A regra de ouro no namoro cristão

Você já tentou listar todos os diferentes conselhos sobre namoro que já ouviu, mesmo apenas os conselhos de outros cristãos?

  • Namore por pelo menos um ano.
  • Não namore por mais de um ano.
  • Namore exclusivamente na companhia de grupos.
  • Certifique-se de passarem tempo juntos o bastante.
  • Não se beijem antes de se casar.
  • Como vocês podem saber que tem uma “química” sem beijarem?
  • Coloque limites claros nos devidos lugares.
  • Não tentem seguir as regras dos outros.
  • Passem muito tempo juntos.
  • Sejam cuidadosos quanto ao tempo que vocês passam juntos.
  • Namore várias pessoas antes de namorar sério.
  • Não namore ninguém até que esteja pronto para se casar.

Eu poderia continuar a lista, e se você faz parte de quase qualquer tipo de comunidade cristã, provavelmente também poderia. Embora estejamos seguindo Jesus, lendo a mesma Bíblia e almejando a aliança do casamento, nossos conselhos sobre namoro podem ser surpreendentemente amplos e diversos. Um Senhor, uma fé, um batismo – e um bilhão de dicas diferentes de namoro.

A primeira regra no namoro

A primeira regra no namoro é a primeira regra em toda a vida: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.” (Mc 12.30). Você não amará verdadeiramente ninguém se não amar a Deus em primeiro lugar. E ninguém vai amar você de verdade se não amar a Deus mais do que ama você.

O primeiro passo no namoro deve ser sempre o passo de fé que damos em relação ao nosso Senhor, Salvador e maior Tesouro, o Rei Jesus. Ele captura nosso coração; encontramos nossa alegria mais profunda nele. Escondemos nossa alma nele e paramos de tentar nos salvar ou provar a nós mesmos. Devotamos nossas mentes a conhecê-lo cada vez mais e imploramos a ele que conforme nossa mente e vontade à dele. Colocamos todas as nossas forças em seu objetivo e plano para nossa vida: fazer discípulos que o amem de todo o coração, alma, mente e força.

Se nosso coração não estiver lá – se nossa alma já não estiver segura pela fé, se nossa mente estiver distraída e focada em outras coisas menores, se nossa melhor força estiver sendo gasta nas coisas deste mundo – empregos, esportes, compras, entretenimento, relacionamentos e não em Deus – simplesmente não namoraremos da forma correta.

Você quer namorar e casar bem? Ouça Jesus e “Ame o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força”. Busque-o em primeiro lugar (Mt 6.33), e o namoro será acrescentado de acordo com seu plano e momento perfeitos.

A regra de ouro no namoro

Mas depois de abraçar e aplicar o primeiro e maior mandamento, descobri que a regra de ouro no namoro é esta:

Apoie-se nas pessoas que o conhecem melhor, que mais o amam e lhe dirão quando você estiver errado.

Não é a primeira regra, porque em absolutamente todas as áreas da vida – cada decisão, cada chamado, cada relacionamento, cada sonho – devemos começar com o que pensamos e sentimos sobre Deus. Nós o amamos mais do que tudo? Vamos obedecê-lo, mesmo quando isso nos custar? Estamos dispostos a deixar alguma coisa de lado por causa dele? Vamos confiar nele, mesmo quando queremos outra coisa para nós?

Não é a primeira regra, mas descobri que é uma “regra de ouro” que na maioria das vezes faz a diferença entre relacionamentos cristãos saudáveis ​​e não saudáveis. Se você não é um cristão – se você não tratou com Deus antes de tentar namorar – você não tem a chance de ter um relacionamento cristão verdadeiramente saudável com outra pessoa. Mas, mesmo se você for um cristão, ainda existem mil maneiras de rejeitar sutil ou descaradamente a sabedoria de Deus e cair no pecado.

A chave é confiar em outros cristãos que o conhecem melhor, o amam e têm um histórico comprovado de dizer quando você está cometendo um erro ou se afastando da vontade de Deus para você.

Todos nós precisamos de alguém “segurando vela”

Hoje, mais do que nunca, nos deparamos com um buffet interminável de opiniões e conselhos que tem algo a dizer sobre tudo e ainda nos permite escolher a resposta que queremos.

  • Até onde devemos ir fisicamente antes do casamento?
  • Quando devo começar a namorar depois de um rompimento?
  • O que devo procurar em um rapaz?
  • O que as garotas procuram em um rapaz?
  • Os casais deveriam viver juntos antes de se casarem?

Não teremos problemas para encontrar uma resposta (ou uma dúzia de respostas) para qualquer uma de nossas perguntas nos relacionamentos. A realidade assustadora é que podemos encontrar uma resposta, em algum lugar, para justificar o que queremos fazer – certo ou errado, seguro ou inseguro, sábio ou insensato. O conselho que escolhemos pode vir de um livro de um médico, de uma conversa ocasional com alguém na igreja, de uma postagem do blog de um adolescente ou apenas de algo que encontramos no Pinterest. Para muitos de nós, se formos honestos, realmente não importa quem está oferecendo o conselho, desde que confirme o que pensamos ou desejamos em primeiro lugar.

Achamos que estamos seguindo os outros à medida que avançamos em todo o material online, mas, frequentemente, estamos apenas nos rendendo aos nossos próprios desejos e ignorância. Saímos da segurança do consultório médico e optamos pela liberdade e facilidade da loja de conveniência do posto de gasolina. Em vez de obter a perspectiva qualificada e a direção de que precisamos desesperadamente, das pessoas ao nosso redor, saímos comendo uma barra de chocolate no jantar, novamente, e engolindo-a com o refrigerante.

