Alívio sem automutilação

O sangue é poderoso

O texto abaixo foi adaptado do livro Alívio para automutilação, de Amy Baker, da Série Aconselhamento, Editora Fiel.

A automutilação oferece apenas alívio temporário

O sangue é poderoso

O sangue é poderoso. Você tem usado a visão do seu sangue como uma ferramenta de alta potência para aliviar sua dor, sua alienação, sua solidão, sua autoaversão e sua culpa. Mas, como você veio a reconhecer, sua automutilação não resolve as questões em guerra dentro da sua alma. A automutilação oferece apenas alívio temporário – um alívio que é rapidamente destruído por mais dor, mais ansiedade, mais tristeza, mais culpa e mais desespero.

Derramar nosso próprio sangue em uma tentativa de encontrar alívio fica muito aquém da imagem que Deus nos criou para refletir: a imagem dele. Deus é glorioso – esplêndido, magnífico, radiante, santo e totalmente maravilhoso. E Deus nos criou para refletir a glória dele (Gn 1; 1Co 10:31). Todos nós ficamos aquém disso.

Lembre-se, no Salmo 72, Deus diz que terá piedade do fraco e do necessitado. Mesmo que tenhamos falhado em refletir a glória de Deus, mesmo que tenhamos olhado para o nosso próprio sangue a fim de controlar a dor e proporcionar alívio, Deus está disposto a nos mostrar piedade. Sua piedade nos é revelada na morte de seu Filho, que sofreu e sangrou para que pudéssemos receber perdão por nossos pecados e começar a refletir a glória que fomos projetados para refletir. O sangue que você derrama nunca pode proporcionar alívio ou expiar permanentemente os seus pecados, mas o sangue que Cristo derramou por você pode oferecer esperança mesmo além do alívio.

Se você tende a pensar em Jesus em termos estreitos e “religiosos” que não se sobrepõem muito aos problemas em sua vida, tire alguns minutos para considerá-lo sob outra perspectiva. Jesus deixou o céu para vir à terra e consertar todas as coisas que tinham dado errado desde a criação. Isso inclui as coisas que o machucaram e prejudicaram. Isso inclui também as formas erradas e prejudiciais pelas quais você tem reagido.

Jesus compreende suas lutas muito mais do que você imagina. Ele é “um homem de dores, que sabe o que é padecer” (Is 53.3). Ele entrou no sofrimento deste mundo por nossa causa. Ele compreende as situações e os relacionamentos quebrados e pecaminosos que o levaram a buscar alívio em seu mundo particular de autoagressão. Mas ele também sabe por que isso não funcionou para você – o funcionamento interior do seu coração também está partido e é pecaminoso. Seus esforços para encontrar alívio da dor e do mal da vida também estão manchados pelo pecado e pela destruição. É por isso que seus esforços para encontrar alívio são tão frequentemente seguidos por mais dor, mais ansiedade, mais tristeza, mais culpa e mais desespero. Às vezes, você até se corta para se punir por se cortar!

Você precisa de ajuda fora de si mesmo. E você precisa de ajuda não apenas para lidar consigo e com outras pessoas, mas também para restaurar o relacionamento com Deus, relacionamento que você foi criado para desfrutar, mas que também foi quebrado. Esse é o motivo de tudo o mais ter dado tão desesperadamente errado.

Jesus morreu na cruz para quebrar o domínio do pecado sobre cada um de nós. Ele tomou o castigo que nossos pecados mereciam e derrotou o poder do mal sobre nós. A barreira entre nós e Deus foi remo- vida. Jesus oferece perdão por tudo que já fizemos de errado na vida. Ele nos dá um novo começo, com um coração novo que pode confiar em Deus, um novo relacionamento com Deus e uma nova identidade como seus filhos, e um novo propósito na vida – conhecer a Deus, segui-lo e trazer-lhe alegria e honra. Segunda Coríntios 5.17 coloca desta maneira: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. O sangue de Cristo é poderoso o suficiente para nos resgatar dos nossos pecados e dos nossos esforços de resgatar a nós mesmos. Ele é poderoso o bastante para nos libertar, a fim de que vivamos para Deus, que nos conhece completamente e ainda assim nos ama perfeitamente. Você clamou a Jesus por perdão e ajuda? Você está pronto para confiar no sangue dele em vez de confiar no seu sangue? Por meio do sangue de Cristo você pode sair do seu mundo escondido e permitir que Jesus se torne o seu alívio, a sua satisfação, o seu salvador, consolador, protetor e a sua esperança.

A solidão, a culpa, a confusão e a impotência que você experimentou o têm mantido em lugar escuro. Mas quando Deus o resgata por meio de Cristo, você pode começar a andar na luz, pois você está andando com Cristo, e ele é a luz. Primeira João 1.7 diz: “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo o pecado”.

Observe que andar na luz nos traz à comunhão – relacionamento – com Deus e com os outros. A alienação que você sentiu dos seus pais, dos seus colegas, dos seus professores, dos seus chefes e de Deus tem um remédio: confie no sangue de Jesus, não no seu. O sangue é mais poderoso quando é o sangue de Cristo.

Ajuda da parte de Deus

Confiar no que Jesus fez por você significa que agora você pode se aproximar de Deus com uma ousadia que você não tinha no passado. Com Jesus como seu irmão e Deus como seu Pai, você pode ter confiança quando pedir a ajuda de que precisa. Lembre-se de que Deus diz que vai libertar o necessitado que clama por ajuda. Este é o seu momento de necessidade, então peça!

O que deve ser lembrado é que a ajuda de Deus vem de várias formas. Se você espera que ela venha de uma só forma, você pode ficar confuso e desanimado se a resposta dele não atender às suas expectativas. Mas não há nenhuma dúvida de que Deus quer ajudá-lo a parar de se cortar e deixar o mundo da automutilação para uma vida muito diferente que é construída ao redor dele. Vamos considerar três maneiras pelas quais Deus provê ajuda.

  1. Deus provê ajuda ao mudar as nossas circunstâncias.
    Algumas vezes, Deus nos ajuda ao mudar a nossa situação para que as nossas circunstâncias melhorem. Isso aconteceu quando Jesus curou os doentes, os paralíticos e os cegos enquanto estava na terra.
  2. Deus provê ajuda ao mudar os nossos desejos.
    Às vezes, as coisas que queremos sufocariam nosso desejo por Deus se ele as desse a nós (Mc 4.19). Nesses casos, Deus pode negar nosso pedido a fim de nos dar algo muito melhor – ele mesmo.
  3. Deus provê ajuda ao nos capacitar a perseverar em meio à provação.
    Esse tipo de ajuda nem sempre é o tipo de ajuda que queremos, mas muitas vezes é o tipo de ajuda que Deus sabe que mais precisamos.

Quando você pede a Deus que o ajude, você pode confiar que a ajuda que ele dá tem a intenção de libertá-lo do pecado, a fim de que você se torne mais semelhante a Jesus. 

Isso é esperança!

Por: Amy Baker. © Voltemos Ao Evangelho.Website: voltemosaoevangelho.com. Fonte: Série Aconselhamento. Revisão e Edição: Renata Gandolfo.