50 citações de Tim Keller (1950–2023)

Um legado de grandes e bons pensamentos sobre Deus e sua Palavra

Tim Keller (1950–2023) voltou para casa para estar com o Salvador que ele tanto amou, escreveu e pregou. O cofundador do The Gospel Coalition foi um autor prolífico , e todos os seus sermões na Redeemer Presbyterian Church estão agora disponíveis gratuitamente. Você também pode ler sobre sua vida no recente livro de Collin Hansen:  “Timothy Keller: His Intellectual and Spiritual Formation”.

É difícil medir o impacto desse homem em minha vida e ministério – e na vida de incontáveis outras pessoas. Aqui estão 50 das minhas citações favoritas de Keller.

“Tudo o que a morte pode fazer agora aos cristãos é tornar suas vidas infinitamente melhores.”

“A base central da segurança cristã não é o quanto nosso coração está voltado para Deus, mas o quão inabalavelmente seu coração está voltado para nós.”

“Se Jesus ressuscitou dos mortos, então você tem que aceitar tudo o que ele disse. Se não o fez, então por que se preocupar com o que ele disse? A questão na qual tudo depende não é se você gosta do ensino dele, mas se ele ressuscitou dos mortos”.

“Descreva o Deus que você rejeitou. Descreva o Deus em quem você não acredita. Talvez eu também não acredite nesse Deus.”

“As pessoas contemporâneas tendem a examinar a Bíblia, procurando coisas que não podem aceitar; mas os cristãos devem reverter isso, permitindo que a Bíblia nos examine, procurando por coisas que Deus não pode aceitar”.

“Satanás não nos controla com marcas de presas na carne, mas com mentiras no coração… Nossa melhor defesa na luta contra [suas] mentiras não é a produção de encantamentos, mas repetirmos a verdade”.

“O evangelho é que sou tão pecador que Jesus teve que morrer por mim, mas tão amado e valorizado que Jesus ficou feliz em morrer por mim. Isso leva à profunda humildade e profunda confiança ao mesmo tempo. Não consigo me sentir superior a ninguém e, no entanto, não tenho nada a provar a ninguém.”

“A doutrina do pecado significa que os crentes nunca são tão bons quanto nossa verdadeira visão de mundo deveria nos fazer. E a doutrina da graça comum significa que os incrédulos nunca são tão falhos quanto sua falsa visão de mundo deveria torná-los”.

“Somente se o seu deus puder ultrajá-lo e desafiá-lo, você saberá que adora o Deus real e não uma invenção da sua imaginação… Se o seu deus nunca discorda de você, você pode estar apenas adorando uma versão idealizada de si mesmo.”

“A glória de Deus está disponível para você na igreja de uma forma que não está disponível para você em nenhum outro lugar… Não há meio de discipulado mais importante do que o envolvimento profundo na vida da igreja”.

“Você não se apaixona. Você se compromete com isso. O amor diz: ‘Eu estarei lá, não importa o que aconteça.’”

“Dizer ‘eu sei que Deus me perdoa, mas não consigo me perdoar’ ​​significa que você falhou com um ídolo cuja aprovação é mais importante do que a de Deus.”

“Se você fizer do trabalho sua identidade e for bem-sucedido, isso vai subir à sua cabeça. Se você falhar, isso irá para o seu coração.”

“Ser amado, mas não conhecido, é superficial. Ser conhecido, mas não amado, é o nosso pesadelo. Só Jesus nos conhece até o fundo e nos ama até o céu”.

“A única pessoa que ousa acordar um rei às 3h para tomar um copo d’água é uma criança. Nós temos esse tipo de acesso.”

“Tolerância não é não ter crenças. É sobre como suas crenças o levam a tratar as pessoas que discordam de você.”

“A religião tradicional diz: ‘Eu dou a Deus um bom registro moral, então ele tem que me abençoar.’ O evangelho diz: ‘Deus me dá um bom histórico moral por meio de Cristo, então quero abençoá-lo’… A religião diz: ‘Se eu obedecer, então Deus me amará e me aceitará.’ O evangelho diz: ‘Deus me ama e me aceita, por isso quero obedecer’”.

“O evangelho diz que você é simultaneamente mais pecador e imperfeito do que jamais ousou acreditar, mas mais amado e aceito do que jamais ousou esperar.”

“Se você está caindo de um penhasco, a fé forte em um galho fraco é fatalmente inferior à fé fraca em um galho forte. A salvação não se baseia definitivamente na força de sua fé, mas no objeto de sua fé”.

“A tentação para aqueles que sofrem é supor que, porque não podemos pensar em nenhum bom propósito que Deus possa ter para o nosso sofrimento, não pode haver nenhum.”

“Existem as coisas boas deste mundo, as coisas difíceis deste mundo e as melhores coisas deste mundo — o amor, a glória, a santidade e a beleza de Deus. O ensinamento da Bíblia é que o caminho para as melhores coisas não passa pelas coisas boas, mas geralmente pelas coisas difíceis… Não há mensagem mais contrária à forma como o mundo entende a vida ou mais subversiva aos seus valores.”

