Segal nos convida a buscar e confiar em Cristo, pois, mesmo que o perfeito Autor escreva uma história de amor diferente da nossa, ele é a fonte de verdadeira esperança, felicidade e propósito.

Segal nos inspira a não ficar congelados, esperando até que Deus traga “a pessoa certa”, mas a viver e namorar por mais — agora!

Confira

 

Por: Marshall Segal. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: It’s Not You, It’s God.

Original: Não é você, é Deus. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.