Manual prático do discipulado

Discipulado de mulheres para mulheres

Como iniciar, continuar e finalizar um discipulado

Essa seção será bem prática, é a parte em que respiramos três vezes com calma, oramos e seguimos em frente no discipulado.

 

Intenção

Para ser denominado discipulado não basta andar junto, tem que haver encontros intencionais, ou seja, com a finalidade de ser um instrumento para modelar a outra pessoa ao caráter de Cristo.

Planeje encontros formais, com disciplina. Tenha em mente os materiais que vão ser usados – a Bíblia, um livro para ser lido conjuntamente, versículos para memorizar. 

Tenha um plano de ação: quando serão os encontros, como serão (presencial ou virtual), onde serão, sobre quais temas vão estudar, meditar.

 

Oração

Dependemos de nosso Senhor em todas as etapas do discipulado; antes dos encontros, para ter preparação; durante os encontros, junto com a discipulanda em petição para o tempo juntas e também após os encontros, para cercar dos cuidados do Senhor todas as pessoas e situações envolvidas. Orar sem cessar.

Eleger uma pessoa para discipular

Quero deixar uma observação nessa tarefa. Na verdade, quem escolhe a pessoa é o Senhor. Ele está à nossa frente, trabalhando por nós e em nós. Pessoas são unidas pelo Cordeiro. O Cordeiro que deu seu sangue para fazer a nova aliança, para juntar um povo para si e fazer uma Nação Santa. Essa é a missão. Veja abaixo maneiras para identificar essas pessoas.

Reconhecer quem necessita de discipulado. 

É preciso estar atenta e observar as pessoas ao seu redor. Há pessoas novas chegando em sua igreja? Essa pessoa é uma nova convertida? Ela conhece Cristo o suficiente para viver de modo que o honre? Como ela vai conhecer mais de Cristo? Você pode andar com essa pessoa, apoiando o seu crescimento espiritual e direcionando sua vida cristã para que essa pessoa amadureça.

Priorizar quem deseja ser discipulada.

A pessoa que você observou e imaginou que pode ou deve ser discipulada está disposta a intencionalmente ter encontros de vida cristã com o objetivo de conhecer mais de Cristo, conhecer as doutrinas bíblicas e aplicar isso à própria vida? Ela quer ter uma jornada de vida cristã? A sua agenda e a dela têm espaço para agendarem encontros pessoais para compartilharem porções das Escrituras e a vida cristã na prática? 

Estabelecer um relacionamento com esta pessoa

Não é provável que uma pessoa que não te conheça vai querer sua companhia e ensino para a vida dela. Devemos nos aproximar da pessoa com a intenção de criar um relacionamento.

O relacionamento vai proporcionar amizade, afeto, cuidados, confiança.

Aproximação, encontros informais.

Pense em aproximar-se informalmente, marque um café em um local público, ou se for possível abra sua residência para acolher a pessoa em sua casa. Saber como vivemos é uma boa forma de discipulado informal. Quando mostramos um momento de nossa rotina a pessoa percebe que a o evangelho é para a vida real, o que autentica o poder do evangelho e cria o desejo de conhecer mais de Cristo.

Convide para o discipulado

Em tempo oportuno é possível fazer um convite claro e direto para o discipulado. Você pode explicar o que é o discipulado e qual é o objetivo de fazer o discipulado. Explique como será: encontros frequentes, de uma hora a uma hora e meia de duração, em um lugar determinado, para estudo, meditação de textos bíblicos (um livro específico da Bíblia Sagrada) ou para a leitura de um livro cristão onde podem conversar sobre temas específicos, doutrinas de vida cristã e aprenderem a viver de forma digna do Senhor.

Ofereça estudo bíblico, encontros de oração

Agora chegou o momento de começar a executar a parte prática. Ofereça a direção de um estudo, pode ser um estudo bíblico sobre um livro das Escrituras ou sobre um tema específico ou uma doutrina. Há a possibilidade de começarem com encontros de oração até definirem e serem direcionadas pelo Espírito Santo sobre o material ou tema que devem aprofundar-se.

Existem materiais próprios para novos convertidos, onde podem ser expostas as doutrinas básicas do cristianismo.

Encontre espaço em suas agendas para terem encontros frequentes.

Encontros semanais parecem ser uma boa frequência, mas isso pode ser diluído para encontros quinzenais, ou multiplicados para 2 encontros semanais, vai depender de disponibilidade, de prioridades, de urgência na transformação de vidas.

Priorize os membros de sua igreja local

O discipulado pode ser oferecido para cristãos e não cristãos. Para não cristãos, oferecemos um discipulado evangelístico, onde o Senhor Jesus é apresentado à pessoa como o único intermediador entre Deus e os homens. Oferecemos o evangelho da salvação, o banquete da graça.

Para cristãos, o discipulado deve contemplar primeiro a comunidade à qual congrega, ali deve ser o lugar onde os dons devem ser oferecidos com prioridade. 

Embora a prioridade seja a sua igreja local, se houver tempo em sua agenda você pode estender a graça do discipulado a outras pessoas que não fazem parte de sua comunidade. Muitas igrejas não têm o ministério de discipulado e por esse motivo muitas pessoas conhecem Cristo como Senhor e Salvador mas não crescem em santidade e não dão um bom testemunho de vida cristã.

