Um blog do Ministério Fiel
Mulher forte
A verdadeira força da mulher forte vem do Senhor
Quero fazer uma reflexão sobre alguns aspectos que a Palavra de Deus nos conta sobre Débora, uma mulher “forte”(1). Deus colocou uma obra diante dela, que sugiro que seja lida com atenção nos capítulos 4 e 5 de Juízes.
O cenário naquela época era extremamente desafiador. Lemos que o todos do povo “faziam o que era mau perante os olhos do Senhor”, e portanto, o Senhor os entregou nas mãos cruéis de Sísera, o chefe do exército de Canaã. As mulheres, para ele, eram espólio de batalha. E foi nesse contexto que Débora foi chamada para administrar a justiça de Deus. Ela era juíza e era esposa de Lapidote (Jz 4.5); foi descrita como a mulher mais piedosa de Juízes.
Em que contexto Deus tem colocado você para servi-lo hoje?
As maldades estão ao nosso redor, sim! Mas Deus continua usando pessoas fiéis a ele para seus bons propósitos, mesmo em meio às circunstâncias mais sombrias. Afinal, qual era a origem da força de Débora? É a mesma que a sua! Ela tinha a força verdadeira que a levava a servir a Deus, mesmo em tempos difíceis.
É muito fácil listarmos empecilhos para servir ao Senhor, então, vamos pontuar algumas maneiras em que podemos (e devemos) servir a Deus, mesmo em tempos difíceis, porque a nossa verdadeira força vem do Senhor.
No Antigo testamento, temos os exemplos de Rute (leia o livro todo para relembrar) e Raabe (ler Josué 2), que mesmo cercadas por incrédulos muito maldosos, se tornaram do povo de Deus, pois foram fiéis ao único Deus verdadeiro.
Talvez você, leitora, já sirva a Cristo em sua igreja. Mas, Vamos pensar em algumas formas de servir:
-
Servindo a Deus ao falar sua Palavra
Débora falava (as palavras de Deus) com fidelidade. Hoje não precisamos mais de profetizas, mas somos “porta-vozes” de Deus, ou seja, como embaixadoras de Cristo, devendo comunicar a mensagem de Deus
Em Juízes 5 temos uma verdadeira Canção de louvor – Débora canta o quanto amava ao Senhor e conclamou os outros a amarem também a ele. Deus é sempre evidenciado. Ela descreve que mandou vir Baraque para dar uma ordem de Deus a ele (Jz 4.6). No ataque militar, ela clamou a ação de Deus e descreveu o que ele fez (4.14, 15), bem como a vitória que o próprio Deus deu.
A vida de Débora é uma história sobre um Deus maravilhoso; ele é o Deus que é fiel à sua Palavra, e então, a realiza infalivelmente. Débora mostra Deus por meio de suas palavras quando o descreve e o engrandece, reconhecendo o que ele fez.
Podemos afirmar que ela foi uma mulher forte, mas observe que ela respeitou e exortou os líderes masculinos ao seu redor.
Hoje, nós já recebemos a Palavra completa de Deus: cada uma de nós podemos nos alimentar dela, amá-la, deixar que ela dê sabor e forma a todas as palavras que nós proferimos aos outros, no contexto em que Deus nos chama a falar.
Quanto você está vivendo por essa Palavra? Está se alimentando regularmente e com profundidade, a fim de alimentar toda a gente faminta que está à sua volta?
Como está a sua comunicação? Quando você fala, está transmitindo o amor que tem por nosso maravilhoso Deus?
-
Servindo a Deus ao servir aos líderes
Baraque era um juiz respeitado por Débora. Ela o chamou para assumir a liderança que Deus havia declarado. Ela entrega a Palavra de Deus a ele e atua por meio dela. Ela se dispôs a ser sua ajudadora; ela levanta líderes em Israel (4.9). A liderança militar pertencia aos homens e essa tarefa militar deveria ter sido dele como líder. Ela reconhece os bons líderes (Jz 5.2, 3) e repreende os que não apareceram em socorro do Senhor (5.23). Exalta Jael, a mulher que cravou o martelo na cabeça de Sísera.
Naquele contexto, mulheres fortes cercadas por homens não tão fortes assim, usaram a palavra e o instrumento disponível. Serviram a Deus no contexto em que Ele as colocou, conforme os dons que ele deu. Mas veja que exemplo:
Débora não usurpou para si a tarefa que Deus havia chamado Baraque a fazer; ela o ergueu, chamou-o para as palavras de Deus, importou-se com ele e o exortou, e louvou a Deus quando ele e os demais líderes corresponderam ao chamado (v.2).
Você já se pegou nessa conversa a respeito dos homens da sua igreja? Somos rápidas para criticar os homens; mas, antes, você conversa com os líderes de sua igreja? É oferecido aos homens um treinamento? Você ora sistematicamente pelos líderes da sua igreja? Ora para que Deus levante novos líderes entre os homens?
Orar pelos homens é diferente de agir com manipulação, ou ser invasiva. Os líderes precisam de mulheres que estejam apoiando-os ativamente, por amor a Deus e ao povo dele. Ore sobre algumas formas que você pode encorajar os homens a serem despertados para a liderança.
-
Servindo ao cantar
Débora canta (com Baraque) a história: as maravilhas de Deus e o passo a passo. Ela canta e desafia aos que passam por ela a cantarem também (5.10, 11)
A música é uma ferramenta que Deus escolheu para registrar e propagar muito do que ele fez.
“Agora escrevam para vocês esta canção, ensinem-na aos israelitas e façam-nos cantá-la, para que seja uma testemunha a meu favor contra eles.” Deuteronômio 31.19 NVI
O povo deveria ensinar, cantar para se lembrar do que Deus fez. Uma forma de passar de geração em geração seus ensinamentos. Em Deuteronômio 32, vemos a Canção de Moisés; a música, pela qual o povo se lembraria daquilo que Deus considerou como essencial para ser lembrado!
Que cuidado você tem para selecionar o que ouve e o que não ouve? Como tem sido sua “dieta musical”? Reconheça a importância da música e cante ao Senhor!
Débora é considerada uma mulher forte. Ela fazia os olhos das pessoas se voltarem para as maravilhas das obras de Deus. O que aprendemos com Débora é que a força não está na grandeza de uma mulher, mas sim na grandeza de seu Deus, a quem ela servia. Para onde suas palavras apontam os olhos das pessoas?
Você já encontrou o “seu lugar” para servir em sua igreja?
Essa é a sua função hoje: trazer luz nesses tempos obscuros, fazendo parte da história que Deus tem escrito para você.
Que você tenha coragem para olhar o que Deus te deu para servir o seu povo e servi-lo com alegria. Isso caracteriza uma mulher forte.
“Porém, os que te amam brilham como o sol quando se levanta no seu esplendor” (Jz 5.31)
(1) Sugestão de leitura: O que Deus diz sobre as mulheres: feminilidade x feminismo– Kathleen Nielson – Editora FIEL