“A ética sexual cristã foi entendida pelos apóstolos como uma parte inegociável da ortodoxia, uma das crenças centrais do cristianismo. O que os cristãos ensinavam e praticavam sobre a sexualidade era uma implicação necessária do evangelho e da ressurreição, assim como o cuidado com os pobres e a igualdade das raças. Isso torna impossível argumentar, como muitos tentam fazer, que o que a Bíblia diz sobre cuidar dos pobres está certo, mas o que ela diz sobre sexo está fora de moda e deve ser descartado.”

“Sexo fora do casamento se torna um produto que consumimos se encontrarmos alguém atraente o suficiente em qualidade e baixo o suficiente em preço. Se a qualidade cair ou o custo subir, podemos ir embora, porque não há aliança. Mas se o sexo vem apenas com a autodoação radical e o compromisso de toda a vida do casamento, isso tira o sexo do mercado, por assim dizer, e o torna inestimável.

“Quando Jesus Cristo estava no jardim do Getsêmani e a escuridão final estava caindo sobre ele e ele sabia que estava chegando, ele não abandonou você; ele morreu por você. Se Jesus Cristo não abandonou você em Sua escuridão, a escuridão final, por que ele o abandonaria agora, na sua?

“Apenas uma compreensão do que Jesus fez na cruz – a doutrina da expiação substitutiva – pode evitar distorções espirituais… Somente essa doutrina nos impede de pensar que Deus é principalmente santo com algum amor ou principalmente amoroso com alguma santidade – mas, em vez disso, [ele] é santo e amoroso igualmente, de forma interdependente. Somente essa visão de Deus transforma os mimados ou negligenciados em saudáveis ​​e amados”.

“A estrutura secular … nada tem a dar à consciência ferida para curá-la. Não tem nada a dizer ao eu que se sente indigno de amor e perdão. Qualquer um que tenha visto a profundidade de seu pecado e do que é capaz nunca será abrandado pelo brometo de ‘Seja bom consigo mesmo – você merece isso’”.

“O verdadeiro arrependimento começa onde a passada de pano (‘Nada realmente aconteceu’), a transferência de culpa (‘Não foi realmente minha culpa’), a autopiedade (‘Sinto muito pelo que isso me custou’) e a autoflagelação (“Vou me sentir tão mal que ninguém vai poder me criticar”) acabam.”

“O perdão é concedido (frequentemente, por um bom tempo) antes de ser sentido — não sentido antes de ser concedido. É uma promessa de não cobrar o preço do pecado da pessoa que o feriu… É provável que você sempre tenha pensado: ‘Bem, preciso sentir antes de concedê-lo. Tenho que começar a sentir menos raiva antes de começar a não os responsabilizar.’ Se você esperar para senti-lo antes de concedê-lo, nunca o concederá; você estará em uma prisão de raiva.”

“É difícil ficar com raiva de alguém se você está orando por eles. Também é difícil ficar com raiva a menos que você se sinta superior, e é difícil se sentir superior se você estiver orando por eles, pois na oração você se aproxima de Deus como um pecador perdoado”.

“A oração é a única porta de entrada para o autoconhecimento genuíno. É também a principal maneira pela qual experimentamos uma mudança profunda – a reordenação de nossos amores. A oração é como Deus nos dá tantas das coisas inimagináveis ​​que ele tem para nós. De fato, a oração torna seguro para Deus nos dar muitas das coisas que mais desejamos. É a maneira como conhecemos a Deus, a maneira como finalmente tratamos Deus como Deus. A oração é simplesmente a chave para tudo o que precisamos fazer e ser na vida.”

“Deus nos dará o que pedimos ou nos dará o que teríamos pedido se soubéssemos tudo o que ele sabe.”

“Sabemos que Deus nos atenderá quando chamarmos porque, em um dia terrível, ele não respondeu a Jesus quando ele o chamou… As orações de Jesus receberam a rejeição que nós, pecadores, merecemos, para que nossas orações pudessem ter a recepção que ele merece”.

“A misericórdia não é apenas o trabalho do cristão. A misericórdia é a marca do cristão”.

“Um bom sermão não é como uma clava que bate na vontade, mas como uma espada que corta o coração.”

“A pregação expositiva deve fornecer a principal dieta de pregação para uma comunidade cristã… [É] o melhor método para exibir e transmitir sua convicção de que toda a Bíblia é verdadeira. Essa abordagem testifica que você acredita que todas as partes da Bíblia são a Palavra de Deus, não apenas temas específicos e não apenas as partes com as quais você se sente à vontade para concordar.”

“Pregar não é apenas explicar o texto, mas também usá-lo para envolver o coração. Muitas vezes vejo pregadores dedicando tanto tempo à primeira tarefa que colocam pouco pensamento e engenhosidade na segunda.”

“Toda vez que você expõe um texto bíblico, você não termina a menos que demonstre como ele nos mostra que não podemos nos salvar e que somente Jesus pode.”

“Os comunicadores cristãos devem mostrar que lembramos (ou pelo menos entendemos) muito bem o que é não acreditar.”

