Como arruinar sua vida aos vinte anos

Ninguém planeja arruinar sua própria vida. Ninguém faz do fracasso uma meta, uma resolução de Ano Novo ou uma parte integrante de seu plano de cinco anos. As crianças não sonham em crescer e se tornar um alcoólatra; os alunos não vão à aula para aprender como falir; noivas e noivos não vão ao altar esperando que seu casamento fracasse.

Mas vidas arruinadas acontecem – com muita frequência. E acontecem por causa das escolhas que fazemos. Muitas de nossas escolhas mais influentes acontecem quando somos relativamente jovens – velhos o suficiente para tomar decisões importantes, mas jovens o suficiente para que essas decisões tenham consequências desastrosas. Em outras palavras, essas são escolhas de jovens adultos.

Como podemos evitar cometer esses erros? Podemos começar ouvindo a sabedoria de Deus por meio do Rei Salomão. Embora Salomão tenha enfrentado grandes desafios mais tarde em sua vida por ter parado de seguir seus próprios conselhos, ele foi um dos homens mais sábios que já viveu, e Deus preservou alguns de seus melhores conselhos no livro de Provérbios.

A seguir estão sete maneiras pelas quais você pode arruinar sua vida ainda na casa dos vinte anos – com base no oposto do conselho de Salomão – junto com uma resolução sobre o que fazer em seu lugar.

1. Faça o que quiser.

Esta foi a maior mentira na qual acreditei nos meus vinte anos. Achei que poderia fazer o que quisesse e sair impune. Eu pensei, eu sou jovem e não estou machucando ninguém. Mas desde então aprendi o contrário.

Agora mesmo, você está no processo de se tornar o que será um dia. Você está se preparando para ser um ótimo cônjuge, pai, funcionário e amigo, ou para ser o oposto disso. Tudo o que você fizer agora o levará por um desses caminhos.

“O simples dá crédito a toda palavra, mas o prudente atenta para os seus passos.” (Pv 14.15)

Resolução: faça o que Deus deseja que você faça.

2. Viva além dos seus recursos.

Eu moro na cidade que praticamente inventou o termo $30k millionaire. Mas mesmo quando você gasta mais do que pode pagar, ainda assim tem que pagar por isso – mais juros. Ao viver “uma vida boa” agora, você garante que viverá a vida ruim de pagamentos de dívidas, privações e preocupações financeiras em suas décadas futuras. Muitas pessoas ainda estão pagando, hoje, por experiências que aconteceram há muitos anos, muito depois de a “gratificação instantânea” ter sido esquecida.

“O rico domina sobre o pobre, e o que toma emprestado é servo do que empresta.” (Pv 22.7)

Resolução: Viva de acordo com suas possibilidades.

3. Alimente um vício.

Quer se trate de álcool, dinheiro, drogas, pornografia, compras ou outra atração, a maioria das pessoas tem algum tipo de vício. Esses vícios trazem a morte: morte literal ou morte para os relacionamentos, liberdade e alegria.

Como os vícios acontecem? Você os alimenta. Quando você alimenta algo, ele cresce. Quanto mais você alimenta um vício, mais forte ele se torna e mais difícil é parar. A sabedoria está cessando agora, não mais tarde. Só fica cada vez mais difícil depois de cada “uma última vez”.

“A justiça dos retos os livrará, mas na sua maldade os pérfidos serão apanhados.” (Pv 11.6)

Resolução: Mate seus vícios de fome.

4. Ande com os tolos.

Fato: você está se tornando, em certo sentido real, como alguém com quem você anda. Dizem que você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo. Você faz o que elas fazem (porque estão fazendo juntos), você pega suas ideias e crenças e até aprende seus maneirismos e linguagem.

Então, se você andar perto de tolos, você se tornará um. Mas se você andar perto de pessoas sábias, que estão comprometidas em seguir a Cristo e fazer a diferença em suas vidas, então você se tornará sábio.

“Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau” (Pv 13.20)

Resolução: Ande com os sábios.

5. Acredite que esta vida gira em torno de você.

Você é uma das quase 7,6 bilhões de pessoas vivas atualmente e, embora seja especial, cada uma das outras 7.600 milhões de pessoas no mundo também é – e também os bilhões e bilhões que vieram antes, mas agora estão mortos e esquecidos há muito tempo. Você não é a estrela desse show. Você tem uma participação especial que poucas pessoas verão e que será esquecida assim que a cena mudar.

Pessoas que se tornam a maior realidade em seu mundo são disfuncionais. Elas sempre acabam desapontadas ou delirando. E quando elas deixam esta vida, seu mundo desaparece; elas não deixam nenhum impacto profundo. Se você quer ser importante e fazer a diferença, viva para Deus e sirva aos outros com sua vida. Jesus foi nosso maior exemplo disso. Ele nos serviu morrendo voluntariamente por nossos pecados na cruz. A pessoa mais poderosa que já viveu usou seu poder para servir (Mc 10.45; Fp 2.5-8). E ao morrer, ele nos resgatou do pecado e comprou o poder do qual precisamos para servir aos outros com nossa vida.

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” (Pv 16.18)

Resolução: Sirva aos outros com sua vida.

6. Viva para a gratificação imediata.

Quase nada que realmente valha a pena vem rapidamente. É preciso tempo e disciplina para se tornar um atleta olímpico (ou simplesmente entrar em forma), para obter um diploma, para se tornar um consultor financeiro credenciado ou para se tornar um bom marido ou uma boa esposa. E muitas das coisas que você realmente deseja a longo prazo podem ser prejudicadas se você se entregar ao momento. Você quer um casamento maravilhoso ou apenas uma noite maravilhosa? Você quer se aposentar em trinta e seis anos ou dirigir um carro de luxo pelos próximos trinta e seis meses? Em cada caso, escolher o último torna mais difícil (ou impossível) ter o primeiro.

“Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato os desperdiça.” (Pv 21.20)

Resolução: Espere pelo melhor de Deus.

7. Evite a prestação de contas.

Todos nós temos a tendência de errar, ficarmos cegos para nossas próprias falhas, ou nos convencer de que podemos mudar por conta própria, mesmo que nunca tenha funcionado no passado. É por isso que Deus nos criou para viver em comunidade com os outros: para que possamos encorajar uns aos outros, indicar os pontos cegos e ter ajuda em momentos de fraqueza.

Você está recorrendo à comunidade e à responsabilidade ou fugindo disso? A razão pela qual as pessoas evitam a responsabilidade é que não querem ser corrigidas, mesmo que isso signifique que continuarão a fazer o que está arruinando suas vidas. Se você realmente deseja mudar, e realmente deseja colocar Deus em primeiro lugar todos os dias, faça uma coisa simples como primeiro passo: encontre uma comunidade centrada em Cristo.

“Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido.” (Pv 12.1)

Resolução: não faça nada sozinho.

Em quem você se tornará amanhã

As pessoas não decidem arruinar suas vidas. Esperamos ser ótimos funcionários ou proprietários de negócios. Esperamos ser ótimas mães, pais, maridos ou esposas. Esperamos ter sucesso e contribuir com a sociedade. Esperamos ser fiéis em nossa caminhada com Jesus. Mas todas as caminhadas fiéis começam com pequenos passos fiéis. Grandes adultos maduros são criados por meio da fidelidade de jovens adultos.

Você está se tornando algo, e as resoluções que você toma, e mantém hoje, vão moldar quem você se tornará amanhã. Quem você quer ser quando crescer? Você será essa pessoa muito mais cedo do que pensa. O que você está fazendo, hoje, para se tornar ela?

Por: Jonathan Pokluda. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: How to Ruin Your Life in Your Twenties.

Original: Como arruinar sua vida aos vinte anos. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.