Não deixe de levar seus filhos à igreja

Uma das minhas maiores inquietações depois que o meu filho nasceu era como seria estar com ele no culto.

Lembro-me de que, antes de retornar aos cultos, me senti bastante ansiosa sobre como seria estar com ele nesse ambiente totalmente novo para ele. Será que ele iria estranhar? Iria dormir ou chorar? Aceitaria o colo de outras pessoas? Eu deveria deixá-lo com outras pessoas? E se ele começasse a “atrapalhar” o culto com o seu choro e gritinhos de excitação? Eu deveria permanecer ali ou sair?

Eu tenho certeza de que não sou a única mãe que já passou ou está passando por isso. Como cristãos, o Dia do Senhor é uma parte importante das nossas vidas e é fundamental ensinar isso aos nossos filhos desde pequenos.

Em nossa família, concordamos que desde pequeno, nosso filho cultuaria junto conosco, aprendendo os cânticos, ouvindo a Palavra e desfrutando da comunhão com o povo de Deus. Com isso, nosso desejo era de que ele pudesse, o mais cedo possível, aprender as bênçãos da família da fé.

Um dia diferente dos demais

O domingo é um dia diferente dos demais. Ao longo da semana tentamos reproduzir uma rotina fixa com os nossos filhos, com horários programados para acordar, tomar banho, comer, tirar sonecas, brincar e, finalmente, dormir. Mas, o domingo é aquele dia atípico que desconfigura as nossas rotinas.

O domingo é o dia em que saímos de nossas rotinas ordinárias para desfrutar da extraordinária comunhão com os santos e nossos filhos precisam vivenciar (e aprender a apreciar) essa realidade.

Nossos filhos precisam sair da rotina aos domingos, eles precisam aprender que neste dia deixamos de lado nossos afazeres e rotinas para nos reunirmos com a família da fé.

Sim, levar os nossos filhos ao culto tem um preço: precisamos sair da nossa rotina, não com pesar, mas com alegria e fé. Alegria de irmos à casa de Deus e levarmos os nossos filhos até lá. Fé de que essa é uma semente que estamos plantando em seus corações. Fé de que mesmo que nesse dia, a rotina fique um pouco bagunçada e o sono um pouco atrapalhado, as boas sementes plantadas com sacrifício darão bons frutos.

O culto é essencial

Racionalmente falando, deixar de ir à igreja e ter uma rotina mais cômoda pode ser tentador. Sim, eu sei como é difícil, sei como é cansativo, sei o quanto isso exige de nós. Acordar mais cedo, chegar em casa tarde, preparar a roupa, a “mala de viagem”, tentar prever um milhão de possibilidades, alimentar as crianças, tudo isso, sabendo que provavelmente não conseguiremos prestar muita atenção ao sermão, teremos que sair em algum momento para trocar fraldas, dar de mamar ou levar ao banheiro.

E além de tudo isso, ainda corremos o risco de lidar com o sentimento de que a presença de uma criança no culto pode ser incômoda para alguns – não deveria -, e que, vez ou outra, iremos nos deparar com olhares de reprovação. Será que ainda assim, vale a pena o esforço?

Sim, vale. Ao nos dirigirmos semanalmente ao culto público testemunhamos a centralidade do culto em nossas vidas.

Talvez você seja uma mãe cansada e desanimada com a rotina do domingo, talvez você já esteja há semanas ou meses sem cultuar presencialmente. Você tenta justificar sua ausência, colocando a culpa nas crianças, nos atrasos, ou nas pessoas da igreja, que sequer se oferecem para te ajudar.

Talvez você seja uma mãe sozinha na igreja e isso torne tudo ainda mais difícil. Mas, eu quero te encorajar a perseverar. Cultuar é uma necessidade essencial, não somente para você, mas para seus filhos, também, e eles precisam saber disso desde a infância.

Lamentavelmente, muitos pais são negligentes e deixam de ir ao culto com seus filhos, pelas mais diversas razões, acreditando que isso não terá grande impacto em suas vidas, afinal, são apenas crianças, não é mesmo? Então, quando chega a temida adolescência, e os filhos não querem ir à igreja, eles se perguntam o porquê. Bem, a resposta é simples: eles acreditam que o culto não é algo essencial na vida deles.

