Discipulando moças

Muitas vezes temos a concepção de que o discipulado é um estudo bíblico com horário marcado, uma vez por semana. Contudo, discipulado é muito mais o que fazemos do que o que falamos. Ser discípulo de Cristo é ter a vida voltada para ele. Não é um método, mas um estilo de vida. Onde podemos ver esse estilo? Nos Evangelhos. Eles são o maior modelo da vida cristã. Ser discípulo de Cristo envolve toda a sua vida. Discipular é uma extensão natural da sua identidade cristã. É uma comissão dada por Jesus Cristo (Mateus 28.18-20), ensinar o que temos aprendido.

O que seria uma vida devocional fast food? Você abre um aplicativo que traz uma breve reflexão sobre algum assunto. A promessa é que em poucos minutos poderá vencer o mal que habita em você. Você leu distraidamente o que alguém processou para você. Quais são os nutrientes que você obteve? Bem, talvez você tenha matado a fome por algum tempo, mas será que foi saudável? Jesus, em Mateus 4.4, disse: “Nem só de pão viverá o homem”. Poucos minutos dedicados não farão uma grande diferença. Para isso, é preciso . Fast food devocional produz espíritos e mentes anoréxicas e débeis. Aprender de Cristo é o mais nutritivo que você poderá ter. Um relacionamento saudável não pode sobreviver por meio de intermediários. Você precisa exercitar, ler, meditar e memorizar a palavra de Deus de forma constante. Você será vencida pela desnutrição se depender do fast food devocional, pois este produz apenas discípulos duvidosos.

Por que você imita quem imita? Em geral, imitamos a quem admiramos. E admiramos quem conhecemos. E conhecemos quem está perto. Não conhecemos apenas de forma intelectual, de ouvir falar. Para imitar a Cristo, você terá que conhecê-lo e se tornar como ele é. Isto é o devocional: amar a Cristo e ajudar pessoas a amá-lo. Mas, para isso, você precisa investir tempo em contemplar Cristo em sua conversa pessoal com ele, na qual você ficará extasiada e, assim, vai querer ser como ele. A melhor parte do discipulado é estar aos pés de Cristo e convidar alguém para estar ao seu lado, aprendendo.

No discipulado fast food, você segue quem primeiro aparece em seu caminho, em sua tela, nas imagens ou nas vozes que tem escutado, enfim, qualquer coisa que chega ao seu coração. Contudo, nosso coração é corrompido pelo pecado, enganoso, e não podemos confiar plenamente nele. Cuidado para não virar líquida, apenas seguindo o que a maioria diz.

Por exemplo, com relação ao casamento. A Bíblia mostra o casamento como uma figura da aliança de Cristo com sua igreja. Apesar de essa visão ser extremamente impopular no tempo atual, é importante tê-la em mente, a fim de manejar as expectativas nele depositadas. Quando Deus aponta para o amor de Cristo pela sua igreja, ele quer mostrar o amor como algo sacrificial. Podemos dar vários outros exemplos com relação às exigências e papéis das mulheres na sociedade, na igreja, no lar, etc. A contemporaneidade tem espalhado diversos conceitos contrários às Escrituras, que deturpam o papel e as expectativas das mulheres.

Efésios 5.28-33 ressalta o papel das esposas no casamento. 1 Coríntios 7.32-34 fala sobre como aproveitar o tempo de solteira, buscando aprender mais de Deus e aperfeiçoar os dons que ele deu a cada uma. Salmos 73.23-26 mostra como devemos estar satisfeitas em Deus acima de tudo.

Por fim, quero trazer uma breve reflexão. Em tempos de pandemia, 1 Timóteo 5.3-16, especialmente o último versículo, fornece uma base para nós mulheres que podemos auxiliar viúvas que podem surgir devido à pandemia. É possível ajudar de muitas maneiras, seja financeiramente, seja em pequenos gestos, como oferecendo companhia. Honre e cuide das viúvas. Não siga a cultura do mundo de desprezar os necessitados por não terem o que oferecer.

Discipulado envolve imitar o caráter de Cristo, andando com alguém para ajudar essa pessoa a perseverar no caminho, tendo desenvolvimento em santificação, aprendendo a amar a Deus acima de todas as coisas. O discipulado acontece na igreja local por meio do serviço com entusiasmo. Peça ao Espírito Santo que te dê alegria e capacidade de servir. O verdadeiro discípulo não é apenas um consumidor de fast food espiritual. Discipulado é ofertar os dons concedidos por Deus para serviço. Muitas vezes é um serviço de bastidores. Mas este é um trabalho que Deus fez com amor e diligência por toda a sua vida, e ele prometeu estar conosco a cada dia.

Como começar? Primeiro, ore pela intenção de discipular. Você mesma é uma discípula de cristo sendo moldada a cada dia por ele? Escreva o que você mais precisa hoje para ser mais parecida com Cristo. Faça uma lista de pessoas que você poderia discipular e estar mais próxima. Escolha uma delas, ore por ela e pense como pode estreitar laços com ela. O que impede você de começar um discipulado hoje?