A mulher sábia é

“A mulher virtuosa edifica o lar”, diz o provérbio salomônico. Mas é um erro pensar que a mulher sábia é essencialmente ativista. A mulher sábia É.

No Éden, Eva foi criada como “auxiliadora”. Antes que os críticos se apressem em concluir que tal papel seja de pouca importância, é necessário analisar a lição de John Walton. Ele ensina que o termo “auxiliadora”, no original, tem a mesma raiz semântica do termo que expressa a ajuda de Deus para salvar a alma humana.

A única conclusão possível é a de que, na verdade, Eva foi criada para complementar Adão naquilo que ele não era capaz. Nesse sentido, a mulher sábia é instrumento divino que redime a masculinidade, porque sua presença é capaz de impulsionar o homem a juntar o melhor de si para ser dois em um.

Ortega y Gasset observa que, enquanto o homem é definido pelo fazer, a mulher é definida pelo ser. Não quer dizer que a mulher não exerça tarefas; pelo contrário, realiza muitas, mas não são essas tarefas que a definem. Podemos dizer que a mulher sábia faz por um desaguar do ser. Ela trabalha fora de casa, mas nenhuma tarefa que realiza poderá ser maior que edificar sua família.

A alma feminina é atmosférica, abrangente e se estende como clima do lar, educando as crianças e civilizando o homem no matrimônio.

Um lar é edificado na proporção da sabedoria que a mulher traz consigo. Não confunda; a mulher não domina o lar, não impera com força sobre ele. A grandeza do espírito feminino centrado em Deus lança nas bases da família os limites da edificação da casa. A mulher sinaliza na família valores mais elevados, encoraja o bem, fomenta sensibilidade, doçura e oração. A mulher virtuosa exige, simplesmente por ser. O homem que encontra uma mulher virtuosa sai de si e se sente compelido a servir.

A mulher sábia edifica o lar com alma repousada em Deus, sabe que sua vocação é exalar prudência, cortesia e encanto. Concilia e não incita a ira, encoraja ao invés de reclamar. Busca no Criador força para não agir como a mulher insensata que, como Eva, põe à mesa com suas próprias mãos o fruto proibido, ruína da sua própria casa.

Que sublime missão espiritual Deus deu às mulheres!