A Palavra de Deus é Deus falando

Mulheres (cristãs) precisam ter convicção que Deus fala hoje

Uma das coisas mais importantes que uma mulher cristã precisa conhecer e saber com convicção é que a Palavra de Deus é Deus falando.

Deus se apresenta a nós pela sua Palavra. A Palavra de Deus é a forma especial que ele se revela a nós. Ele poderia ter escolhido outra forma para fazer isso, mas ele desejou que pela sua Palavra seria a melhor forma, a mais exata, a mais facilmente transmitida de boca em boca.

Já que a Palavra de Deus é Deus falando e que é necessário conhecer as instruções que o nosso Criador quer nos transmitir, precisamos saber algumas coisas importantes sobre a sua Palavra.

Existem várias formas da Palavra de Deus ser executada, a que vamos nos ater nesta meditação é a Palavra de Deus na forma escrita – a Bíblia.

O primeiro relato bíblico sobre a Palavra de Deus na forma escrita está em Êxodo 31.18:

E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

As vantagens de termos a Palavra de Deus por escrito são muitas, uma delas é a preservação com mais precisão para as gerações seguintes. Outra vantagem é que oportunamente podemos examinar repetidas vezes o texto Bíblico para melhor entendimento, para mais aprofundamento, para guardar no coração as instruções a fim de obedecermos ao Senhor. Em terceiro lugar a Palavra de Deus escrita é acessível a um número maior de pessoas do que se fosse apenas transmitida por meio da memória na forma de repetição oral necessitando da presença do orador.

A confiabilidade e o acesso à Palavra de Deus são preservadas quando elas estão escritas.

A Palavra de Deus é tão importante que tem uma doutrina que a explica minuciosamente. Deus quer que o conheçamos para amá-lo e adorá-lo, por isso ele fala conosco pela sua Palavra escrita. Há quatro características das Escrituras que a Doutrina da Palavra de Deus (também chamada de Bibliologia) nos informa: Autoridade, Clareza, Necessidade e Suficiência. 

Autoridade

A autoridade das Escrituras quer dizer que todas as palavras nas Escrituras são Palavras de Deus, de modo que se alguém não crer em alguma palavra da Bíblia ou desobedecer a ela é não crer em Deus ou desobedecer a ele. 

Há muitas afirmações nas Escrituras que afirmam que a Bíblia é a Palavra de Deus. Em 2 Timóteo 3.16 que diz: “toda a Escritura é inspirada por Deus”, nesse verso “Escritura” deve referir-se às Escrituras do Antigo Testamento em forma escrita. Aqui, Paulo está afirmando que todos os escritos do Antigo Testamento são inspirados por Deus, ou seja, é considerado Palavra de Deus em forma escrita.

Em 2Pe 1.21 Pedro afirma que nenhuma profecia do AT foi por decisão humana escrever o que ele gostaria, mas a ação do Espírito Santo na vida do profeta.

 

Primeiramente, porém, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1.20-21

 

Sem o Espírito Sando de Deus uma pessoa não é capaz de reconhecer as Escrituras como Palavra de Deus. 

Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. Ora, a pessoa natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura. E ela não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2.13-14

A essência da autoridade das Escrituras está em nos fazer crer nelas e obedecê-las, como crer e obedecer no próprio Deus. A Palavra de Deus é Deus falando!

Clareza

A clareza das Escrituras quer dizer que o povo de Deus tem condições de compreender o que Deus quer ensinar. Todas as coisas que precisamos saber sobre a nossa salvação e a vida cristã de obediência estão escritas na Palavra de Deus. 

A Bíblia frequentemente afirma a sua própria clareza como lemos em Deuteronômio as instruções de Moisés ao povo:

Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração. Você as inculcará a seus filhos, e delas falará quando estiver sentado em sua casa, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se. Deuteronômio 6.6-7

Se não fosse possível entender as Escrituras com clareza, não seria possível transmitir os seus ensinamentos para as próximas gerações. Não era um ato mecânico de memorização, mas um entendimento completo das instruções.

No Novo Testamento os autores dizem que compreender as Escrituras é mais um ato espiritual do que intelectual:

Ora, a pessoa natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura. E ela não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2.14

Para ajudar as pessoas a interpretarem corretamente a Palavra de Deus, professores desenvolveram alguns métodos que ajudam nessa tarefa. O campo de estudo dos métodos corretos de interpretação é chamado de hermenêutica. 

Há partes difíceis de serem interpretadas nas Escrituras, então devemos buscar auxílio de bons professores bíblicos, assim como de materiais de apoio como comentários bíblicos,  não negligenciando jamais o auxílio do Espírito Santo, pois foi ele quem inspirou o texto bíblico, ele mesmo nos capacita a ter clareza do que foi escrito para nós.

Necessidade

As Escrituras são necessárias para conhecer o evangelho, para conservar a vida espiritual e para conhecer a vontade de Deus.

A Bíblia é necessária para a salvação, a pessoa precisa ler ou ouvir acerca do evangelho para crer em Jesus Cristo. A salvação eterna vem somente pela fé em Jesus Cristo.

A Bíblia é necessária para sustentar a fé espiritual e para o crescimento na vida cristã como podemos ler em:

1 Pedro 2.2 Como crianças recém-nascidas, desejem o genuíno leite espiritual, para que, por ele, lhes seja dado crescimento para a salvação.

A vontade de Deus também é conhecida pelas Escrituras, assim podemos obedecer com segurança o que Deus requer de nós.

As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e aos nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. Deuteronômio 29.29

Mas atenção! As pessoas não precisam da Bíblia para saber que Deus existe, ele é claramente revelado pelos seus atributos e pelas suas obras.

Pois o que se pode conhecer a respeito de Deus é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, isto é, o seu eterno poder e a sua divindade, claramente se reconhecem, desde a criação do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que Deus fez. Por isso, os seres humanos são indesculpáveis. Romanos 1.19-20

Suficiência

Será que precisamos buscar mais palavras de Deus além das que ele mesmo nos revelou pelas Escrituras? Dizer que as Escrituras são suficientes significa dizer que a Bíblia tem todas as Palavras divinas que Deus quis dar ao seu povo em cada estágio da história da redenção e que hoje contém todas as Palavras de Deus que precisamos para a salvação e para que nele possamos confiar e a ele obedecer.

A Bíblia é suficiente para nos equipar a viver uma vida cristã: 

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o servo de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. 2 Timóteo 3.16-17

A suficiência das Escrituras nos ensinam muitas coisas e deve nos incentivar a descobrir o que Deus quer que pensemos ou façamos sobre determinado assunto. Em segundo lugar, nos lembra de que não devemos acrescentar nada às Escrituras. Outro ponto, Deus não exige que pensemos nele ou na sua obra redentora de uma forma que não esteja nas Escrituras.

A doutrina da Palavra de Deus é extensa e profunda, aqui demos uma pincelada em temas que estimulam você a buscar mais sobre esse assunto a fim de que a Palavra de Deus seja o fundamento para sua crença em Jesus Cristo e para que sua convicção na bendita Palavra de Deus seja propagada fielmente.

Avante, ovelha!

 


Para saber mais sobre o assunto, recomendamos os seguintes livros da Editora Fiel:

Box: Manual de Teologia e Eclesiologia – Capa Dura, John L. Dagg.

Somos Todos Teólogos, R.C. Sproul.

Série Eu Sou, de Heber Campos.

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisor e Editor: Vinicius Lima.