Um blog do Ministério Fiel
Fora de Controle e Sob Controle
Alguns dias parece que o mundo inteiro enlouqueceu e está girando fora de controle. Com todo o conflito e confusão, não podemos deixar de ter uma preocupação sóbria e sincera por nossos filhos e pelos filhos de nossos filhos enquanto enfrentam um mundo cada vez mais caótico e hostil. Mas, como mostra a história, este é basicamente o mesmo sentimento de nossos pais e dos pais de nossos pais — desde a queda.
O mundo, por outro lado, quer dar a impressão de que tudo vai ficar bem — que tudo está sob controle e que a paz mundial está ao virar da esquina se todos nós simplesmente cedermos, desistirmos de tudo em que acreditamos e nos dermos bem. A verdade é que não só tudo vai ficar bem; tudo vai ficar perfeito. Tudo está realmente sob controle, e a paz mundial virá quando o Príncipe da Paz retornar. Até aquele dia — e oramos para que aconteça rapidamente — lutamos contra o caos, o conflito e a confusão deste mundo, descansando no fato de que Deus é soberano e que ele tem o mundo inteiro em suas mãos.
O problema não está apenas no mundo, mas em nossos corações. Assim como o mundo quer dar a impressão de que tudo está sob controle, não só queremos apenas dar a impressão de que tudo está sob perfeito controle em nossos corações e casas, mas também queremos ter o controle total, como se reinássemos soberanamente sobre tudo. Queremos que todos gostem de nós, nos respeitem e queiram ser precisamente o que queremos que eles sejam. Além do mais, queremos que o mundo fique impressionado conosco e, às vezes, queremos que nossos amigos tenham um pouco de inveja de nós ao ver que parecemos ter tudo perfeitamente sob controle.
A vida nem sempre é boa, mas Deus é bom e está no controle. Uma maneira pela qual ele nos mostra que está no controle é mostrando que nós não estamos. Ele destrói nossas ilusões de uma vida perfeita deste lado do céu e nos deixa de joelhos por meio de provações, desgostos, mortes e doenças. Nosso amoroso Pai frequentemente nos dá provas, não para que possamos fugir da prova, mas para nos fazer correr para aquele que nos deu a prova. Porque nem sempre corremos para ele quando sentimos que tudo está sob controle. Além do mais, não oramos como deveríamos quando pensamos que temos tudo sob controle. A oração é a entrega de nosso pretenso controle sobre nossas vidas àquele que tem controle sobre elas e se preocupa com elas mais do que nós. E assim, somos instruídos a lançar todos os nossos cuidados sobre o Senhor — não apenas aqueles sobre os quais pensamos que não temos controle — olhando para Jesus, o Autor e Aperfeiçoador de nossa fé.