Amizades mais perto da cruz de Cristo

Imagine comigo a cena, crianças pequenininhas chegam à escola: banho tomado, de uniforme, meninas com seus laços e os meninos com gel nos cabelos. Logo correm em direção ao amiguinho que mais têm afinidade e dão um abração, querem contar a última novidade, o brinquedo que ganharam, as brincadeiras na casa da vovó…

De um outro lado da história, casais se reúnem para conversar e orar, já se vão mais de cinquenta anos de amizade. Já criaram seus filhos, cada um tomou um rumo diferente na vida, mas a amizade permanece. A cumplicidade, as piadas internas e as recordações de tempos vividos sempre vêm à tona.

Quem nunca imaginou viver uma amizade linda, duradoura e feliz? Quem nunca orou por uma amizade? Acredito que todas nós. Então, vamos meditar juntas em alguns aspectos da amizade.

A Bíblia nos traz exemplos de amizades: Davi e Jonatas, Jesus e Lázaro (que chorou pela morte desse seu amigo, mesmo sabendo que o ressuscitaria em seguida), Lucas e Teófilo, e por aí vai. Mas também nos traz exortações sobre a amizade e o seu valor.

Provérbios 17.17 nos fala um versículo bem conhecido: “em todo o tempo ama o amigo e na angústia nasce o irmão”. Desejar ter uma amiga como essa de Provérbios não é pecado, mas uma amiga (ou qualquer outro relacionamento humano), qualquer que seja, não conseguirá preencher a totalidade do nosso coração. Esse lugar pertence ao nosso Deus, somente ele é capaz de preencher todo o nosso coração e esse Amigo traz atributos que nenhum ser humano tem:

 

  1. Ele é aquele que nunca nos deixará: “de maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.” (Hb 13.5b) Um amigo pode prometer isso? Não pode, ele pode se mudar, pode ter outro rumo na vida, a amizade pode se esfriar, o Senhor pode retirar a amizade de acordo com sua soberania.
  2. Conhece cada detalhe de nós: Mt 10.30, Sl 139 – que maravilhoso saber que o Senhor conhece cada detalhe da nossa vida, desde a eternidade e até a eternidade. Às vezes nos deparamos com situações com amigas que pensamos: “nossa, mas ela não me conhece? Ela sabe que eu não faria isso”.
  3. Ele nos ama: Jo 3.16 – é o amor mais profundo! Ele nos conhece em toda a nossa podridão e mesmo assim nos ama!
  4. Nada nos separará desse amor, mesmo que as coisas fiquem muito difíceis: (Rm 8.35). Tem amizades que se afastam de nós quando mais precisamos, é fato!
  5. Ele estará conosco para sempre (2Jo 2). Que maravilhosa verdade!

Quando nós temos um amigo, gostamos de passar tempo conversando e conhecendo essa pessoa. Da mesma forma é com Deus: nós devemos passar tempo diante da Palavra dele para conhecê-lo melhor, meditando, orando e vivendo uma vida que o glorifique. De maneira que o vazio do tamanho de Deus que existe no nosso coração seja preenchido com aquele que é suficientemente grande para preenchê-lo.

E assim, você não vai colocar em cima das suas amizades (ou de outro relacionamento) o peso da sua carência. Suas amizades serão bênçãos adicionais de Deus, não serão mais uma necessidade desesperada. Às vezes, estamos tão carentes, sem buscar a Deus, que passamos a idolatrar as amizades, tanto as que temos quanto as que não temos. Idolatria é tudo que toma o lugar de Deus. Se uma amizade está sendo mais importante do que Deus na sua vida, é pecado, se tornando um deus na nossa vida. Devemos nos lembrar sempre do primeiro mandamento. Por vezes estamos tão focadas nas amizades que não temos ou que perdemos, que esquecemos de agradecer à Deus aquelas que ele nos tem dado, demonstrando o descontentamento do nosso coração.

Amizades são essenciais para a vida e a caminhada cristã. Porém, nós devemos ser mais leais a Deus do que aos amigos. Não podemos permitir nos desviar da sã doutrina por medo de perder a amizade, isso é temer mais aos homens do que a Deus.

Nós fomos chamadas para sermos amigas verdadeiras, o foco não deve estar em nós, ou no que a pessoa faz por nós, ou se ela gosta de nós, ou se nos chama para fazer coisas legais. O foco é glorificar a Deus servindo ao próximo.

A Bíblia nos dá mais instruções: Não devemos nos preocupar com a quantidade de amigos, mas com a profundidade do relacionamento (Pv 18.24). Devemos amar nossas amigas e estar presente nos bons e maus momentos (Pv 17.17). Uma amiga não fica só bajulando ou concordando com tudo, ela fala a verdade, mesmo que isso cause algumas feridas momentâneas (Pv 27:6). – A verdade baseada na Palavra de Deus e em amor, não nos “achismos” nossos.

E, por fim, cabe uma exortação quanto a amizade com incrédulos, lembrando de Tg 4.4. Eles podem ver em nós pessoas a quem recorrer, mas nós não podemos ser aconselhadas por eles, pois qual vai ser o conselho dessa pessoa? Com certeza não vai ser baseado na Bíblia, pois somente nela encontramos todas as repostas, “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,” (2Tm 3.16).

Minha oração, irmã, é que possamos engrandecer ao nosso Deus por meio de nossas amizades, e que tenhamos amigas que nos levem para mais perto de Cristo. Amém.