Amizade verdadeira, com responsabilidade real na vida, pode não oferecer a mesma quantidade de informações ou conselhos, e você nem sempre gostará do que ela tem a dizer, mas trará uma nova dimensão crítica aos seus relacionamentos de namoro: ela conhece você – seus pontos fortes e fracos, seus sucessos e fracassos, suas necessidades exclusivas. Essas pessoas conhecem você como um pecador, e pecadores que nunca são confrontados ou frustrados por verdades inconvenientes são pecadores que se afastam de Deus, não em direção a ele.

A verdade é que todos nós precisamos de alguém “segurando vela” – na vida e no namoro – pessoas que realmente nos conheçam e nos amem, e que queiram o que é melhor para nós, mesmo quando não é o que queremos no momento.

As vozes que mais precisamos

O namoro muitas vezes nos isola de outros cristãos em nossas vidas. Quanto mais próximos nos tornamos de um namorado ou namorada, mais distantes estaremos de outros relacionamentos importantes. Satanás adora isso e o incentiva a cada passo. Uma maneira de caminhar com sabedoria no namoro é opor-se a absolutamente tudo que Satanás possa desejar para você. Lutem contra o impulso de namorar sozinhos em um canto e, em vez disso, atraiam um ao outro para esses relacionamentos importantes. Duplique a família e os amigos – com afeto, intencionalidade e comunicação – enquanto você está namorando.

As pessoas dispostas a realmente me responsabilizar no namoro são minhas melhores amigas. Tive muitos amigos ao longo dos anos, mas aqueles que estiveram dispostos a pressionar, fazer perguntas mais difíceis e oferecer conselhos indesejados (mas sábios) são os amigos que eu respeito e mais prezo.

Eles interferiram quando eu estava passando muito tempo com uma namorada ou começando a negligenciar outras áreas importantes da minha vida. Eles levantaram a bandeira quando um relacionamento parecia insalubre. Eles sabiam onde eu havia caído antes em pureza sexual e não tinham medo de fazer perguntas para me proteger. Eles me apontaram implacavelmente para Jesus, mesmo quando sabiam que isso poderia me aborrecer – lembrando-me de não colocar minha esperança em nenhum relacionamento, de buscar paciência e pureza e de me comunicar e me liderar adequadamente.

Esses rapazes não me protegeram de cada erro ou falha – ninguém pode – mas eles desempenharam um papel importante em me ajudar a amadurecer como homem, namorado e agora como marido. E eu gostaria de tê-los ouvido mais no namoro.

Responsabilidade alegre e corajosa

Minha regra de ouro no namoro é um convite caloroso, mas impopular, à responsabilidade – para verdadeira e consistentemente carregar os fardos uns dos outros na busca do casamento (Gl 6.2). Talvez esse termo – responsabilidade – tenha secado e envelhecido em sua vida. Mas ser responsável é ser autenticamente, profundamente e consistentemente conhecido por alguém que se preocupa o suficiente para evitar que cometamos erros ou nos entreguemos ao pecado.

Somente as pessoas que amam a Cristo mais do que a você terão a coragem de dizer que você está errado no namoro – errado sobre uma pessoa, errado sobre o momento, errado sobre o que quer que seja. Somente elas estarão dispostas a dizer algo difícil, mesmo quando você está tão feliz por estar apaixonado. A maioria das pessoas vai flutuar junto com você porque estão animadas por você, mas você precisa de muito mais do que entusiasmo agora – você já tem muito disso. Você precisa desesperadamente de verdade, sabedoria, correção e perspectiva.

A Bíblia nos exorta a tecer todos os nossos desejos, necessidades e decisões em um tecido familiar que nos ama e nos ajudará a seguir Jesus – uma família que Deus constrói para cada um de nós em uma igreja local (Hb 10.24-25).

Deus tem enviado você – sua fé, seus dons e sua experiência – para a vida de outros crentes para o bem deles. Para encorajá-los: “Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.” (1Ts 5.14). Para desafiá-los e corrigi-los: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria.” (Colossenses 3:16). E para edificá-los: “Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente.” (1Ts 5.11).

E por mais inconveniente, desnecessário, inútil e até desagradável que possa parecer às vezes, Deus também colocou homens e mulheres talentosos, experientes e que amam a Cristo em sua vida, para o seu bem – e para o bem de seu namorado ou namorada (e se Deus quiser, seu futuro cônjuge). O Deus que envia esse tipo de amigos e família para nossas vidas sabe do que precisamos muito melhor do que jamais saberemos.

Todos nós precisamos de amigos e conselheiros corajosos, persistentes e esperançosos nas águas perigosas e turvas do namoro. Apoie-se nas pessoas que o conhecem melhor, que mais o amam e que dirão quando você estiver errado.

Ainda não casei

O plano de Deus para solteiros e namorados

Em Ainda não casei, através de suas experiências, frustrações e aprendizados, Marshall Segal nos convida a buscar e confiar em Cristo, pois, mesmo que o perfeito Autor escreva uma história de amor diferente da nossa, ele é a fonte de verdadeira esperança, felicidade e propósito.

Segal nos inspira a não ficar congelados, esperando até que Deus traga “a pessoa certa”, mas a viver e namorar por mais — agora!

Confira

 

Por: Marshall Segal. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: The Golden Rule in Christian Dating.

Original: A regra de ouro no namoro cristão. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.