O Discipulado e o Ministério de Mulheres

Quando pensamos no Ministério de Mulheres, estamos pensando de forma indissociável no discipulado. Em Mateus, Jesus ordenou que se façam discípulos: A Grande Comissão é a ordem de Jesus para cada um de nós que compomos a Igreja. Para cumprir esse propósito, a igreja precisa do processo de discipulado. (Mateus 28.18-20)

Em muitas igrejas locais, infelizmente, não há uma cultura em que pessoas solteiras convivem com famílias para aprenderem a servir a Cristo. Muitos homens não pastoreiam suas esposas, e muitas mulheres casadas (ou mais velhas) não discipulam as mais jovens.

É comum inexistir aconselhamento bíblico entre os próprios membros, sendo que o aconselhamento ocorre apenas no gabinete pastoral. Pouco se pensa em ajudar uma família ou um casamento em apuros, e poucos jovens se encontram com outros jovens para estudar as Escrituras. Nessa realidade, é necessário voltar às bases bíblicas de que a igreja deve ser discipuladora.

É de responsabilidade dos membros da igreja amar e ser responsáveis uns pelos outros, de acordo com o que escrito em Hebreus 10.24: “Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras”.

A igreja local deve ser uma comunidade que assume a responsabilidade por seus membros, conferido em Romanos 12.10, 13-15,18:

Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros […] compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade; abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram[…] se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.

Paulo nos adverte a dizer a verdade em amor, a fim de que a igreja amadureça; isso pode ser conferido em Efésios 4.13,15: “[..] até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo [..] mas, seguindo a verdade, em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”.

A Bíblia atribui a todos nós esse tipo de trabalho; João nos diz que devemos amar uns aos outros (2 João 5). Paulo escreveu aos Tessalonicenses 5.11 que devemos estimular uns aos outros e edificarmos uns aos outros: “Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo”.

Escrevendo aos Colossenses, exorta a que ensinemos uns aos outros, para o amadurecimento, em Cristo, “o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo”. (Colossenses 1.28)

Paulo, repetidas vezes, convoca-nos à imitação de seu exemplo, assim como ele foi imitador de Cristo, inclusive no gerar filhos espirituais. (1 Coríntios 5.15-16). Ele continua: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1 Coríntios 11.1) e aos filipenses, enfatiza: “Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós” (Filipenses 3.17). O mesmo princípio: “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco” (Filipenses 4.9). E complementa, escrevendo em 2 Timóteo 3.10, 11: Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé longanimidade, amor, perseverança, as minhas perseguições e os meus sofrimentos[…]. 

Certamente, Paulo imitou Jesus.  Jesus disse a seus discípulos, em João 13.35: Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos […]. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço […]. Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros. (João 15.8, 10, 16, 17)

Conhecer a Deus deve transformar nosso estilo de vida, segundo a Palavra escrita em Gálatas 4.9: “[..] mas agora que conheceis a Deus ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como estais voltando, outra vez, aos rudimentos fracos e pobres, aos quais, de novo, quereis ainda escravizar-vos?”.

Pesquisando o significado da palavra aperfeiçoar, temos que é “tornar-se perfeito ou mais perfeito; esmerar-se, aprimorar-se; ainda, completar, terminar (o que está incompleto, inconcluso ou o que carece de complementação).[1]

Pedro deixou escrito: “antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno” (2 Pedro 3.18).

De que forma é possível fazer isso?

Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisia e invejas e de toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso. (1 Pedro 2.1-3 )

Paulo ainda nos relembra que é necessário conduzir as pessoas ao crescimento e à edificação, por meio de Cristo. 

Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito. (Efésios 2.19-22)

O mesmo apóstolo recomenda: “Consolai-vos, pois uns aos outros. Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo” (1 Tessalonicenses 4.18)

Fazemos isso, na certeza da Obra que Ele está fazendo em nós, enquanto O obedecemos. “Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar”. (1 Pedro 5.10)

Esdras, no Velho Testamento, deixou um exemplo a ser seguido por nós, pois o seu coração estava disposto a ensinar a Lei do Senhor. “Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do Senhor, e para cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos” (Esdras 7.10).

