3 livros para ajudar as aflitas, ansiosas e despedaçadas de coração

Temos tido dias difíceis, com doenças, guerras, conflitos dentro de casa, no trabalho… Ops! Mas não foi sempre assim? Jesus nos avisou: “No mundo tereis aflições”; sim, ele fez isso, mas nós não queremos ouvir! Então, quando nossos olhos e ouvidos estão desvirtuados, e nossa mente e coração estão corrompidos pelos nossos desejos, Deus “toca a trombeta” para sairmos de nosso mundinho encantado dos prazeres da carne e nos voltarmos com mais intencionalidade para as pessoas que precisam de ajuda, consolo, ânimo e esperança.

A Bíblia fala de consolarmos uns aos outros, de amarmos uns aos outros, e agora vem aquela interrogação em nossa mente: “Como eu faço isso na prática?”

Talvez, em seu contexto de igreja, você esteja sendo educada a praticar a mutualidade, ou talvez você nunca tenha ouvido falar sobre isso. Eu quero te pegar pela mão (e pelo coração) e te dar uma ajuda, básica, de algumas leituras que podem iluminar sua caminhada de ajuda mútua.

Você pode convidar uma amiga para ler com você, ou duas, ou três, e, juntas, com a direção do Maravilhoso Conselheiro, podem se ajudar e ajudar aos que sofrem ao seu redor.

#Livro1

Confiando em Deus, mesmo quando a vida nos golpeia, aflige e fere

Autor: Jerry Bridges
Editora: NUTRA Publicações

Uma pergunta que sempre nos acomete quando a calamidade chega em nossas vidas é: “Será que Deus está mesmo no controle?”. Bem, se tem algo nesse livro que vai te ajudar, é ser lembrada que DEUS É SOBERANO, que ele reina, que ele atua no mundo hoje, e que o que você sente não é a verdade sobre quem Deus é!

“Para confiarmos em Deus, precisamos sempre enxergar nossas circunstâncias adversas por meio da lente da fé, e não do que sentimos” – Jerry Bridges

Bridges fala da Soberania de Deus como atributo, explica a soberania de Deus sobre os homens, sobre a criação e os eventos, sobre as nações (são 6 capítulos sobre Soberania de Deus!) e como que o conhecimento da soberania de Deus torna nossa confiança em Deus robusta para passarmos pelas tempestades com o coração em Cristo, o Senhor.

Nos outros capítulos, o autor segue falando sobre Deus, sua sabedoria, seu amor, como experimentamos o amor dele, como confiamos em Deus sobre quem nós somos e como esse conjunto de conhecimentos nos faz atravessar com viva confiança em Deus as adversidades.

Perceba que o autor diz mais sobre Deus do que sobre mim e você, isso deve nos sinalizar em quem temos que colocar nosso foco.

Eu poderia escrever uma enorme e merecida resenha sobre o poder da escrita de Jerry Bridges nesse livro, mas meu intuito é apenas apresentar para você, leitora, um bom recurso para te auxiliar em meio às intempéries de nossa existência.

#Livro2

Vencendo Medos e Ansiedades

Autora: Elyse Fitzpatrick
Editora: Fiel

Nem precisamos esmiuçar muito o tema para saber que todas (sem exceção) sofrem desses males: medo e ansiedade. Então, aqui está um material que será uma ferramenta útil e prática para entender, lutar e vencer medos e ansiedades.

Elyse é conselheira bíblica com várias décadas de experiência, tem ministrado cursos, palestras e tem bastante material escrito e impresso, inclusive em língua portuguesa. Nesse livro ela divide o tema em 3 partes, o que é bem didático:

  1. Entendendo os medos;
  2. A fonte de seus medos;
  3. As respostas de Deus para os seus medos.

Considere um ganho conhecer como o medo e a ansiedade funcionam. Saber como nós reagimos aos estímulos externos e internos é um passo grande para encontrarmos a vitória sobre o mal que nos acomete.

Em seguida, a autora nos aponta os motivos mais frequentes que dão início ao medo e à ansiedade, e inclusive algumas coisas que costumamos achar que são virtudes, como o perfeccionismo, podem ser uma fonte de ansiedade maligna.

E para finalizar, na 3ª e última parte, composta de cinco capítulos, Fitzpatrick lança luz e esperança que nos resgata do meio dos escombros e nos faz sair para a vida renovada em Cristo. Advinha! Um capítulo todinho sobre a SOBERANIA de DEUS, esse e outros atributos nos são apresentados para apontar a solução do mal, Deus.

Leitura intensa e com verdades bíblicas sondadas a fundo, altamente recomendado para você que sofre de medo e ansiedade ou para você que conhece alguém que sofre desses males.

#Livro3

Recolhendo os Pedaços – Recuperando-se de relacionamentos que chegam ao fim

Autor: Lou Priolo
Editora: Batista Regular

Lou Priolo é um reconhecido conselheiro bíblico, tem bons livros publicados, diria que é quase impossível não ser edificada pela leitura de qualquer material que ele se aplicou a escrever.

Esse é um pequeno grande livro (254 páginas) que vai prestar socorro aquelas pessoas que, sem esperar ou planejar, foram acometidas por um rompimento de um relacionamento de casal.

O autor oferece 31 ricos estudos bíblicos para recuperar a perspectiva de Deus sobre a vida dos que sofrem. Priolo aponta para Cristo, nosso Senhor e Salvador, de maneira que as feridas que já foram carregadas pelo Servo Sofredor, ofereçam cura aos que estão sofrendo a dor do rompimento, juntando os cacos e recolhendo os pedaços (o título é perfeito!).

Eu mesma usei esse material como ferramenta para ajudar uma amiga, irmã em Cristo, quando ela foi “escurraçada” de um longo relacionamento conjugal.

São 31 curtos capítulos escritos para serem usados em dias subsequentes como um estudo, confrontando seus pensamentos, emoções e atitudes com o que Deus diz sobre feridas, rompimentos, ira, dor e lamentações.

Andar com irmãs que passam pelos desafios do mundo caído é muito mais uma questão de amor do que de método; porém, boas leituras podem clarear nosso entendimento do que Deus requer de nós em meio às trevas de nossas dores, medos e desgraças.

Confiar em Deus, vencer os medos e juntar os pedaços pode ser feito em três pessoas: a sofredora, a irmã que ampara e o Maravilhoso Conselheiro.

Avante, ovelha!