Em busca do conhecimento de Deus

Entre um domingo e outro, ando a cavoucar os textos sagrados procurando por pequenos detalhes do caráter de Deus que nos escapam à atenção. Então, buscar, conhecer e experimentar a comunhão do Senhor Todo-Poderoso vai se tornando uma rotina cativante, indispensável, familiar. Um deleite!

É tão gostoso estar com Deus que quero motivar você a aprofundar-se na busca pelo conhecimento de Deus. Vou falar um pouco de quem ele é, e oro para que esse conhecimento te faça prosperar em seguir adiante, escavando, buscando e encontrando pessoalmente nosso Senhor e, mais do que conhecer Deus em sua mente, minha intenção é que você possa ir além do conhecimento de quem é Deus e travar um relacionamento pessoal com ele, alicerçada na sua bendita Palavra. Sentada, andando, cantando, comendo ou orando, há uma promessa de deleite, alegria e regozijo em relacionar-se com Deus. É um relacionamento único e suficiente. Uma relação aliançada pelo sangue do Filho unigênito, o Cristo, o único intermediário, aquele que nos proporcionou a paz com Deus e nos transportou para o seu reino de luz.

Arthur W. Pink, em seu livro Atributos de Deus diz: “um conhecimento salvador e espiritual de Deus é a maior de todas as necessidades de cada criatura humana.” E completa com outro argumento: “O fundamento de todo conhecimento verdadeiro de Deus só pode ser a clara compreensão mental de suas perfeições, segundo revelam as Escrituras Sagradas.”

Isso é algo em que acredito com o meu coração, Deus se revela especialmente em sua Palavra, aliás é esse o meio pelo qual Deus escolheu se fazer conhecido, a Palavra: escrita e encarnada.

Nós buscamos e desejamos Deus porque ele mesmo nos salga a existência a fim de buscarmos pelas fontes das águas. Nós o buscamos porque não podemos mais continuarmos pelo caminho da morte.

O conhecimento de Deus não se adquire de forma rápida, fugaz e negligente. Não, não é assim que conhecemos Deus. É necessário asseio espiritual. Disciplina. Esforço. Oração. Lágrimas.

Deus se revela pessoalmente a cada um de nós. Ele retira as trevas de nosso entendimento. O Espírito Santo nos ilumina, antes disso não temos acesso verdadeiro à natureza santa de Deus. Até sermos iluminados o que podemos conhecer de Deus é periférico, é terceirizado pelas experiências de outras pessoas, é, apenas, o conhecimento daquele Deus que ouvimos alguém falar.

Mas se esse é o início de sua jornada para conhecer Deus, o Senhor, veja o que Pink recomenda em seu livro: “Para que o leitor se beneficie realmente com a leitura dessas páginas, é necessário suplicar a Deus com seriedade e determinação para que ele os abençoe para seu proveito, que aplique a sua verdade à consciência e ao coração, a fim de que sua vida seja transformada.”

Então, caro leitor, convido você a curvar agora seu orgulho intelectual e suplicar ao Senhor, temor e clareza para conhecê-lo, para andar com ele piedosamente, juntinho, confiante, se deleitando por todo o caminho que vai nos levar de volta à Casa do Pai, nossa casa na Cidade Celestial.

Avante, ovelha!