Mulheres que servem a Deus

No Novo Testamento, as mulheres desempenhavam um papel na formação de assembleias e atuavam como anfitriãs nas casas onde os crentes se encontravam. Elas falavam em línguas, oravam e profetizavam e demonstravam grande atividade e caridade. (Atos 36-41).

Glória Furman e Kethleen Nielson[1], afirmam que o ministério proveitoso entre mulheres é fundamentado na Palavra de Deus, cresce no contexto do povo de Deus e tem como objetivo a glória de Cristo. Sempre é necessário ter o cuidado de não cairmos na tentação de focar mais nas necessidades e desejos humanos do que na provisão de Deus, em revelar-se a si mesmo a nós. O Ministério de Mulheres pode facilmente tornar-se algo sobre as mulheres, em vez de ser sobre mulheres reunidas para ouvir e seguir a voz de Deus, revelada em Sua Palavra. O ministério deve ser baseado na Palavra de Deus e ter sua centralidade na igreja local.[2]

O Deus do Universo fala conosco em Sua Palavra, então nossas vidas devem ser centradas em ouvir e viver essa Palavra. O ministério fundamentado nessa Palavra, não apenas ajuda a conhecerem e a servirem outras mulheres, mas basicamente as ajuda a conhecerem e a servirem juntas ao Deus verdadeiro.

É importante que cada mulher tenha o compromisso com a Escritura e tenha a contagiante alegria no evangelho!

É um Ministério que deve exaltar a Cristo, nosso Redentor e Senhor; assim, não conheceremos e serviremos somente às mulheres, mas as ajudaremos a conhecerem e a servirem juntas ao único Deus. Por isso é tão importante a igreja local, o corpo de Cristo, no qual Deus chama o Seu povo para encontrar sua identidade e enraizar seu serviço.

Em tempos de crises, as mulheres com frequência se voltam umas para as outras e abrem seu coração entre si. Deus criou as mulheres de tal forma que nós amamos cuidar e ajudar umas às outras. De fato, ajudar faz parte do que significa ser uma mulher. “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gênesis 2.18).

Claire Smith[3], relatou que Febe era uma serva da igreja e uma benfeitora que provavelmente dava assistência financeira, material e administrativa (Romanos 16.1,2). Priscila e seu marido instruíram privadamente a Apolo (Atos 18.26). Viúvas mostraram hospitalidade, lavaram os pés dos santos e socorreram atribulados (1 Timóteo 5.10). As mulheres eram cooperadoras de Paulo, presumivelmente na obra do evangelho, e arriscaram suas vidas por Cristo. Outras viajaram, trabalharam ou foram aprisionadas. Outras enviaram ou receberam saudações cristãs ou receberam cartas.

Há o ministério de mulheres como esposas e mães. Lóide, a avó de Timóteo, e sua mãe Eunice criaram-no para amar o Senhor e conhecer as Escrituras (2 Timóteo 1.5, 3.14-15). As dignas viúvas de Éfeso haviam sido fiéis aos seus maridos e criado bem seus filhos (1 Timóteo 5.9). Paulo até mesmo recebeu cuidado maternal da mãe de Rufo (Romanos 16.13).

Não menos importante são as prescrições ou as instruções sobre as mulheres envolvidas no ministério. Duas, em particular, nos vêm à mente.

A primeira diz respeito às mulheres que eram diaconisas ou esposas de diáconos; elas deveriam ser sãs na doutrina, piedosas e fiéis em seu modo de vida (1 Timóteo 3.11).

A segunda diz respeito à tarefa das mulheres mais velhas em Creta de ensinar o bem e, assim, corrigir e instruir as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e filhos e viverem vidas retas. (Tito 2.3-5). As mulheres mais velhas, no texto, devem exercer e assumir o papel de mães – mães espirituais – das mulheres mais jovens, que poderiam ser ou não da própria família. Em outras palavras, as relações entre as mulheres eram uma expressão dos laços familiares estabelecidos no evangelho (cf. 1 Timóteo 5.1-2).

Há mais comentários sobre o ministério de mulheres: a contribuição que as esposas fazem à piedade de seus maridos por meio da intimidade sexual (1 Coríntios 7.1-5) e ao compartilhar Cristo com eles (1 Coríntios 7.16; 1 Pedro 3.2); a necessidade de mulheres para cuidar de viúvas da família (1 Timóteo 5.16); e a maior liberdade das mulheres solteiras para servir a Cristo, em comparação com as irmãs casadas (1 Coríntios 7.8, 34, 40).

Finalmente, não podemos nos esquecer da ordem de Paulo a todos os cristãos, homens e mulheres, em Colossenses 3.16: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo, instruindo-vos e aconselhando-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração”. Ou seja, ao nos reunirmos, todos participarão e instruirão, encorajarão, repreenderão e aconselharão uns aos outros – mulheres e homens, jovens e velhos, quem quer que sejamos. E todos nós oraremos pelo avanço do Evangelho e apresentaremos o evangelho ao mundo com nossas bocas e em nossas vidas (Colossenses 4.2-6; 1 Pedro 2.11, 12).

Tal como nossos irmãos cristãos, nós, mulheres, somos capacitadas para as boas obras e ministério pelo Espírito de Cristo, e o nosso mandato juntamente com eles é encher a terra com a mensagem de Cristo e apresentar todas as pessoas perfeitas nele – mulheres e homens, meninos e meninas, em nossas famílias, dentro e fora de nossas igrejas, e em todo o mundo (Atos 1.9; Colossenses 1.28).


[1]FURMAN, G.; NIELSON, K. Ministério de Mulheres – Amando e servindo a igreja por meio da Palavra.  São José dos Campos, SP: Fiel, 2016, 356páginas.

[2]Ibid., página 16.

[3]SMITH, C. A Palavra sobre as Mulheres – Deleitando-se na Distinção. IN: FURMAN, Glória; NIELSON, Kethleen. Ministério de Mulheres – Amando e servindo a igreja por meio da Palavra. São José dos Campos, SP: Fiel, 2016, p.53-85.