Pastoreando almas no trabalho diário do pastoreio

Os pastores sentem muita pressão todos os dias. Seja porque alguém deseja que ele faça alguma coisa, seja por causa do trabalho que há para se fazer, a questão é: como aproveitar bem o tempo? O que o pastor deve fazer? Quais devem ser as prioridades diárias de todo pastor? Com base em textos como 1Pe 5.1-4 e Hb 13.17, vemos a importância de todo pastor investir tempo no pastoreio das almas que lhe foram confiadas. Há muitos aspectos do ministério que não têm nada a ver com o cuidado de pessoas.

Observemos dez prioridades do ministério pastoral com relação às almas que estão na igreja. E, apesar do evangelismo não estar nesta lista, esta é uma tarefa muito importante, algo em que todo pastor deve investir tempo. Contudo, veremos prioridades voltadas para o pastoreio das ovelhas de Deus, não necessariamente deixando de lado tarefas de alcance aos perdidos.

  1. Defenda a verdade. Isso significa defender tanto o Antigo quanto o Novo Testamento, pregando ambos. É importante que a congregação tenha o equilíbrio entre as duas partes. Além disso, não podemos evitar passagens difíceis. Declare Jesus Cristo e sua obra em sua pregação. Se perdermos a verdade, perdemos tudo. Além disso, exercite a supervisão. Os pastores guardam a verdade tendo-a como parte de tudo o que fazem no pastoreio. Cada reunião, cada culto, cada sessão de aconselhamento devem estar saturados da palavra de Deus.
  2. Pregue a palavra. A Escritura diz para pregar a palavra a tempo e fora de tempo. Primeiro, pregue a palavra de forma expositiva. Pregue livros inteiros da Bíblia, seja do Antigo ou do Novo Testamento. Quando livros inteiros são pregados, não há como evitar passagens difíceis e, dessa forma, o povo também não ficará com medo de tais passagens. Além disso, seja fiel em sua pregação. Você não pregará um sermão memorável todo domingo, nem é por meio deles que a igreja ficará madura, mas sim por meio dos sermões aparentemente medianos porém constantes na fidelidade.
  3. Ore pelo rebanho. A Bíblia está repleta de ordens sobre oração em favor do povo de Deus. Nós, pastores, devemos dar exemplo ao rebanho em oração. Ademais, ore de forma intencional por cada um. Crie um sistema de modo que você ore por cada alma sob seus cuidados.
  4. Seja exemplo. Com base em 1Pe 5.1-4 novamente, temos a tarefa de ser modelo para o rebanho. Um dos melhores meios de sabotar o ministério é pregar algo no púlpito com paixão, mas fora dele viver de forma totalmente diferente. Não importa o maravilhoso pregador que você seja, se você não viver o que prega, será um fracasso prático. Da mesma forma, seja humilde. Não seja arrogante nem abuse de sua autoridade. Você é um ser humano e comete erros; portanto, peça perdão quando isso acontecer.
  5. Visite os enfermos. Os dois lugares mais importantes para o ministério são hospitais e funerais. Contudo, os jovens pastores tendem a fugir deles, muitas vezes por medo do que vão ver, de ficar doentes ou simplesmente de não saber o que dizer. Nessas situações, abra a Bíblia e leia as Escrituras com eles. Se você não sabe o que dizer, ou não fale nada, ou deixe que Deus fale tudo. Aproveite as oportunidades de cuidar do povo quando estiverem em situação difícil.
  6. Conforte os enlutados. Em João 11, vemos que, mesmo sabendo que ressuscitaria Lázaro dos mortos, Jesus gastou tempo confortando os que sofriam. Os cirstãos são chamados a consolar uns aos outros com a esperança de Cristo. Os pastores podem fazer isso de forma especial em funerais. Ajude as pessoas a passar por tal sofrimento lembrando-lhes não apenas da realidade da morte, mas também da esperança de Cristo.
  7. Cuide das viúvas. Essa é uma questão central em Atos 6. Visite-as e não deixe que as viúvas na congregação sejam esquecidas.
  8. Confronte o pecado. Muitos pastores o evitam por ser uma tarefa difícil, mas ao confrontar o pecado, estamos obedecendo uma ordem direta das Escrituras. Ao fazer isso, estamos cuidando das almas.
  9. Encoraje os irmãos mais fracos. 1Ts 5.14 ordena que amparemos os mais fracos. Ora, todos somos fracos em algum nível, por isso todos precisamos de Cristo e uns dos outros. Contudo, há pessoas que precisam de ajuda especial. Como identificá-los? Eles tomam muito tempo, temos que repetir diversas vezes os mesmos ensinamentos e não os vemos crescer da maneira que esperamos. Mas tenha paciência. Ajudar os fracos é um trabalho vagaroso. Não é porque você não está enxergando a obra de Deus na vida deles que Deus não está trabalhando. Além disso, integre-os com outros membros que possam ajudá-los.
  10. Identifique e treine líderes. Saulo e Barnabé foram treinados na igreja de Antioquia, por exemplo. A igreja local possui a responsabilidade de treinar líderes, e os pastores devem liderar este processo. Para isso, teste-os e avalie se parecem demonstrar vocação; treine-os, de modo que eles o acompanhem em diversas atividades pastorais; confirme a vocação deles e, depois, é hora de enviá-los para o campo.

Essas são as dez prioridades do ministério pastoral. Avalie seu próprio ministério com base nessa lista. Essa lista reflete como você investe seu tempo? Ou você lida com outras coisas que não estão nessa lista? Se o chamado de Deus para você é pastorear o rebanho de modo que prestará contas das almas, essa é a forma como Deus avalia o nosso ministério. No fim, Deus não se importará com o tamanho da sua igreja ou com a aparência do templo, mas com o cuidado que dispensamos às almas que ele nos confiou.