As desculpas que as mulheres usam para não discipular

Dificuldades para o discipulado feminino

Há algo na igreja do século XXI que tem sido negligenciado, o discipulado. Tenho ouvido mulheres sentidas por não terem a oportunidade de serem ensinadas por outras mulheres. Embora a Palavra de Deus tenha referências explícitas quanto a isso, o discipulado não é uma cultura adotada por grande parte das igrejas. Mulheres ainda sentem falta de aprenderem umas com as outras e carecem do ensino cuidadoso de outras mulheres. Mas o que elas querem aprender exatamente? Mulheres cristãs querem honrar a Deus com suas vidas. Mulheres querem crescer em santidade, elas desejam saber o que pensar, o que sentir, como responder às demandas da vida como mulheres que creem que Jesus lhes deu vida nova. Mulheres necessitam ter a mente de Cristo, mente renovada e alinhada pela Palavra de Deus.

Percebo algumas dificuldades para o discipulado feminino acontecer dentro das igrejas evangélicas. Identifiquei algumas das dificuldades mais frequentes no círculo feminino e sugiro algumas propostas que podem facilitar o desempenho do ensino por meio de discipulado.

O trecho claro que temos nas Escrituras sobre ensino está em Mateus 28.18 e seguintes:

Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo — Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.

Há ainda a passagem em Tito 2.3-5 dada especificamente às mulheres mais velhas para que ensinem as mulheres mais novas:

Do mesmo modo, quanto às mulheres idosas, que tenham conduta reverente, não sejam caluniadoras, nem escravizadas a muito vinho. Que sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amar o marido e os filhos, a serem sensatas, puras, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.

Essas passagens bíblicas precisam fazer parte da cultura de ensino dentro das igrejas. Desta forma, mulheres criarão um ciclo de discipulado que contempla as novas gerações e assim cada uma das mulheres poderá ser habilitada a viver de modo digno e ser apta para ensinar.

Vamos juntas resgatar essa disciplina de ensinar de geração em geração? Analisemos abaixo algumas desculpas para não discipular e respostas bíblicas para essas:

#Eu não sei o que é discipulado (e parece complicado)

Vamos definir agora com a ajuda do pastor Mark Dever, do Ministério 9Marcas, o que é discipulado:

“Discipular significa ajudar o próximo a seguir Jesus. Fazer discípulos é um relacionamento que se procura exercer uma boa influência espiritual sobre alguém ao tomar a iniciativa, ensinar, corrigir, servir de modelo, amar, ser humilde, aconselhar e inspirar.” – Mark Dever1

Agora que você já sabe o que é discipular, pode oferecer à alguma mulher próxima o conhecimento de Cristo que você possui, ajudando-a a ser uma seguidora de Cristo.

Para ser uma mestra é preciso conhecer quem será seguido, Cristo. Deus nos deixou sua Palavra escrita para sabermos o que ele quer de nós como mulheres que seguem Jesus.

Seja você mesma uma boa seguidora de Cristo. Assim, quem andar junto a você aprenderá observando seu modo de viver. Demonstre em suas palavras, ações e reações o que Cristo ensinou aos seus seguidores.

#Discipular é trabalho do pastor

Uma questão muito frequente é que o trabalho de discipular é somente do pastor, assim as pessoas e principalmente as mulheres creem que estão isentas de ensinar outras mulheres.

Quem deve discipular: todo cristão, todo discípulo de Jesus.

Cristãs moldadas pela cruz vão ensinar novas crentes em Jesus a serem moldadas à cruz de Cristo. Mulheres cristãs devem ser ensinadas com sã doutrina. Devem conhecer Cristo. Devem conhecer teologia. Devem viver de maneira que morram para a velha natureza e vivam para Cristo.

#Eu não sou capaz

Nenhuma de nós é capaz sozinha, quem capacita é Cristo por meio de seu Espírito Santo que habita em nós. O Espírito Santo usa a Palavra de Deus para nos convencer do pecado para que possamos ter vidas transformadas.

E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus; não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. 2 Coríntios 3.4-6

#Eu tenho medo de discipular

Confie no Espírito Santo, não em você mesma. Talvez você tenha o mesmo medo que eu tenho de errar, de ensinar algo que não é exatamente como Deus ensinou. Apesar de sermos falíveis, Deus nos usa como ferramentas para instruir outras mulheres falíveis.

Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. Atos 1.8 

Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; e vós também testemunhareis, porque estais  comigo desde o princípio. João 15.26-27 

#Eu não sei o que falar

Você tem 66 livros nas Escrituras para ensinar. Leia e estude você mesma a Bíblia, porque aquele mesmo Espírito Santo que inspirou homens para escrever a Palavra de Deus, esse mesmo Espírito dará a você entendimento da Palavra e a fará guardar e viver o que ele tem ensinado a você.

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. 2 Timóteo 3.16-17

Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade. João 16.13 

Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. João 14.26 

#Eu não sei quem discipular

Discipulamos quem Deus envia em nosso caminho. Observe em sua igreja local quem são as mulheres que são mais novas que você, aquelas que você pode oferecer auxílio andando com elas, ensinando, orando, lendo um bom livro. Esteja disposta a gastar tempo com essas pessoas.

Embora o discipulado inicie com as pessoas mais próximas, seja em nossa família, na igreja local, vizinhas e em nosso trabalho, o círculo de possibilidades se expande por outros lugares que o Senhor nos envia e vai muito além das fronteiras que podemos calcular, indo até os confins da terra.

Olhe ao seu redor, na sua família, na vizinhança, colegas de trabalho, na academia, nos lugares que você tem frequentado, lembre-se que você é uma influenciadora!

Se já são crentes, ensine! Se são descrentes, faça discípulos!

#Eu não sei o que fazer!

Discipulado não é uma receitinha de bolo, mas sim um fluir da graça!

O discipulado pode ser estruturado, pode iniciar com um estudo bíblico ou com um encontro de oração, com hora e lugar marcado.

O discipulado pode ser informal, com um convite para uma refeição em sua casa, uma caminhada no parque ou uma mensagem eletrônica.

Você ensina o que a Bíblia fala e ensina com o exemplo do que você faz. Nós ensinamos muito mais pelo exemplo do que com o que falamos.

Uma jovem solteira pode ir jantar em sua casa com sua família e “assistir” cenas da vida real de como se relacionam com Deus e uns com os outros, isso pode ensinar muito!

Você pode experimentar como discipular andando com quem está discipulando alguém e observar como o discipulado pode ser bom para todas as pessoas envolvidas.

Agora, você pode orar e pedir disposição para oferecer ensino para alguém perto de você que pode crescer no conhecimento de Cristo e ter vida transformada.

Avante, ovelha!

 

1 Livro Discipulado, de Mark Dever, Edições vida Nova

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Editor: Renata Gandolfo.