Deus usa todas as coisas

Por que nosso sofrimento nunca é desperdiçado

Recentemente, fui magoada por uma amiga por causa de um comentário insensível que ela fez. Minha primeira reação foi ficar chateada, e então comecei a catalogar mentalmente uma lista de queixas – me lembrando de todas as outras vezes em que fui magoada por ela.

Poderia ter terminado aí, mas quando me deparei com essas palavras de A.W. Tozer, comecei a pensar de forma diferente sobre a situação:

“Quando eu entendo que tudo o que está acontecendo comigo é para me tornar mais semelhante a Cristo, isso resolve muita ansiedade.”

Tudo o que está acontecendo comigo é para me tornar mais semelhante a Cristo. Nada está excluído. Alegria e dor. Paz e agitação. Plenitude e vazio. Sofrimento e bem-estar. Pessoas que me amam e cuidam de mim. E pessoas que me machucam ou me ignoram.

Deus governa cada detalhe

Estar ciente de que Deus está usando tudo para me tornar mais semelhante a Cristo me deixa menos ansiosa. Minhas lutas, em Cristo, não são condenação da parte de Deus (Rm 8.1). Deus é sempre por mim (Rm 8.32). Ele planeja todas as minhas circunstâncias para o meu bem eterno (Rm 8.28). Tudo em minha vida pode me direcionar a Cristo. Na verdade, deveria.

De repente, parei de me preocupar com o comentário da minha amiga e ponderei porque Deus poderia ter trazido essa situação para minha vida. Era uma pergunta simples, mas as respostas revelaram mais sobre meu coração do que o dela. As ações da minha amiga foram um caminho para Deus revelar uma camada de pecado em minha vida que, de outra forma, eu teria encoberto. Ao ver o pecado em minha resposta, fui capaz de confessar a Deus e me arrepender.

Sempre que me sinto aborrecida, frustrada ou zangada, penso que talvez Deus esteja me convidando a examinar meu próprio coração em vez de focar minha atenção externamente. Talvez minha irritação seja um convite do Senhor para ir mais fundo com ele. Deus pode estar fazendo algo muito mais importante e duradouro em mim do que o que percebo estar acontecendo comigo.

E porque Deus governa tudo que passa pelo meu caminho, nenhuma experiência é perdida. Tudo pode ser usado para me levar a Cristo porque, em última análise, ele faz todas as coisas para o bem. Minhas circunstâncias difíceis podem cultivar uma dependência de Cristo. Ensinar-me a orar com mais fervor. Dar-me a oportunidade de um ministério. Meus sucessos podem me levar a louvar e agradecer a Deus. Dar-lhe glória. Reconhecer meu pecado de orgulho e confessá-lo. Aprender a humildade ocupando o lugar inferior, mesmo sob os holofotes. Tudo pode ser um degrau para a santidade.

Abençoado quando está “no limite”

Ser magoado pela falta de consideração de um amigo é um mundo diferente de ser traído por um cônjuge ou sofrer de uma doença debilitante, mas o convite de Deus é o mesmo. Passei por todas as três provações e posso testificar que Deus usou cada uma delas, embora muitas vezes por meio das lágrimas, para me aproximar mais dele. E à medida que me aproximo e sou abraçada por meu Senhor, torno-me mais parecida com seu Filho.

A interpretação das Bem-aventuranças por Eugene Peterson ecoa lindamente essa ideia. Em sua paráfrase A Mensagem, Mateus 5.3-4 diz: “Abençoados são vocês, que nada mais têm para oferecer. Quando vocês saem de cena, há mais de Deus e do seu governo. Abençoados são vocês, que sofrem por terem perdido o que mais amavam. Só assim, poderão ser abraçados por aquele que é o amor supremo.”

Abençoado quando não tem mais nada a oferecer. Abençoado quando você perde o que mais amava. Aos olhos do mundo, isso parece loucura. É o oposto da definição mundial de “bem-aventurado”. Para o mundo, ser abençoado é ter tudo o que você deseja e muito mais. É realizar seus sonhos. É não ficar no limite e não perder tudo o que você ama.

Mas na economia de Deus, ser abençoado assume um novo significado. Somos abençoados quando não temos recursos humanos. Quando não temos nada próprio a que recorrer. Nenhum humano em quem confiar. Quando nada parece estar indo bem. É quando Deus e seu governo crescem em nossa vida. Há menos de nós. E mais de Deus. Quando perdemos o que é mais caro para nós na terra, valorizamos ainda mais o abraço de nosso Pai Celestial. Seu abraço é mais querido, mais precioso, mais espetacular do que qualquer coisa que poderíamos ter perdido.

Veja sua mão amorosa

Madame Guyon, uma escritora católica francesa dos anos 1600, teve uma vida difícil, marcada pela doença, abandono e humilhação. Aos dezesseis anos, seu pai a enganou para que se casasse com um homem vinte e dois anos mais velho e que sofria de gota. Ela se tornou sua enfermeira e cuidou dele incansavelmente, morando na casa de sua sogra, mesmo depois dela espalhar mentiras maldosas sobre sua nora.

As orações de Guyon refletiram sua profunda fé e confiança no caráter de Deus. Ela escreveu: “Ó meu Deus, o senhor fez meu pai me enganar quando eu queria ser freira, para que eu me voltasse para o senhor e deixasse que me amasse”. Ela também escreveu: “Ó meu Deus, o senhor permitiu que minha sogra espalhasse essas mentiras sobre mim para que eu me voltasse para o senhor com humildade e visse o quanto me ama”.

Em vez de ficar amargurada com a dor que suportou, questionando a bondade de Deus, ela escolheu ver a mão amorosa de Deus em tudo aquilo. Ela viu toda a sua vida nas mãos de Deus e todas as circunstâncias como oportunidades para se aproximar dele. Ela estava disposta a confiar em Deus completamente e entregar tudo a ele.

Ao teu dispor estão todas as coisas

O Salmo 119.90-91 diz: “… fundaste a terra, e ela permanece. Conforme os teus juízos, assim tudo se mantém até hoje; porque ao teu dispor estão todas as coisas.” (Sl 119.90,91). Todas as coisas são servas de Deus. Todas as coisas podem e serão usadas por Deus para cumprir seus bons propósitos para a alegria e glória eternas de seu povo.

Tudo o que enfrentamos pode nos tornar mais santos. Nossos aborrecimentos podem revelar nosso pecado. As pessoas que nos magoam nos dão oportunidades de perdoar. Nossas doenças físicas nos ensinam a depender de Deus. Nossos filhos rebeldes nos treinam para orar sem cessar. Tudo o que é difícil e parece errado em nossa vida é um convite divino para nos voltarmos para Deus.

Para viver plenamente essa perspectiva, precisamos estar presentes a cada momento. Buscar ativamente e perguntar a Deus o que ele está tentando nos mostrar. Ter consciência de que Deus está sempre agindo em nossa vida e confiar que cada circunstância pode nos aproximar dele.

Pois tudo o que nos acontece pode nos tornar mais semelhantes a Cristo.

Por: Vaneetha Rendall Risner. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: God Uses Everything.

Original: Deus usa todas as coisas. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.