O apóstolo Paulo enfatiza a importância de ter o alvo correto. “Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível” 1 Coríntios 9.25. E ele continua nos animando: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1.6)

No Ministério com mulheres, faz-se necessário ressaltar que a mulher cristã verdadeira deve ser caracterizada primeiramente pela convicção de ter sido salva por Jesus. A recomendação de Paulo é:

Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência, linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito, a fim de ornarem, em todas as coisas, a doutrina de Deus, nosso Salvador. (Tito 2.7-9)

O que o Senhor Deus pede de nós, é que precisamos ensinar a amar a Deus, guardar os Seus mandamentos, buscá-lo em santificação, com sabedoria e discernimento, vivendo na luz.

Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor requer de ti? Não é que temas o Senhor, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, para guardares os mandamentos do Senhor e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem? (Deuteronômio 10.12, 13)

Outro aspecto importante é o “domínio próprio”. A falta de domínio próprio em uma área de nossa vida torna-nos mais vulneráveis para a falta de disciplina em outras áreas importantes, principalmente em nossa carreira cristã. Isso faz parte da demonstração do fruto do Espírito em nossa vida. Gálatas 5.22, 23

“Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio.” (Provérbios 25.28)

É necessário ajudar as mulheres a entender que a pureza começa no coração. Jesus ensinou isso:

“[..] não é o que entra pela boca que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto sim, contamina o homem” (Mateus 15.11)

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?” (Ezequiel 17.9)

“Examina-me, Senhor, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos” (Salmos 26.2)

É necessário lembrar que os resultados não virão de nós mesmas, mas do Senhor.

“Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude” 2 Pedro 1.3

“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” Provérbios 4.18

Diante do exposto anteriormente, não devemos duvidar de que a Escritura Sagrada é autoritativa e orientativa para todo aquele que se encontra remido pelo sangue de Cristo. Certamente, ao obedecê-la, cumpriremos a proposta de vivermos a nossa carreira cristã, neste mundo, de maneira a glorificar a Deus, promovendo saúde espiritual para nossas almas.

”Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” Hebreus 4.12

O mesmo Jesus, deixou explícita a necessidade de sermos despertadas para o trabalho em Mateus 9.36-38:

Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.

Quando as mulheres cristãs amadurecem, elas tornam-se o tipo de mulher mais velha, descrita em Tito 2:

Sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.

Em 1 Coríntios, o apóstolo Paulo falou com esmero sobre as funções dos homens e das mulheres:

Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo. Porque, na verdade, o homem…[é a ] imagem e glória de Deus, mas a mulher é glória do homem. Porque o homem não foi feito da mulher, e sim a mulher, do homem. Porque o homem não foi criado por causa da mulher, e sim a mulher, por causa do homem…No senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem, independente da mulher, Porque, como provém a mulher do homem, assim também o homem é nascido da mulher; e tudo vem de Deus. (1 Coríntios 11.3, 7-9)

A Bíblia ensina que todos os cristãos devem estar envolvidos em um ministério de discipulado entre si. O autor de Hebreus assim expressa: “pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado” (Hebreus 3.13)

E para enfatizar a proposta, seguindo o mesmo princípio, Paulo escreveu:

Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos[…]E certo estou, meus irmãos, eu mesmo, a vosso respeito, de que estais possuídos de bondade, cheios de todo o conhecimento, aptos para vos admoestarmos uns aos outros. Romanos 15.1, 14

O Ministério de Mulheres na igreja local é um chamado para o discipulado bíblico, feito pelas mulheres salvas em Cristo Jesus, no poder do Espírito Santo, para a glória de Deus.


[1]DICIO. Dicionário Online de Português: Aperfeiçoar. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/aperfeicoar/>. Acesso em: 29 de abril de 2019.