5 sinais de que você está preso em um círculo vicioso

O que está em sua lista de prazeres potencialmente inocentes que se tornam ruins?

O texto abaixo foi retirado do livro Quebrando o círculo vicioso, de David Powlison, Box 6 da Série Aconselhamento, Editora Fiel

5 sinais de que você está preso em um círculo vicioso

O que está em sua lista de prazeres potencialmente inocentes que se tornam ruins?

Aqui estão cinco sinais de alerta:

  1. O prazer é claramente errado.
    A atividade é, por si só, pecaminosa. Isso inclui embriaguez, uso de drogas ilegais, luxúria, explosões de ira e fofoca. Esses são fáceis de identificar.
  2. Os prazeres que cativam e capturam você.
    A atividade não é pecaminosa, mas você se torna preocupado com ela. Você fica obcecado e cria fantasias sobre a atividade. Você mal pode esperar para realizá-la ou para tê-la.
  3. O prazer é escondido.
    Isso é um verdadeiro sinal de alerta. Pode tratar-se de uma coisa inocente de se fazer, mas você a esconde. Por quê? Quando você cria um jardim secreto de qualquer tipo em sua vida, coisas mutantes sempre crescem.
  4. O prazer rouba você das coisas boas.
    Um prazer com culpa rouba você das coisas boas que você deveria estar fazendo. Você deveria ligar para sua irmã, mas você lê revistas durante duas horas.
  5. O prazer não cumpre o que promete.
    Os prazeres manchados são muitas vezes sutis. Muitas vezes os realizamos, pois eles parecem prometer algum tipo de alegria, satisfação, refúgio ou significado. Mas os prazeres manchados nunca cumprem o que prometem. Eles o deixam vazio, ansioso, culpado, mais obcecado e vagamente infeliz.

Não demora muito para esses prazeres não ocuparem apenas espaço mental; eles passam a requerer ação. Você se torna compulsivo em relação a eles. 

Por: David Powlison. ©️ Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Editor e revisor: Renata Gandolfo.