A Bíblia é um projeto para toda a vida

A esperança da vida pós-pandemia

Normalmente, o apelo de ano novo para examinar nossos hábitos não chega muito cedo. Mas estamos em 2020¹. Continuamos em uma pandemia global — e precisamos ainda mais desse exame este ano.

Como você foi confinado em casa — e impedido de frequentar reuniões humanas normais, como academias, shows, eventos especiais, escolas e até igrejas — o que aconteceu com seus hábitos?

Esse ano inesperado nos peneirou. Tem sido um grande revelador. Alargou algumas lacunas dolorosas. Alguns chegam ao novo ano mais pesados do que nunca, mais letárgicos, mais presos à Netflix e seriados do que jamais teriam sonhado. Outros, talvez poucos, aproveitaram o tempo extra para ficar em melhor forma, aprender uma nova habilidade, estudar mais ou até mesmo atender de novas maneiras às necessidades dos outros.

Ouça a voz de Deus

O que quer que 2020 tenha sido para você, agora um novo ano nasce e nos lembra da oportunidade que cada novo dia oferece. Esteja você espiritualmente melhor para 2020, ou pior, o que 2021 lhe reserva?

Se eu pudesse recomendar uma única disciplina espiritual, ou “hábito da graça” — e esse poderia ser o próximo passo mais importante que muitos poderiam dar neste novo ano — seria ouvir a voz de Deus em sua Palavra. A Palavra de Deus é o primeiro e mais fundamental meio da graça contínua de Deus ao seu povo; outros hábitos nascem e se constroem a partir daí. E especificamente aqui, às portas de 2021, gostaria de oferecer um pouco de perspectiva enquanto você mergulha em mais um ano: a Bíblia é um projeto para toda a vida.

Aprenda a ler por você mesmo

Através do ministério universitário, seminário e pastoreio, vi em primeira mão que a melhor maneira de aprender a ler a Bíblia é ler a Bíblia por si mesmo. Bons suplementos e ajudas são abundantes. E a pregação humilde e fiel instrui, ilumina e molda nossa leitura das Escrituras. Podemos aprender muito sobre a Bíblia em livros, aulas e conversas, e adquirir pontos de vista valiosos para aqueles momentos em que abrimos as Escrituras para nós mesmos. No entanto, é necessário sentar, bloquear as distrações e dedicar toda a sua mente e coração para ler e demorar-se nas palavras de Deus por um tempo, sem pressa, todos os dias.

Para ser claro, uma leitura rápida de cinco ou dez minutos de uma passagem, e depois ir fazer a próxima coisa, terá um efeito bastante limitado. Nosso deslizar, rolar e navegar em nossos celulares pode estar nos ensinando alguns hábitos de leitura ruins, se não terríveis. E essa leitura apressada pode não somente ter um valor mínimo ou nulo; mas pode até ser prejudicial, distanciando-nos dos tesouros escondidos em vez de nos ajudar a vê-los.

A Bíblia, de todos os livros, é a que deve ser lida mais lentamente, sem pressa, poderíamos até dizer com calma. Alguns chamam isso de “meditação”. O Salmo 1 declara bênção sobre o homem que “medita dia e noite” nos ensinamentos de Deus. Mas a bênção não é para aqueles dados à leitura da Bíblia de forma apressada e rápida.

Meia hora diária — por 50 anos

E se você pensasse na leitura da Bíblia não apenas como uma nova resolução para 2021, mas como uma busca ao longo da vida?

Digamos que você reserve cerca de meia hora por dia para construir o seu caminho, sem pressa, através de algum plano modesto de leitura da Bíblia (aproveitando-o, aplicando-o e orando por você e pelos outros). Se leva 10.000 horas, como alguns sugerem, para dominar uma habilidade valiosa, isso significa que levaria trinta minutos diários por cinquenta anos. Isso seria a média para uma vida adulta que se estenda dos 20 aos 70 anos — uma vida plena para explorar, nesse período, toda a revelação escrita de Deus.

Pense nisso, Deus poderia ter nos dado um tratado muito pequeno. Mas, em vez disso, ele nos deu 66 livros — alguns pequenos de fato, outros de tamanho considerável — reunidos em uma verdadeira biblioteca de tamanho razoável o suficiente para que todos caibam, atualmente, dentro uma capa (cerca de 775.000 palavras na Bíblia em inglês). Este é um Livro de Deus, capaz de ser lido em um ano em cerca de 12 minutos por dia em velocidade normal. O livro de Deus é grande o suficiente para nos manter humildes e felizes descobrindo novas profundezas por toda a vida, e limitado o suficiente para que possamos realmente fazer algum progresso real em conhecer e desfrutar o próprio Deus em Cristo.

A vastidão da Palavra de Deus garante que realmente nunca vamos dominar a Bíblia. Deus nos deu um Livro que durará por toda a nossa vida, e muito além. E à medida que buscamos crescer em conhecimento e competência com a Palavra de Deus, humildemente perguntamos: que esperança podemos ter de sermos dominados por sua Palavra ano após ano, década após década?

