‘Um cavalo chamado Elvis’: Como ser um policial me preparou para o ministério

Aos 36 anos, minha vida deu uma guinada inesperada na forma de uma mudança dramática de carreira. Fui aceito no que era então chamado de “Polícia de Strathclyde”. Isso aconteceu após quase dez anos de trabalho no ministério de jovens.

Pausa Temporária

Agora, eu sabia, mesmo antes de entrar para a polícia, que voltaria ao ministério de tempo integral em algum momento. Ser policial sempre seria temporário para mim. O que eu não percebi foi o quão relevante meu tempo na polícia seria para meu ministério atual. Deus estava trabalhando em minha vida, moldando-me em quem ele queria que eu me tornasse.

Depois de algumas semanas de treinamento, fui informado que estava sendo enviado para a K-Division, que foi apelidada de ‘Crazy K’. Ela ganhou esse apelido por um bom motivo, conforme eu logo aprenderia. A sede da K-Division era em Paisley, que fica nos arredores de Glasgow que é a maior cidade da Escócia. Existem duas delegacias de polícia em Paisley; uma no centro da cidade e outra – uma pequena subestação – em um “Scheme” (um Bairro de Moradias Sociais para Pessoas Carentes) chamada Ferguslie Park (conhecida localmente como ‘Feegie’).

‘Feegie’

Feegie é um pequeno Scheme nos arredores de Paisley e está listado como a área mais carente da Escócia, uma posição que ocupa desde 2012. Ao longo dos anos, a maioria das pequenas delegacias de polícia que existiam nos Schemes da Escócia foram fechadas, mas Feegie não. Este lugar requer sua própria força policial particular.

Passei a maior parte dos meus nove anos de polícia em Feegie. Às vezes, era extremamente difícil, mas passei a amar aquela comunidade.  Ao refletir sobre meu tempo como policial em Feegie, percebo que Deus o usou para me preparar para o ministério para o qual ele me chamou agora. Quando me proponho a revitalizar uma igreja em um dos Schemes mais difíceis de Glasgow, aqui estão três lições que estou levando comigo do meu tempo na polícia.

1. Segure seus nervos

Na polícia, cada dia era imprevisível. Precisávamos estar preparados para lidar com quase tudo. Num minuto eu poderia ser enviado a um vizinho para resolver uma disputa sobre a altura de uma cerca viva, e no minuto seguinte a alguém sendo atacado com uma espada de samurai.

Quando comecei em Feegie, não tínhamos permissão para patrulhar por conta própria devido a questões de segurança. Mas mesmo com um parceiro, se caminhássemos por certas ruas e falássemos com alguém, as pessoas sairiam correndo de suas casas, aglomerando-se ao nosso redor na tentativa de nos intimidar. Devo admitir que no início até funcionou, mas depois aprendi a controlar meus nervos.

Porém, eu realmente encontrei meu nicho ao andar pelas ruas do Scheme. Minha coisa favorita era sair à paisana (“não uniformizado”) e apreender o máximo de drogas que eu pudesse encontrar. Eu costumava trazer comigo drogas, incluindo heroína, crack, Diazepam e maconha. Eu conhecia cada usuário e traficante de drogas pelo nome, e cheguei ao ponto em que muitos deles, para ganhar tempo, simplesmente entregavam suas drogas quando eu os abordava. Deve ser dito, porém, que isso não aconteceu do dia para a noite. Demorou muito para construir essa confiança e respeito.

Caso você não saiba, existe uma profunda desconfiança – até ódio – da polícia nos Schemes da Escócia. Eu me encontrei em alguns ambientes muito hostis ao longo dos anos, às vezes em grande desvantagem numérica. Portanto, aprender a ficar calmo e confiante foi muito importante. Já consegui me livrar de muitas situações potencialmente perigosas. A gestão de conflitos era uma grande parte do meu trabalho na época, e tenho certeza de que será o mesmo em Maryhill onde estou agora.

2. Mostre respeito, conquiste respeito

Alguns policiais acham que o uniforme merece respeito. Isso pode ser verdade em certas áreas, mas não em Feegie. Alguns pais diziam aos filhos que nem falassem conosco na rua. Uma das coisas que eu diria aos jovens recrutas era que havia um conjunto diferente de regras ao trabalhar no Scheme. A principal delas é: tenha cuidado ao falar com as pessoas. Já vi muitos incidentes irem da calma ao caos em uma fração de segundo simplesmente devido à forma como os policiais falavam com alguém. Nos Schemes, se você for atrevido com alguém, eles não reclamarão com seus superiores ou escreverão uma carta com palavras fortes – eles vão dar uma cabeçada em você e, em seguida, passar a noite feliz em uma cela.

Descobri que as pessoas do Scheme me mostrariam respeito se eu mostrasse respeito. A melhor coisa sobre isso é que era muito fácil de conseguir. Afinal, como cristão, acredito que todo ser humano carrega a imagem de Deus. Aprender a falar com as pessoas é sem dúvida uma das coisas mais importantes que aprendi nos últimos anos. Esta é uma habilidade que tenho utilizado bastante realizando ministério nos Schemes.

3. Aprendendo a cultura do Scheme

Nada me surpreenderia em Feegie. Nada. Quando você pensa que já viu de tudo, um morador local passa por você no que parece ser uma carroça feita em casa, sendo puxado pela rua por um cavalo chamado Elvis que ele mantém em seu jardim da frente. História verídica. Os Schemes estão cheios de pessoas interessantes, criativas e engenhosas com um forte senso de comunidade. Todo mundo conhece todo mundo e as notícias viajam rápido.

Lembro-me de um incidente em que alguém supostamente fez um comentário impróprio para uma jovem, e antes que a polícia terminasse de tomar o depoimento dela, havia uma multidão de cem linchadores do lado de fora da porta da frente do suspeito. As Pessoas nos Schemes geralmente são rudes. Elas vão direto ao ponto. Colocando de outra forma, eles não sabem o que significa “rodeios”. Isso ajuda a pregar o evangelho, e agora me vejo apenas dizendo às pessoas que precisam encontrar o perdão em Jesus.

Frequentei a faculdade bíblica por quatro anos, fui pastor de jovens por dez anos, fui diácono e presbítero, mas Feegie é onde Deus realmente me ensinou como ministrar nas comunidades carentes da Escócia. Foi lá que vi o melhor e o pior da vida nos Schemes.

Por: Tommy Millar. © 20schemes. Website: 20schemes.com. Traduzido com permissão. Fonte: ‘A Horse Called Elvis’: How Being a Police Officer Prepared Me for Ministry.

Original: ‘Um cavalo chamado Elvis’: Como ser um policial me preparou para o ministério. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.