A história do Ministério Ligonier

As iniciativas de R.C. Sproul por meio da Ligonier para difundir uma compreensão profunda da santidade de Deus

Gravadas em um memorial de granito no Point State Park, em Pittsburgh, estão as palavras “Um lugar de consequências internacionais”. Este lugar, Three Rivers, desempenhou um papel fundamental na era colonial. Na década de 1750, no entanto, poucos provavelmente perceberam o significado total dos eventos que ocorreram ali. Mas as ramificações foram enormes e o impacto duraria séculos. Este lugar de consequências internacionais estava diretamente a dez milhas a noroeste das casas de infância de R.C. Sproul e Vesta (Voorhis) Sproul.

ANTES DE AGOSTO DE 1971: A FUNDAÇÃO

R.C. tinha boas lembranças de sua amada Pittsburgh. Este lugar o moldou; você podia ouvir isso em seu sotaque décadas depois que ele partiu. Pittsburgh não era apenas a Cidade do Aço, era também a Cidade Presbiteriana. Mas, nas décadas de 1950 e 1960, era um presbiterianismo vazio de seus compromissos confessionais. R.C. foi para uma igreja presbiteriana, uma faculdade presbiteriana e um seminário presbiteriano, todos eles claramente liberais. Isso forneceu ao R.C. dois pilares fundamentais. Primeiro, quando ele finalmente ouviu a verdade do evangelho, teve uma imensa gratidão pela graça e bondade de Deus e um desejo consumidor e paixão de conhecer, servir e adorar o Deus trino do evangelho. Essa gratidão e paixão marcaram toda a sua vida; isso impulsionou a ele e ao ministério que fundou. Em segundo lugar, estar cercado de erros aprimorou suas habilidades apologéticas. R.C. era um comunicador; também era um apologista, falava muitas vezes da missão de Ligonier não apenas para ensinar e proclamar a verdade, mas também para defender e lutar pela verdade. R.C. conhecia em primeira mão os efeitos devastadores do falso ensino.

O amor e a paixão de R.C. pela verdade, bondade e beleza — e seu desejo de lutar por eles — serviram como parte da fundação do Ministério Ligonier. Outra parte dizia respeito à mensagem. Desde a primeira vez que R.C. leu a Bíblia como cristão, teve a percepção transformadora de que “Deus é um Deus que age de forma séria”. Enquanto muitos na cultura e na igreja foram tomados por uma visão superficial de quem Deus é, R.C. foi colocado de joelhos, como o profeta Isaías, diante do esplendor refulgente da santidade de Deus. A santidade de Deus, em toda a sua plenitude, não era apenas o fundamento de Ligonier, permeia tudo o que o ministério fez nos últimos cinquenta anos e continua sendo a Estrela do Norte.

Com uma missão e uma mensagem estabelecidas, a fundação precisa de mais uma peça, que é o público. Quando completou trinta anos, R.C. era um professor de seminário no auge de sua profissão e estava entediado. Enquanto isso, estava ensinando uma classe de escola dominical. Lá descobriu leigos que estavam famintos, não por migalhas, mas pelo alimento sólido da Palavra de Deus e de doutrina. Professor e leigos debatiam um contra o outro. Quanto mais famintos eles estavam, mais animado R.C. estava para ensiná-los, o que só os fez voltar, em busca de mais alimento.

1971–1984

Com a fundação lançada, Deus juntou duas forças para começar a construir a estrutura. Uma era R.C., Vesta e a família Sproul. É importante lembrar que desde o início foi R.C. ​​e Vesta. A outra força era Dora Hillman, a viúva de um empresário de Pittsburgh. Ela morava em Ligonier Valley, no oeste da Pensilvânia. Perto de sua casa, uma propriedade de cinquenta e dois acres foi colocada à venda. Ela a comprou e construiu uma casa para os Sproul, que servia como casa da família, sala de aula, refeitório para estudantes e escritórios para o Ligonier Valley Study Center (LVSC). R.C. preparou, deu palestras e sediou os lendários “Gabfests”, sessões de perguntas e respostas nas noites de segunda-feira. Livros foram escritos. As séries de ensino foram gravadas em fita cassete. Então, em 1975, uma série didática foi gravada, pela primeira vez, em vídeo A santidade de Deus. Não havia nada parecido na época. Ele tinha um quadro-negro, um púlpito, uma paixão, uma mensagem e um público. Aqueles primeiros anos no LVSC foram um momento pioneiro na educação cristã de adultos.

Na época, no entanto, R.C. e Vesta não pensavam dessa maneira. Estavam simplesmente sendo fiéis e obedientes ao que Deus os chamava para fazer. Como foram fiéis, Deus abençoou o centro de estudos com abundantes frutos. Bob Ingram, que mais tarde atuou como presidente da Ligonier e editor da Tabletalk (1988-1992), lembra-se de ir ao centro de estudos, sempre com um carro cheio de seu grupo de solteiros. Ele disse sucintamente: “O centro de estudos treinou minha geração”. De 1971 a 1984, dezenas de milhares subiam e desciam as estradas secundárias que serpenteiam pelo sopé das montanhas Allegheny para chegar ao centro de estudos em Stahlstown. Eles vieram com perguntas, e R.C. e os outros professores do centro de estudos lhes deram respostas da Palavra de Deus. Muito mais aprenderiam com R.C. através do ensino que foi enviado em fitas de áudio e vídeo. Muitos ouviram e viram R.C. pela primeira vez enquanto estavam sentados em uma aula de escola dominical no porão de uma igreja assistindo a um aparelho de TV.

