O Senhor dos Exércitos se importa com vestidos

Há pouco mais de um ano, minha avó partiu. Confesso que não tenho lembranças muito vívidas dela, passei a maior parte da minha vida distante dela, e os últimos anos de sua vida ela passou acamada. Mas guardo uma lembrança muito vívida em minha mente e, talvez, eu tenha reservado, cuidadosamente, a melhor de todas elas.

Por algum tempo, na minha infância, minha avó morou conosco. Ela sempre foi uma mulher de muita oração e, sempre que podia, separava um momento do dia para orarmos juntas. Certo dia, ela me disse:

— Prisca, você pode pedir a Deus tudo aquilo que necessita, basta orar e dizer isso a Ele. Ele pode te conceder qualquer coisa. Você crê nisso?

Eu tinha uns quatro anos na época, e respondi que sim. Então, ela me perguntou:

— O que você gostaria de pedir a Deus?

— Um vestido bem bonito, eu respondi.

Então, naquela tarde, nós oramos pelo meu vestido. E eu, com toda a minha fé de criança, cri que Deus me enviaria um vestido bem bonito, conforme lhe havia pedido.

A quilômetros dali, naquele mesmo dia, um colega de trabalho do meu pai, a quem ele havia emprestado dinheiro há algum tempo, resolveu quitar a dívida. Saindo do trabalho, enquanto dirigia, meu pai decidiu parar numa loja, despretensiosamente, para ver algo. Ao entrar, ele se viu atraído para a seção de roupas infantis. E foi ali que ele avistou um “vestido bem bonitinho”, como ele costuma dizer, e pensou:

— Esse vestido ficaria muito bem na Prisca. Vou aproveitar esse valor que recebi e levá-lo para ela.

E assim o fez. Chegando em casa, eu o recebi na porta, como fazia de costume, saltitante e perguntando:

— Papai, você trouxe o meu vestido?

Sem entender nada, meu pai perguntou que história era aquela de vestido. Minha avó, então, lhe explicou sobre a conversa que havíamos tido à tarde e a oração que eu havia feito, pedindo a Deus um vestido. Extremamente surpreso e compreendendo a boa graciosa mão de Deus, meu pai me entregou o pacote com o meu vestido bem bonito. O vestido pelo qual eu havia orado!

Sinceramente, eu não lembro como era o vestido, mas nunca me esqueci dessa experiência. Ela é a minha melhor memória com a minha avó e uma das minhas mais doces experiências com Deus. O Senhor de todo o universo parou para ouvir a oração de uma menininha, que lhe pediu um vestido bonito — e ele ainda para.

Mais de vinte anos se passaram, minha avó não está mais aqui conosco e o vestido nem existe mais, mas o Senhor do universo continua aqui e, para ele, eu ainda sou a mesma menininha.

De tempos em tempos, eu preciso recordar a fé daquela menininha e crer que Deus se importa com meus tímidos anseios, os quais têm seus inconvenientes. Crescemos e, de repente, achamos que Deus está ocupado demais para ouvir as nossas orações mais simples e atender aos nossos pequenos pedidos ordinários.

Deus se importa com os nossos pedidos grandiosos por cura, um novo emprego, casamento e filhos. Mas Ele também se importa com aqueles pedidos que, por vezes, achamos que não valem o bastante para incomodá-lo.

Deus é o Senhor do universo, mas ele nunca está ocupado demais para os seus filhos; Ele atende aqueles que se apresentam diante do trono da graça rogando por um milagre, mas ordena que se aproximem também menininhas de joelhos ralados para pedirem seus singelos vestidos, dos quais nem se lembrarão depois, mas ele sempre se lembrará, pois nunca se esquece.

Se o Senhor do universo se importa em combinar até mesmo a roupa dos lírios, não se importaria com os pequenos anseios e inquietações do seu coração? Se o Senhor do universo encontra tempo para colorir os céus com cores bonitas, não se importaria com a petição de um filho seu?

Ah, ele se importa, e como se importa. Talvez, minha irmã, falte em nós um pouco mais de ousadia, coragem para pedir, como crianças. Não deveríamos deixar de pedir ao Pai aquilo por que ansiamos, não deveríamos nos preocupar tanto em elaborar pedidos bastante espirituais para não sermos malvistas por Deus.

Talvez seja apenas um alimento que você deseja comer. Então peça! Ou, talvez, uma roupa que você deseja vestir. Peça-lhe! Quem sabe, um lugar onde você deseja morar. Ora, não deixe de pedir. Nosso Pai é bondoso e atencioso o bastante para ouvir, considerar e atender nossas orações, segundo a sua boa vontade.

O que você precisa pedir a Deus hoje? Pode ser grande ou pequeno, tudo bem. Traga a sua pequena fé. Apenas peça, Ele é muito mais generoso do que ousamos imaginar. Vá, experimente!