“Os valores morais humanistas do secularismo não são resultados do raciocínio científico, mas chegaram até nós desde os tempos mais antigos… eles têm uma história teológica. E as pessoas modernas os sustentam somente pela fé.”

“Por meio da fé na cruz, obtemos um novo fundamento para uma identidade que tanto nos humilha para fora de nosso egoísmo, quanto é tão infalivelmente segura no amor, que somos capazes de abraçar, em vez de excluir, aqueles que são diferentes.”

“[Estas são] as ofertas insuperáveis ​​do cristianismo – um significado que o sofrimento não pode remover, uma satisfação não baseada nas circunstâncias; uma liberdade que não fere, mas aumenta o amor; uma identidade que não o esmaga nem exclui os outros, uma bússola moral que não o transforma em um opressor; e uma esperança que pode enfrentar qualquer coisa, até mesmo a morte.”

“Se o sofrimento que Jesus suportou não o fez desistir de nós, nada o fará.”

“Jesus é uma das poucas pessoas na história que fundou uma grande religião mundial ou que, como Platão ou Aristóteles, definiu o curso do pensamento e da vida humana por séculos. Jesus está naquele pequeno e seleto grupo. Por outro lado, houve várias pessoas ao longo dos anos que afirmaram implícita ou explicitamente serem seres divinos de outros mundos. Muitos deles eram demagogos; muitos mais eram líderes de seitas pequenas e independentes de verdadeiros crentes. O que há de único em Jesus é que ele é o único membro do primeiro grupo de pessoas que também é membro do segundo.”

“Tudo na cosmovisão hebraica militava contra a ideia de que um ser humano poderia ser Deus. Os judeus nem sequer pronunciavam o nome ‘Yahweh’ ou o soletravam. E, no entanto, Jesus Cristo — por sua vida, por suas reivindicações e por sua ressurreição — convenceu seus seguidores judeus mais próximos de que ele não era apenas um profeta dizendo-lhes como encontrar Deus, mas o próprio Deus veio nos encontrar.”

“Quando você vem a Cristo, você deve abandonar suas condições. Você tem que abrir mão do direito de dizer: ‘Obedeço-lhe se…’, ‘…Eu farei isso se...’ Assim que você diz: ‘Eu o obedecerei se ‘, isso não é obediência de forma alguma. Você está dizendo: ‘Você é meu conselheiro, não meu Senhor. Ficarei feliz em receber suas recomendações. E posso até fazer alguns deles. Não. Se você quer Jesus com você, você tem que abrir mão do direito de autodeterminação. A abnegação é um ato de rebelião contra nossa cultura moderna de autoafirmação. Mas é para isso que somos chamados. Nada menos.”

“Quando você diz: ‘A doutrina não importa; o que importa é que você viva uma vida boa’, isso é uma doutrina. É chamada de doutrina da salvação por suas obras, e não pela graça”.

“É na morte que Deus diz: ‘Se eu não sou sua segurança, então você não tem segurança, porque sou a única coisa que não pode ser tirada de você. Eu vou segurar você em meus braços eternos. Todos os outros braços falharão com você, mas eu nunca falharei com você. Os sais aromáticos são muito desagradáveis, mas também são muito eficazes. Mas enquanto você está despertando de suas ilusões, fique em paz, porque eis o que Jesus Cristo nos oferece se pela fé o tivermos como nosso Salvador”.

“Se você quer entender seu próprio comportamento, você deve entender que todo pecado contra Deus é baseado em uma recusa em acreditar que Deus é mais dedicado ao nosso bem e mais consciente do que nós. Desconfiamos de Deus porque presumimos que ele não é verdadeiramente para nós, que se lhe dermos controle total seremos miseráveis. Adão e Eva não disseram: ‘Vamos ser maus. Vamos arruinar nossas próprias vidas e as dos outros também!’ Em vez disso, eles pensaram: ‘Nós só queremos ser felizes. Mas seus comandos não parecem nos dar as coisas de que precisamos para prosperar. Teremos que fazer as coisas com nossas próprias mãos – não podemos confiar nele’.”

“A única tempestade que pode realmente destruir — a tempestade da justiça divina e do julgamento do pecado e do mal — nunca cairá sobre você. Jesus inclinou a cabeça para aquela tempestade final, voluntariamente, por você. Ele morreu, recebendo o castigo pelo pecado que merecemos, para que possamos ser perdoados quando confiarmos nele. Quando você o vê fazendo isso por você, certamente não responde a todas as perguntas que você tem sobre o seu sofrimento. Mas isso prova que, apesar de tudo, ele ainda te ama. Porque ele foi jogado nessa tempestade por você, você pode ter certeza de que há amor no centro dessa tempestade para você.”  

“Se você fosse cem vezes pior do que é, seus pecados não seriam páreos para a misericórdia dele.”

Por: . © The Gospel Coalition. Website: thegospelcoalition.org. Traduzido com permissão. Fonte: 50 Quotes from Tim Keller (1950–2023) Traduzido por Lara Sayuri. Revisão e Edição por Vinicius Lima.