As Histórias que Contamos a Nós Mesmos

Questionando como enquadramos a realidade

Vamos falar sobre enquadramento (em inglês: framing). Não enquadrar como na construção de uma casa, mas enquadrar na forma como percebemos a realidade. Enquadramento refere-se a como vemos as coisas. Em particular, refere-se ao fato de que, como seres humanos, não vemos apenas coisas; vemos as coisas como. Se você vê um urso, você não vê apenas um urso. Você vê o urso como perigoso. Quando você vê um pôr do sol, você não vê apenas o pôr do sol; você vê o pôr do sol como bonito. É isso que quero dizer com enquadramento. Vemos as coisas como.

E não apenas a visão, mas nossos outros sentidos também. Ouvimos o zumbido de uma mosca tão irritante. Ouvimos o riso de uma criança como prazeroso. Sentimos o aroma de biscoitos como agradável. Provamos e vemos que o mel é bom. O enquadramento, então, tem a ver com os julgamentos imediatos e instantâneos que fazemos sobre a realidade e sua relação conosco.

Trocando de lentes

Nosso enquadramento não é estático. O riso da criança que é prazeroso em um momento é um incômodo quando você está tentando fazer o trabalho. O riso é o mesmo; o enquadramento — seu julgamento rápido — é diferente.

Vamos dar mais um passo. Estamos sempre enquadrando, e é bom que estejamos. É o que nos mantém vivos. Nossos julgamentos precipitados levam a reações instantâneas. O enquadramento do urso como perigoso é o motivo pelo qual você pula no carro e vai embora quando vê um. A velocidade de nossos julgamentos instantâneos envolve nossas reações instantâneas quase automaticamente. Na verdade, podemos dizer que nossos julgamentos e reações precipitadas não estão sob nosso controle imediato (embora, como veremos, sejam moldados ao longo do tempo por nossas escolhas e experiências).

Como humanos — com almas e corpos, corações e mentes, intelectos e vontades — nossos julgamentos rápidos são muitas vezes incrivelmente complexos. Eles não envolvem apenas julgamentos simples e diretos sobre ursos perigosos e risadas prazerosas. Por trás do nosso enquadramento está uma teia complexa de imaginação, memória, enquadramento narrativo, experiência incorporada e nossas expectativas, desejos e medos presentes. Em suma, porque somos humanos, o motivo pelo qual vemos as coisas como vemos é uma questão complicada.

Mais do que simplesmente ser humano, nossa falibilidade e pecaminosidade complicam nosso enquadramento. Por sermos falíveis, nosso enquadramento pode ser equivocado. Podemos confundir uma mangueira de jardim com uma cobra e entrar em pânico desnecessariamente. E porque somos pecadores, nossas reações precipitadas após nossos julgamentos precipitados nem sempre são boas. Seu cônjuge faz uma observação; você faz um julgamento rápido — comentário como insulto — e reage com seu próprio comentário ofensivo, e a situação se agrava. Você vê os dois lugares em que pode errar: seu julgamento rápido foi correto? E sua reação instantânea foi apropriada?

As histórias que escolhemos

Podemos pensar em muitos outros exemplos. Essa pergunta do seu colega de trabalho foi simplesmente um pedido de informação? Ou foi um tiro sutil em sua ignorância? Seus amigos saem uma noite e não te convidam. Eles simplesmente esqueceram ou intencionalmente deixaram você de fora? Julgamento instantâneo, reação instantânea.

E agora podemos ver como nosso enquadramento — e as reações instantâneas que fluem dele — nos colocam em um caminho.

Eles não me convidaram. Eles intencionalmente me deixaram de fora. Eles não querem ficar perto de mim. Eles me rejeitaram como seu amigo. Eles vão ver só.

A cada julgamento, adicionamos uma reação correspondente, que juntas tornam o quadro mais robusto. Nossa experiência e nossas escolhas, nossas memórias e nossa imaginação, as histórias que contamos a nós mesmos e as coisas que nos acontecem — tudo isso trabalha em conjunto para moldar e remodelar nosso enquadramento.

Observe como você enquadra

O que devemos fazer então?

Primeiro, devemos ser curiosos sobre nosso próprio enquadramento. Eu reagi porque fiz um julgamento rápido. Por que eu fiz esse julgamento? E essa foi uma reação apropriada? Crescer em autoconsciência é crucial se quisermos enquadrar o mundo corretamente. Nossas reações estão ligadas ao nosso enquadramento, e ambos frequentemente revelam suposições sutis sobre as quais podemos nem estar totalmente cientes. C.S. Lewis descreve exatamente esse tipo de dinâmica em Cartas de um diabo a seu aprendiz:

Os homens não se irritam com o mero infortúnio, mas com o infortúnio concebido como injúria. E a sensação de dano depende do sentimento de que uma reivindicação legítima foi negada. Quanto mais reivindicações sobre a vida, portanto, seu paciente puder ser induzido a fazer, mais frequentemente ele se sentirá ferido e, como resultado, mal-humorado.