 

Organização dos encontros

Data e horário

Deve-se escolher um bom dia e horário, com flexibilidade de alterar se necessário.

Bloquear uma data semanal denota compromisso de ambos os lados, facilita a assiduidade dos encontros, estabelece confiança.

Se não é possível um bloco de horário, integre a pessoa à sua rotina: você almoça fora? Almoce e discipule. Vai fazer compras? Faça compras e discipule. Você busca crianças na escola? Faça o trajeto discipulando. Seja criativa, Deus dá condições de fazermos aquilo que ele nos comissiona. 

O lugar para os encontros

Os locais podem variar. Tenha em mente que em alguns encontros serão necessários momentos de privacidade para confissão de pecados, para lamentar, chorar, consolar, para orações conjuntas, aconselhamento. 

Em outras ocasiões pode haver momentos de descontração, comemoração e descontração. Um local fixo dará segurança, locais ocasionais darão descontração. 

O ordinário e o extraordinário complementam-se.

 

A frequência dos encontros

Uma boa frequência para os encontros é o modelo semanal, no entanto use a sensibilidade para analisar o momento, podendo aumentar para duas vezes semanais, talvez um pessoal e outro por um canal de comunicação, apenas para que durante o tempo de tribulação sejam mantidos o vínculo mais estreito e o cuidado. 

Quinzenal para pessoas mais maduras, ou para quando as circunstâncias não exigirem tanta atenção.

Mensais para manutenção do discipulado até que possa deixar a pessoa seguir com Cristo sem seu acompanhamento.

 

Duração de um discipulado

Quanto tempo dura um discipulado? Não consigo estipular um tempo ideal, percebo que pode variar a cada caso. Pode ser interrompido por um período e retomado mais tarde, em outro momento. Pode se transformar em sessões esporádicas de aconselhamento, ou amadurecer para uma mentoria ou aprofundar em um assunto e se tornar um aconselhamento.

Seja sensível e tenha comunhão com aqueles que querem crescer em sabedoria e santificação. Ninguém perde nada com isso. Prolongar o discipulado é uma dádiva para todos os envolvidos.

 

Preparo e planejamento dos encontros

Oração

A oração prepara o nosso tempo com o discípulo. Dispõe o nosso coração ao Espírito Santo.

Antes do encontro você pode orar por discernimento, peça ao Espírito Santo que revele o suficiente para você ajudar o discípulo a ter Cristo formado em seu caráter. Ore para que você esteja preparada para manusear a Palavra de Deus para que Deus mesmo fale com o discípulo, de forma que você seja a mensageira, o instrumento que apresenta Cristo. No entanto prepare-se para conhecer as Escrituras de forma que o Espírito Santo faça você recordar de onde estão os trechos que necessita expor e ensinar.

A oração prepara o discipulador e o discípulo. A oração nos lembra que somos dependentes do Santo Espírito para tudo que falamos e ensinamos. 

Ore para que você ame o discípulo como Jesus te amou, com misericórdia e graça. 

Estenda ao próximo o que você mesmo recebeu.

O que ensinar

É bom ter um planejamento para o que vão falar e fazer durante o tempo reservado para o discipulado. Claro que pode ser algo informal e sempre é bom saber sobre como foi a semana da pessoa, essa pergunta comumente traz vários temas revelados no comportamento expressado na vida ordinária. Então aproveite o gancho e leve as questões que foram expressas à luz da Palavra de Deus. Busque trechos das Escrituras que mostram uma situação similar, ou emoções manifestadas para que a vida cristã seja lapidada e seja Cristo formado no coração do discípulo.

O tema escolhido também pode ser baseado em ensinar as principais doutrinas bíblicas, principalmente se você estiver discipulando uma pessoa nova convertida. E nada te impede de mesclar o assunto do “dia” com as doutrinas mais relevantes, divida o tempo do encontro de forma que possa abordar os dois assuntos: vida cotidiana e doutrinas bíblicas, isso é uma boa combinação para crescerem no conhecimento de Cristo, envolvendo a teologia e a prática.

Recomendo que separe tempo para ensinar os Atributos de Deus. É maravilhoso saber quem Deus é, o seu caráter, isso nos dá uma bendita segurança em todas as nuances da vida. 

Faça links dos Atributos de Deus para as circunstâncias de vida do discípulo. Aponte para os personagens bíblicos e como os Atributos do Senhor trouxe vida nova ao seu povo.

Conclusão

Não fique intimidada com todas as recomendações, o objetivo dessa sessão é estimular você a iniciar esse abençoado ministério. Não complique o que é simples. Faça um breve planejamento e comece. Durante a sua caminhada as ferramentas certas serão encontradas, o Senhor vai instrumentalizar você porque é ele mesmo quem nos escolhe para darmos frutos.

Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça. João 15.16a

Confie, ele é o Deus que morreu por nós e que disse: 

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos. Mateus 28.19-20

Avante, ovelhas!

 

Saiba mais sobre este assunto por meio dos livros da Editora Fiel abaixo:

Ministério de Mulheres, de Gloria Furman e Kathleen Nielson

Mulheres da Palavra, de Jen Wilkin

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisor e Editor: Vinicius Lima.