As primeiras leituras importam

Ao defender que você pense na Bíblia como um projeto para toda a vida, não estou dizendo que sua primeira, segunda ou terceira leitura, de qualquer passagem, seja insignificante. Você não pode ler uma passagem pela vigésima vez se você realmente não a leu uma primeira, uma segunda e uma terceira vez. Além disso, as primeiras leituras importam porque a Palavra de Deus é acessível e compreensível o suficiente para que muitos se tornem “sábios para a salvação” em uma primeira leitura (2Tm 3.15), sem mencionar todos os outros ensinamentos, repreensões, correções e educação na justiça que podem ser adquiridos em uma primeira leitura (2Tm 3.16).

Um valor do qual você pode se lembrar, naquelas manhãs em que suas devoções parecem não ideais e secas, é que, além de tudo o que Deus está fazendo por você, agora você está, pelo menos, mais bem preparado para sua próxima leitura. No entanto, deve-se enfatizar que, seja você um novato ou um veterano na leitura das Escrituras, você pode, agora mesmo, com a ajuda de Deus, descobrir as verdadeiras riquezas. Muitas das descobertas mais doces vêm com o tempo, mesmo que algumas das mais transformadoras possam acontecer em uma primeira ou segunda leitura. Novas descobertas esperam por você em 2021, não apenas daqui a alguns anos.

E você pode considerar, com certeza, que a grande maioria das riquezas que a Palavra de Deus guarda para você nesta vida você não poderá obter em 2021.

Abastecido com tesouros

Ainda assim, e novamente, a Bíblia é extensa o suficiente para que você possa ler tudo, ano após ano, e ainda encontrar detalhes, até passagens, que você não se lembra de ter lido antes — e fazer conexões entre passagens que você ainda não viu.

Recentemente, eu estava lendo 1 Pedro, enquanto trabalhava em um sermão sobre o Salmo 34, e fiquei impressionado com as conexões entre os dois. Me prolongar no estudo do Salmo 34 me ajudou a entender melhor o quanto o salmo se relaciona com toda a carta de Pedro e não apenas com 1 Pedro 3.10-12, trecho no qual ela o cita. Então 1 Pedro me ajudou a obter uma melhor compreensão do Salmo 34 e a entender como sua segunda metade se relaciona com a primeira. E a ordem de “fazer o bem” no Salmo

34.14 abriu meus olhos para o quanto 1 Pedro enfatiza “fazer o bem” em tempos difíceis (1Pe 2.14-15, 20; 3.6, 11, 17; 4.19).

É uma boa notícia saber que a Bíblia abre mão de alguns de seus tesouros mais ricos à medida que voltamos a ela, relemos e meditamos sobre ela ano após ano. Deus não quer que entendamos imediatamente todas as camadas de significado em seu Livro, ou depois de um ano ou dois. De fato, é uma marca de suas impressões digitais divinas nas Escrituras que nós avancemos tão lentamente, e que tantas glórias aguardam nossa descoberta mais tarde. As profundezas, riquezas, texturas e sutilezas das Escrituras são tais que foram projetadas para serem exploradas e apreciadas por toda a vida.

O auge em seus anos dourados

Talvez ajude você, assim como me ajudou, considerar que a leitura da Bíblia não é como o atletismo, esporte no qual você atinge o auge aos vinte e poucos anos. Em vez disso, é como cantar e falar em público (incluindo a pregação), atividades nas quais a habilidade (e suas sutilezas) amadurece ao longo da vida até os “anos dourados” quando a cabeça está grisalha e a mente ainda está afiada.

Conheço um senhor idoso assim. Ele vem lendo sua Bíblia todos os anos — não precipitadamente, mas devagar, sem pressa, até mesmo vagarosamente — há cinquenta anos. Sua mente ainda está afiada, e ele tem meio século de saturação bíblica nele. A Bíblia foi para ele um projeto para toda a vida. É incrível vê-lo incorporado pela Palavra. Como não tem preço ter um amigo ou pastor assim.

Eu quero desesperadamente ser assim quando tiver setenta anos, se Deus me conceder. Você se juntaria a mim?

Não vamos negligenciar 2021. O que vamos encontrar na Bíblia somente neste ano é suficiente para motivar um cristão lúcido. Então sonhe além disso também. Pense em como as riquezas continuarão se revelando vez após vez, ano após ano. Não leremos a Bíblia também em 2050 sem o investimento em 2021. O projeto vitalício começa agora.

  1. Texto publicado em 30/12/2020 em The Bible Is a Lifelong Project

Por: David Mathis. © Desiring God Foundation.Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: The Bible Is a Lifelong Project

© Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradutor: Paulo Reiss Junior. Editor: Vinicius Lima. Revisor: Zípora Dias.