Observe as reações bruscas: raiva e mau humor. Note que o que os produz é um julgamento precipitado: o infortúnio concebido como injúria. Esse é o enquadramento: dificuldade como violação de uma reivindicação. Que suposição é revelada por esse julgamento rápido e reação instantânea? Screwtape, o demônio, continua:

Agora você deve ter notado que nada o lança em uma paixão tão facilmente quanto encontrar um período que ele contava ter à sua disposição inesperadamente tirado dele. É o visitante inesperado (quando ele ansiava por uma noite tranquila), ou a esposa falante do amigo (aparecendo quando ele ansiava por um tête-à-tête com o amigo), que o desorientou.

Agora ele ainda não é tão caridoso ou preguiçoso que essas pequenas exigências de sua cortesia sejam em si demais para isso. Eles o irritam porque ele considera seu tempo como seu e sente que está sendo roubado. Você deve, portanto, guardar zelosamente em sua mente a curiosa suposição “Meu tempo é meu”.

Existe a suposição, o padrão, sob o julgamento rápido — “Meu tempo é meu”. A curiosidade sobre nossa reação nos leva à consciência de nosso julgamento e à revelação de nossa (falsa) suposição. Assim, reformular nossa visão de nosso tempo torna-se essencial para nos moldar de maneira mais humilde e piedosa.

Observe como os outros enquadram

Em segundo lugar, seja curioso sobre o enquadramento dos outros. Meu cônjuge, filho ou amigo reagiu fortemente porque fizeram um julgamento precipitado sobre mim. Por que eles fizeram isso? O julgamento rápido deles se encaixa em um padrão real que eu mostro? E em vez de escalar a situação com minha própria reação instantânea, como posso amá-los por meio disso?

Mais uma vez, Lewis descreve a importância dessa autorreflexão em nossos relacionamentos mais próximos. Ouça a estratégia de Screwtape para provocar nossos julgamentos e reações precipitadas em nossas vidas domésticas:

Quando dois humanos vivem juntos há muitos anos, geralmente acontece que cada um tem tons de voz e expressões de rosto que são quase insuportavelmente irritantes para o outro. Trabalhe nisso. Traga totalmente à consciência de seu paciente aquela elevação particular das sobrancelhas de sua mãe, que ele aprendeu a não gostar no berçário, e deixe-o pensar o quanto não gosta disso.

Deixe que ele assuma que ela sabe como isso é chato e faz isso para irritar se você conhece seu trabalho, ele não perceberá a imensa improbabilidade da suposição. E, claro, nunca deixe que ele suspeite que ele tem tons e olhares que a incomodam da mesma forma. Como ele não pode ver ou ouvir a si mesmo, isso é facilmente gerenciado.

Mais uma vez, observe a maneira como nossas reações e julgamentos revelam suposições improváveis. Nossa consciência de tais fatos nos permite ser curiosos e compassivos para com nossa família e amigos e, se Deus quiser, amá-los com mais sabedoria.

Seja transformado pelas Escrituras

Terceiro, preste atenção aos padrões que moldam seu enquadramento. Paulo diz isso claramente em Romanos 12.2: “E não vos conformeis com este século”. Em outras palavras, não enquadre a realidade da maneira que o mundo enquadra a realidade. Seu padrão não deve ser nosso padrão. Em vez disso, “transformai-vos pela renovação da vossa mente”. É por isso que lemos as Escrituras e buscamos a Deus em oração e adoração com o povo de Deus — para que nossas mentes possam ser renovadas e enquadremos a realidade da maneira que Deus faz.

Finalmente, maravilhe-se com a incrível reformulação que Deus operou em nós em nossa visão de Cristo. Ao mesmo tempo, nosso quadro era escurecido e cego. Vimos Cristo como uma pedra de tropeço e loucura. Cristo-como-feio, Cristo-como-aborrecido, Cristo-como-trivial — essa era a nossa estrutura.

Mas então, o Deus que disse “Das trevas resplandecerá a luz” brilhou em nossos corações (2 Coríntios 4.6). Ele nos chamou das trevas para a luz e reformulou Jesus para nós. Agora vemos Cristo como o poder de Deus e a sabedoria de Deus. Através do milagre do novo nascimento, vemos Jesus de forma diferente. Cristo-como-glorioso. Jesus-como-digno. Esta é a moldura das molduras, o padrão que nos transforma de um grau de glória para outro.

Por: Joe Rigney. © Desiring God Foundation.Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: The Stories We Tell Ourselves: Questioning How We Frame Reality
© Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Zípora Dias. Edição: Vinicius Lima.