Nossos filhos devem aprender, desde cedo, que há um dia na semana em que nossa rotina é especial, eles devem ser intencionalmente inseridos nessa rotina extraordinária que quebra a nossa rotina ordinária, para que possam se adaptar aos ritmos sons e vozes do domingo.

A infância tem só 624 domingos

Você já parou para pensar nisso? A infância só tem 624 domingos. Sabemos que o culto cristão não se restringe aos domingos e não ao espaço físico da igreja, contudo, como pais, é nossa responsabilidade ensinar os nossos filhos a amarem e celebrarem o Dia do Senhor, compreendendo a beleza e a graça que há em ser parte do povo de Deus.

Portanto, no que depender de nós, não devemos privar os nossos filhos de experimentarem a graça Divina derramada sobre o seu povo a cada domingo, quando os santos se reúnem para a adoração, a oração, o ensino e a comunhão.

Como pais, devemos trabalhar para que nossos filhos encontrem na igreja sua família espiritual. Assim, mesmo quando  não pudermos estar presentes, eles se sentirão parte desse povo e se o Senhor assim o quiser, Ele os salvará.

Que não privemos os nossos filhos dessa comunhão e aproveitemos cada um desses 624 domingos.

Dicas práticas

É bastante desafiador para uma mãe com filhos pequenos toda a logística de levá-los ao culto. Por isso, permita-me compartilhar algumas dicas práticas que podem ser bem úteis para te ajudar a otimizar a rotina do domingo.

Programação

Bem, se você é mãe, então, sabe o quão importante é fazer as coisas com antecedência. Então, não deixe tudo para a última hora. Programe-se, crie rotina boa e agradável para o domingo, para que todos possam desfrutar de momentos de paz, alegria e comunhão em família.

Antecipação

Independentemente da idade do seu filho, comece a falar com ele na véspera sobre o Dia do Senhor, explique de forma simples, que “amanhã” vocês irão à igreja prestar culto junto com outros irmãos, explique o que vai acontecer no culto e a importância de estar atento a cada momento. Talvez ele não compreenda, mas esse é um exercício importante, que com o tempo fará todo o sentido.

Planejamento

Deixe as roupas prontas, a mochila organizada com o máximo de antecedência, se há programação matinal, arrume a mesa do café à noite e deixe o máximo de coisas preparadas.

Pense no que você vai usar: roupa, cabelo, maquiagem, acessórios. Isso lhe poupará tempo e energia.

Expectativas

Reduza as expectativas em relação ao sono. Se não fizer isso, você pode acabar se frustrando à toa. Se o seu filho não quiser dormir antes de ir ao culto, não faça disso um motivo de estresse, nem para você, nem para ele. Apenas, faça a próxima coisa.

E lembre-se:  você segue uma rotina semanalmente, então, um dia na semana não irá desfazer isso. Deus é tão gracioso que permite que o sono de nossos filhos seja reparado.

Uma palavra final

Talvez você não tenha filhos ou eles já estejam maiores. Eu gostaria muito de te encorajar a ser bênção na vida das mães da sua igreja.

Empreste os seus braços para uma mãe cansada. Por vezes, a mãe não consegue acompanhar a mensagem e tudo o que ela precisa é de braços solidários estendidos para ela e para seus filhos. Seja solidária, se puder, pegue o bebê no colo, ajude com a criança; dê a essa mãe o alívio que ela precisa.

Há muitos relatos, especialmente, de mães solteiras ou separadas que acabam deixando de ir à igreja porque não recebem esse apoio na igreja. Seja sensível, se disponha. Estar com as crianças no culto não é fácil para uma mãe, pergunte como pode ajudar.

Concluindo, não prive seus filhos de irem à igreja; de conviverem com a família da fé. Não os prive de ouvirem os hinos entoados, a Palavra pregada e as orações proferidas. Há dificuldades? Há. Mas, que as dificuldades da rotina não sejam limitações para a adoração pública.

O Dia do Senhor é a melhor quebra das nossas rotinas, e a cada quebra, semanal, somos remodeladas para servirmos melhor em nossas rotinas ordinárias.

Abraços fraternos de uma mãe que segue insistindo.