De onde vem a sua luz?

Da luz de Cristo ou de outras vidas por aí nas redes sociais

JoAnn era uma mulher de luz. Foi uma missionária americana que viveu no Brasil a maior parte de sua vida adulta. Quando eu a conheci ela já estava com a idade avançada, ela tinha um pouco mais de 70 anos. Eu era recém-convertida e vivia um grande conflito de relacionamento em minha vida, eu estava chegando à uma igreja onde dona Joana (nós a chamávamos assim) congregava. 

Em um domingo, pela manhã, cheguei à igreja para participar da Escola Bíblica Dominical. Eu tinha sede de conhecer a Palavra de Deus, eu tinha sido enganada por muitos anos por uma falsa doutrina e agora estava determinada a conhecer a verdade, somente a verdade, e queria extrair isso na fonte, a Palavra de Deus. Eu precisava aprender muitas coisas para estudar as Escrituras (estou aprendendo ainda), mas tinha algo que eu não imaginava que fosse importante para não ser enganada novamente por falsos mestres. Não bastava apenas eu conhecer a Palavra de Deus, não era suficiente eu ter conhecimento “técnico” para extrair a verdade das Escrituras. Eu precisava mais do que conhecer o texto bíblico, eu precisava ter um relacionamento com o Verbo Encarnado. 

Nesse ponto da minha vida entrou dona Joana. Ela estava lá na aulas da Escola Bíblica. Ela tinha uma vida inteira de testemunho de como Deus a transformou. Ela, particularmente, após saber como estava minha vida pessoal, me deu a primeira tarefa de Aconselhamento Bíblico: uma leitura Bíblica específica, aplicando o que Deus falava nas Escrituras à minha vidinha complicada. Touchê! Esse é um ponto importante que não pensamos quando somos cristãs: aplicar as Escrituras em nossa própria vida. E sabe como Deus nos ensina essa aplicação? Deus arma um “cenário” que são as circunstâncias que estamos vivendo, é enquanto estamos passando por uma determinada situação que Deus vai operar o nosso crescimento espiritual, nossa santificação, nossa transformação à imagem do Deus bendito, Jesus, prefeito homem, Deus encarnado. Podemos chamar isso de “aulas práticas” de discipulado cristão.

Sejam praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando a vocês mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se àquele que contempla o seu rosto natural num espelho. Tiago 1.22, 23.

Dona Joana apontou o texto bíblico, eu li o texto, orei (como ela havia me recomendado), fechei a minha Bíblia, e então, Deus criou o cenário para que eu pudesse viver o que ele queria que eu aprendesse da sua Palavra. Daí para frente dona Joana me ensinou a interpretar as Escrituras, mas também corrigiu o meu modo de vida de forma que eu pudesse obedecer à Palavra de Deus. Esse foi o primeiro Aconselhamento Bíblico que fiz em minha vida. Mas é bom que você saiba que dona Joana fez algo inesperado. Ela me mostrou, com a sua própria vida, como as pessoas mudam quando elas crêem no Senhor Jesus Cristo. O processo de santificação acontece quando nós somos transformadas pelo Espírito Santo que nos educa, nos dá entendimento da Palavra de Deus. Neste processo vamos nos despindo de nosso velho ser natural e somos revestidas de um novo ser à imagem e semelhança de Deus.

Quanto à maneira antiga de viver, vocês foram instruídos a deixar de lado a velha natureza, que se corrompe segundo desejos enganosos, a se deixar renovar no espírito do entendimento de vocês, e a se revestir da nova natureza, criada segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Efésios 4.22-24.

Crer no Senhor Jesus faz de nós discípulos de Cristo e nos torna responsáveis por glorificarmos a Deus com nossas vidas.

Para onde você está olhando importa

No processo todo de transformação, santificação, você precisa de um modelo. Como discípulos de Jesus Cristo nós temos que olhar atentamente para ele. É a observação constante, minuciosa, frequente que nos dá condições de amá-lo e imitá-lo.

Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus. Portanto, pensem naquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem. Hb 12.2-3.

Quando o amor de Cristo floresce em nosso coração, ele transborda para as pessoas que estão em nosso entorno. Quanto mais amamos Cristo, mais queremos falar dele e contar todas as maravilhas que ele fez, faz e fará. É uma notícia contagiante, são as Boas-Novas, que se espalham e vão sendo reproduzidas em lugares e tempos diferentes. 

Para onde você está olhando? Talvez o seu constante hábito de seguir pessoas nas redes sociais esteja roubando seu olhar, te fazendo desejar o estilo de vida atraente que elas demonstram ter. Este desejo se intensifica mais e mais, queima em seu coração a vontade de ser como essas pessoas, viver onde elas vivem, ter os amigos que elas têm, e ser notada, ser amada assim como elas parecem ser. E num ato de rebeldia você vira as costas para o único que é digno de ser imitado com todas as suas forças.

 

Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. Tiago 1.14-15.

E, sem perceber, você vai se transformando naquela pessoa que você admirou, amou, desejou ser igual. Você se tornou escrava das “telas” e não vive mais sem elas. Você agora vive contabilizando seus seguidores virtuais. Você quer ser a pessoa que desperta nos outros o desejo de ser imitada. Você não abre mais a sua bíblia, você lê um devocional rápido no aplicativo do celular e dez minutos depois a Palavra que leu se dispersou na nuvem de seus pensamentos. Sua imagem, sua mente e seu coração estão corrompidos, estão sendo emoldurados em um padrão do mundo, o qual não fazemos mais parte. Não, não somos deste mundo!

Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, Jesus lhes disse: — Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Marcos 8.34

Nós fomos compradas por um alto preço e agora não somos mais do mundo, somos de Cristo e se somos de Cristo temos que viver a nova vida nele! Nós fomos unidas a Cristo quando confessamos nossa fé nele. Unidas na sua morte na cruz. Unidas na sua vida no céu.

Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que a nossa velha natureza foi crucificada com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sejamos mais escravos do pecado. Romanos 6.5-6.

Você se torna aquilo que ama

Todo ser humano tem desejo de ser amado. Nosso desejo de amor se tornou uma idolatria virtual, mas Cristo veio para os doentes e não para os sãos. Jesus veio para os pecadores, não para os justos. Jesus, desceu do seu trono de glória, poder e majestade, encarnou, se tornou homem, para mostrar o seu amor por nós, que estamos perdidas em nossos desejos e pecados. Jesus morreu a morte que nós merecíamos, ele nos representou na cruz, pagou o preço de nossos pecados, mas Jesus não ficou no túmulo, ele ressuscitou, inaugurou a entrada do homem no céu, ele é o caminho para nós entrarmos no céu e vivermos vida eterna com ele.

Quer ser amada, admirada, imitada? Seja luz! Ande na Luz, Jesus é a Luz dos homens, ele pode transformar você em uma verdadeira influencer, alguém que vai iluminar os recantos tenebrosos dessa terra.  

Jesus também lhes disse: — Será que alguém traz uma lamparina para que seja colocada debaixo de um cesto ou da cama? Por acaso não a coloca num lugar em que ilumine bem? Marcos 4.21

A verdadeira Luz, Jesus, é a luz que não se apaga, que não muda, que te ama tanto que até morreu por você!

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3.16

Nós somos a luz do mundo, não para ficarmos ocultas, mas para refletirmos a verdadeira Luz, Jesus.

De novo, Jesus lhes falou, dizendo: — Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.  João 8.12

Dona Joana olhou para a cruz, se tornou uma imitadora de Cristo e apontou para a sua glória com toda a sua vida. Quem conheceu JoAnn, foi apresentada a Jesus Cristo. JoAnn nunca ofuscava Cristo, ela fez de sua vida um facho de luz, que refletia o seu Salvador. 

E você, mulher, cristã, discípula do Senhor Jesus, para onde você aponta a sua luz? 

Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada no alto de um monte. Mateus 5.14

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisor e Editor: Vinicius Lima.