Sete ministérios de mulheres no Novo Testamento

O Novo Testamento revela como as mulheres serviram a Jesus, à igreja e à Grande Comissão. Isso é relevante por pelo menos três razões: primeiro, o papel das mulheres na igreja é frequentemente descrito como uma exceção, não uma expectativa. Segundo, focar exclusivamente no presbiterato, que é limitado aos homens, nos distrai em relação aos ministérios diversificados e recompensadores nos quais ambos os sexos se envolvem. Terceiro, é possível que a igreja usufruam muito pouco de nossas irmãs cheias do Espírito, dado seus dons abundantes e sua vitalmente essencial parceria no evangelho.

Para isso, aqui estão sete formas de incentivar as mulheres a usar seus recursos espirituais e materiais.

1. Como Patrocinadoras Generosas

Durante séculos, pessoas ricas patrocinaram artistas para que eles pudessem se concentrar em suas obras-primas, em vez de tentar pagar as contas. Em Lucas 8.1-3, aprendemos que Jesus e os discípulos tinham patrocinadores que muitas vezes eram mulheres ricas. Lucas nos diz que Joana e Suzana estavam entre “muitas outras” que “lhe prestavam assistência com os seus bens.” (Lc 8.3).

Da mesma forma, o ministério de Paulo foi financiado por mulheres (Rm 16.2). Uma diaconisa chamada Febe é identificada como “protetora” de Paulo. Ela também usou seu dinheiro e influência para ajudar os missionários a cumprir seu chamado. Outras – como Priscila (Rm 16.3) e Lídia (At 16.14), ofereceram suas casas de forma voluntária. Essas irmãs notáveis ​​e corajosas raramente são mencionadas. Mas está claro que Deus confia riqueza às mulheres, e elas podem utilizá-la com alegria no apoio ao evangelho.

2. Como árduas trabalhadoras

Vários homens trabalharam diligentemente com Paulo, mas muitas mulheres também. Elas são “trabalhadoras no Senhor”, como Maria, Trifena, Trifosa e Pérside “que muito trabalhou no Senhor” (Rm 16.6,12). Indo um passo adiante, Priscila e Áquila foram parceiros essenciais, deixados para trás para manter a igreja quando Paulo partiu para outra cidade (At 18).

3. Como professoras edificantes

Algumas mulheres têm o dom de ensinar, desdobrando-o de maneira prudente e aceitável para determinados públicos na igreja. Em Lucas 2.37, a profetisa Ana é apresentada como uma mulher que servia ao Senhor permanecendo no templo e adorando. Ela também ensinaria o povo, “e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém”.

No início do Evangelho de Lucas, Maria canta uma canção teologicamente rica em Lucas 1.46-55 que se tornou uma fonte de incentivo e ensino constante para a igreja. Timóteo recebeu treinamento de sua piedosa avó Loide e de sua mãe Eunice nas doutrinas da fé (2Tm 1.5). Sabemos que isso significava pelo menos a instrução nas “sagradas letras” que o tornaram “sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus” (2Tm 3.15). Mulheres maduras que podem servir, ensinar e discipular são essenciais em qualquer igreja saudável. Às vezes, mulheres como Priscila são usadas por Deus até para ajudar homens influentes como Apolo e “com mais exatidão, lhe expor o caminho de Deus.” (At 18.26).

4. Como evangelistas Fiéis

Embora Filipenses 4.2-3 seja uma admoestação, Paulo deixa claro que Evódia e Síntique “se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus”. Este foi um esforço evangelístico que deu frutos pela fidelidade dessas mulheres.

A este número podemos adicionar Lídia, e até mesmo a mulher do poço de Samaria, como a primeira a levar o evangelho para sua própria família e cidade. Um dos exemplos mais profundos é Maria Madalena, a quem Jesus escolheu para ser a primeira a testemunhar de sua ressurreição. Ela foi incumbida de levar as boas novas aos discípulos naquela primeira manhã de Páscoa (Jo 20.18).

5. Como parceiras corajosas

Romanos 16.3-4 menciona Priscila e Áquila novamente, desta vez como “cooperadores” que “arriscaram a sua própria cabeça” pelo evangelho. Isso é seguido por um elogio a Júnias em 16.7, que trabalhou tão intimamente com Paulo que sofreu como uma “companheira de prisão”. Isso é um compromisso extremo e prova que Paulo não se importava de ter mulheres ao seu lado durante uma perigosa missão pelo evangelho. Ele termina Romanos com saudações calorosas e pessoais, profundamente grato pelo serviço e sacrifício das mulheres.

6. Como Cuidadoras Empáticas

Jesus costumava estar na companhia de mulheres que “o seguiam e ministravam a ele”, incluindo Maria Madalena, Maria, a mãe de Tiago, o mais jovem, e de José, e Salomé (Mc 15.40-41). Mulheres compunham sua estrutura de apoio ministerial.

Em 1 Timóteo 3, a palavra “ministravam” é traduzida como “diácono”. Algumas dessas mulheres aparecem novamente em Marcos 16 quando chegam para servir ao Senhor ungindo seu corpo após a crucificação. No final de Romanos, também lemos sobre Rufus, um homem com uma mãe notável (e pai, já que foi ele quem carregou a cruz de Jesus). Paulo diz que ela era como a mãe adotiva da igreja, e também como uma mãe para ele (Rm 16.13). Provavelmente Tabita era o mesmo tipo de mulher, “notável pelas boas obras e esmolas que fazia.” (At 9.36).

7. Como exemplos dignos

Mulheres piedosas, na igreja, são chamadas para ensinar e treinar mulheres mais jovens (Tt 2.3-5). Elas até são usadas como exemplos bíblicos para ilustrar os objetivos (1Pe 3.4-5). Estamos familiarizados com a mulher descrita em Provérbios 31, um arquétipo de caráter feminino e produtividade. No entanto, até mesmo a fidelidade rotineira de mulheres cheias do Espírito pode trazer benefícios multigeracionais.

As mulheres nunca devem subestimar o valor de demonstrar um caráter digno de imitação. O corpo de Cristo é uma comunidade que alimenta deliberadamente a próxima geração, e as mulheres desempenham um papel central nessa verdade sagrada.

Conclusão

As igrejas saudáveis devem encorajar as mulheres a se destacarem ainda mais naquilo que já foram descritas nas Escrituras. Deus se manifestou nos portadores de sua imagem. Alguns atributos são mais pronunciados nos homens, outros nas mulheres. Se a igreja identificar, capacitar e celebrar isso, então nossas igrejas serão mais saudáveis porque a imagem de Deus brilhará intensamente em todos os seus filhos.

Ministério de Mulheres

Amando e servindo a igreja por meio da Palavra

Este livro oferece uma discussão concisa sobre o ministério de mulheres. Ele não oferece uma fórmula, mas sim um sólido conjunto de indicadores bíblicos para a estrada a ser percorrida no ministério de mulheres. As autoras estabelecem em Cristo o fundamento do ministério de mulheres, mostrando que o alvo não é apenas que mulheres conheçam e sirvam outras mulheres, mas, principalmente, que possam conhecer e servir ao Deus trino juntas.

Confira

 

 

Por: Jonathan Rourke. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: Seven Women’s Ministries in the New Testament.

Original: Sete ministérios de mulheres no Novo Testamento. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.