1984-1994

Logo ficou claro para o conselho que Ligonier poderia ser mais eficaz sem um grande campus para manter. Em 1984, Ligonier mudou-se para Orlando, Flórida. Orlando oferecia um lugar onde as pessoas podiam ir para ensinar e um lugar de onde o ensino podia sair. Em 1988, Ligonier sediou sua primeira Conferência Nacional sob o título Amar um Deus Santo. A Conferência Nacional continua sendo a reunião familiar anual para os alunos de Ligonier e serve como ponto central para a Ligonier lançar novos livros e séries de ensino.

A mudança para Orlando também coincidiu com um desenvolvimento significativo em relação à publicação Tabletalk. Iniciado em 1977, Tabletalk foi redesenhada e reformatada em 1989. Oferecendo artigos em torno de um tema e devocionais diários, Tabletalk tem crescido continuamente em circulação, agora com mais de cem mil exemplares distribuídos mensalmente. Resume a visão de R.C. para encorajar o povo de Deus, não apenas a ler a Palavra de Deus, mas também a estudar essa Palavra. Durante este tempo, R.C. publicou dois livros clássicos: A Santidade de Deus, em 1985, seguido por Eleitos de Deus, em 1986. Durante todo o tempo, a série de ensino continuou a ser produzida, gravada e distribuída.

1994-2021

O primeiro programa de rádio de R.C., The R.C. Sproul Study Hour [A hora de estudo de R.C. Sproul], foi lançado em 1982. Em 1986, Ask R.C. [Pergunte ao R.C.] foi ao ar em seis estações de rádio. Eles estavam se consolidando até o lançamento de Renewing Your Mind (RYM) [Renovando sua mente] em 1994. É claro que os primeiros episódios seriam sua série sobre a santidade de Deus. A programação da rádio cristã consistia principalmente de sermões. RYM transmitiu episódios de ensino. Você podia ouvir o giz enquanto R.C. colocava os pontos nos “i”. Ele fazia você se sentir como se estivesse sentado em sua classe, que ele estava falando diretamente com você. Não havia nada parecido no ar, e logo se tornou corriqueiro ouvi-lo no caminho para o trabalho. E continua sendo.

Mais livros foram escritos. As conferências continuaram a ser realizadas em Orlando, em todo o país e, por fim, em todo o mundo. Ligonier também começou a organizar viagens de estudo na Terra Santa e nas renomadas cidades dos reformadores. À medida que a tecnologia se desenvolveu, Ligonier expandiu os meios para comunicar e divulgar o ensino. O site continua sendo uma ferramenta significativa e eficiente para distribuir o ensino. Além disso, há o RefNet, uma série de podcasts, Ligonier Connect [Conexão Ligonier] e Ask Ligonier. Todas essas iniciativas, e as novas em desenvolvimento, aproveitam a tecnologia para proclamar a santidade de Deus ao maior número possível de pessoas.

Enquanto Ligonier continuava a expandir seu alcance, em 2011 voltou às suas raízes abrindo as portas da Reformation Bible College, no centro da Flórida. A faculdade tem cerca de 140 alunos no campus, com mais de cem alunos fazendo cursos online. Ligonier também expandiu a base de ensino em 2010 ao incluir a fraternidade de ensino. Juntamente com a vasta gama de materiais didáticos de R.C., Ligonier fornece uma plataforma para os escritos e exposições da fraternidade de ensino e outros professores de confiança. Desde 1971, Ligonier tem servido para levar professores aos alunos.

Ligonier também se expandiu para além do idioma inglês e atualmente opera sites em sete idiomas diferentes, incluindo espanhol, árabe, farsi e chinês. Diariamente é adicionado novos conteúdos a cada um desses sites. Em março de 2018, Ligonier exibiu pela primeira vez Renovando tu mente [Renovando sua mente], a versão diária em espanhol de Renewing Your Mind . Esses esforços também incluem a tradução de muitos livros de R.C. e outros, bem como a produção de traduções da Bíblia de Estudo da Fé Reformada. Ligonier Ministries, como o ponto inicial de Three Rivers, tornou-se um local de consequências internacionais.

O QUE VEM A SEGUIR?

Sempre que uma iniciativa significativa era lançada ou um marco era alcançado, R.C. reservava um momento para comemorar. Então ele se voltava para aqueles ao seu redor e perguntava: “O que vem a seguir?”. Continuamos a fazer essa pergunta. A resposta, por um lado, é que não sabemos. Sabemos que Deus tem sido fiel a nós desde o início e ao longo de anos desafiadores. E, enquanto lamentávamos o falecimento de R.C. nos últimos dias de 2017, Deus abençoou Ligonier. Nestes últimos três anos, vimos o alcance mais amplo da história da Ligonier. Por estes últimos cinquenta anos, somos gratos. Mas que nunca sejamos presunçosos. Ligonier serve à Igreja, e servimos pela prerrogativa divina de nosso santo Deus. Olhando para Deus, perguntamos: O que os próximos cinquenta anos podem trazer? Ao olharmos para trás, a fim de comemorarmos nosso cinquentenário com vocês, saibam que estamos olhando para frente, renovados em nosso compromisso de proclamar a santidade de Deus em toda a sua plenitude ao maior número possível de pessoas. Propusemo-nos ser fiéis, sem saber o que vem a seguir, mas antecipando ansiosamente o que Deus fará.

Que o nosso estudo de teologia seja para a glória de Deus. Que Ele nos leve a dar a Ele o louvor que pertence somente a Ele. Amém.

Por: Stephen J. Nichols. © Ligonier Ministries. Website: ligonier.org. Traduzido com permissão. Fonte: A história dos ministérios Ligonier. Tradução: Melanie de Bessa. Revisão: Zípora Dias Vieira. Editor: Vinicius Lima.