A alegria vencerá

Transcrição do vídeo

A natureza e a pessoa de Deus não nos dão garantias terrenas de que não teremos noites de choro; mas, em Cristo, Deus nos dá garantia final, estabilidade final, a certeza de alegria final. A noite vai acabar, a manhã virá e a alegria será definitiva para você, em Cristo. Então vamos terminar no versículo 12, que conclui o Salmo 30. De “Eu te exaltarei” no versículo 1; no verso 4, louvor e gratidão; volta para louvor e gratidão nos versos 11 e 12, fechando o Salmo. E esta é a segunda observação aqui, nos versos 11 e 12: Deus converte o pranto em dança, diz Davi, “para que o meu espírito te cante louvores e não se cale”. O que Davi quis dizer?

“Para que a minha glória te louve.” É uma expressão estranha para nós em inglês no século 21. Essa deve ser a frase mais importante para nós compreendermos o que Davi quis dizer, porque o inglês é muito diferente. Esta frase, “minha glória”, é poética para todo o ser, a pessoa inteira. Vemos isso em Salmos 16.9 e Salmos 108.1. Davi basicamente diz que todo o meu ser louve o Senhor e não fique em silêncio. Em outras palavras, agora, para Davi, do lado de fora da cova, a adoração de Davi foi ampliada: ele não está apenas louvando com a boca, mas com todo o seu ser, ele diz.

E o que verso 11 menciona ser mais que palavras da boca para fora? O verso 11 diz: dança! Ele não apenas diz: “Tu converteste meu choro em alegria!”. ou “Converteste meu pranto em cânticos!”. Ele diz que o pranto foi transformado em dança. Tu convertes meu pranto em alegria de todo o ser. Em outras palavras, toda a pessoa importa na adoração a Deus. A mente importa, experimentar a alegria no coração importa; a voz importa, cantar importa, dançar importa. A vida inteira vivida como sacrifício, à imagem de Deus no mundo, importa! Lembre-se do argumento de Davi, verso 9: se ele morresse, se perdesse o corpo, sua voz não poderia mais adorar. E agora, o ápice da declaração de Davi: ele vai adorar a Deus com seu espírito, com todo o seu ser.

Toda a sua pessoa, seu coração, sua voz, todo seu corpo. Ele vai dançar, vestido de alegria, para que o mundo veja; ele vai dançar para adorar a Deus com todo o seu ser. O que, de forma interessante, demonstra o que significa ser imagem de Deus. O que significa ser imagem de Deus no mundo? Não é só pensar nele, ou apenas senti-lo, ou amar, adorar e agradecer-lhe interiormente; é falar, declarar, exaltar, adorar, dançar. Viver uma vida inteira revestida de Deus e alegria, para que outros vejam e deem glória ao Pai celestial. Para Davi, elevar sua alma do Sheol, como ele diz neste salmo, da cova, é figurativo. Davi não morreu de verdade e voltou à vida. Ele estava quase morto, pensou. Ele se desesperou com a vida. Ele pensou que estava perdido. E Deus o resgatou da experiência de quase morte.

Mas, para o descendente de Davi, isso é literalmente verdade. Ele morreu na cruz. Seu corpo e alma foram dilacerados, e sua alma humana foi até a cova, não somente até a beirada. Durante a noite de sexta-feira, e todo o longo dia de sábado, e durante toda a madrugada de domingo, seu espírito, sua alma humana, esperou no túmulo. E então Deus o levantou, acabando com a alegria dos seus inimigos. E o trouxe, não apenas da quase-morte, mas da própria morte, para nos resgatar das nossas covas. Portanto, porque Deus escondeu sua face na Sexta-feira Santa, a alegria veio com a manhã do domingo de Páscoa.

Por causa de Jesus, experimentamos alegria, não ira, como nosso destino final. E Deus nos dá a graça de que, ao nos abalar, nos sacudir e ao desmoronar nossa prosperidade, na cova possamos renovar a confiança nele e nos tornar pessoas que o adoram, que o refletem, à sua imagem, com todo o nosso ser.

Por: David Mathis. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Joy Wins.

Original: A alegria vencerá. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Rayana Rodriguez. Revisão: Renan A. Monteiro.