Nossas visões erradas sobre Deus e a vida

Assim como Noemi, nem sempre olhamos a vida por meio de Deus (Rute 1.6-22)

“Então, se dispôs ela (Noemi) com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o Senhor se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.” (v.6, parênteses do Editor)

 

As três mulheres saem de Moabe rumo a Israel.

No caminho, Noemi manda suas Noras continuarem em sua terra natal para que se casem novamente, mas elas se opõem.

Após conversarem, Orfa consente e retorna a Moabe, mas Rute faz um voto de lealdade à sua sogra, prometendo tornar-se parte do povo da aliança e acompanhar Noemi no caminho para a Terra prometida.

As riquezas dessa narrativa são muitas, portanto gostaria de te levar a olhar alguns dos detalhes. Assim sendo, veremos as peculiaridades das duas personagens principais desse capítulo em artigos separados, começando por Noemi.

Ao estudarmos as Escrituras, precisamos lançar luz às narrativas por meio do conhecimento histórico e cultural. Naquele tempo, uma mulher viúva e sem filhos tinha pouca ou nenhuma condição para se sustentar sozinha, por isso havia tantas leis a respeito disso.

Era fato que ficar em uma terra estrangeira, sem família, colocaria Noemi em uma posição muito vulnerável e casar-se novamente era o principal meio pelo qual uma viúva recuperaria proteção e provisão (o que, no caso de Noemi, não era possível, pois já era idosa). Nota-se em seu falar a grande importância que ela dava a isso, indicando demasiada dependência do casamento e da família (mais do que de Deus).

O Senhor cuida do seu povo

Após um longo período de fome, há comida novamente na terra de Israel. Deus usa essa circunstância para trazer Noemi de volta para perto de sua presença, de onde ela nunca deveria ter saído. O cuidado divino se mostra, por vezes, em bênçãos e coisas materiais, mas, principalmente, é fundamentado na preservação e manutenção do relacionamento do povo com o Senhor.

Ainda que o anseio por homens que sustentassem a família fosse algo legítimo, principalmente naquele contexto, Noemi coloca toda a sua identidade e felicidade em seus filhos e marido, fazendo deles deuses. Ela deposita nesses homens a responsabilidade de um cuidado que, em primeira instância, provém de Deus.

O casamento é algo bom, muito bom, mas até mesmo essa bênção dada por Deus pode ser usada como uma capa de legitimidade com a qual cobrimos nossos ídolos para não ter que tirá-los do trono do nosso coração. Somos ótimos ‘Midas’ do pecado, contaminamos tudo quanto tocamos.

Deus é fonte da verdadeira alegria e segurança

Noemi ainda não entendia que Deus é a fonte da verdadeira alegria.

A Bíblia não é clara sobre as motivações dela ao insistir para que suas noras permanecessem em Moabe, qualquer afirmação sobre isso seria meramente especulativa. Mas, pense comigo: como você acha que ela se sentiu ao saber que voltaria para a sua cidade sem seu marido e filhos, mas com duas noras moabitas? Aquelas mulheres seriam dois grandes lembretes da rebeldia de Elimeleque.

Talvez Noemi estivesse realmente preocupada com o futuro delas e sabia que as duas não encontrariam marido em Belém, mesmo assim, o que isso revela sobre o coração de Noemi? Quais eram as suas verdadeiras preocupações?

Essa mulher estava mais preocupada com a segurança e alegria de um casamento para as noras do que com o encontro que elas poderiam ter com o Deus de Israel. Noemi fazia parte da aliança, mas em vez de insistir para que suas noras fossem com ela e se achegassem aos pés do Senhor, ela faz o contrário (talvez, inclusive, motivada a proteger sua reputação).

O que é precioso para você? Pelo que você está disposto a pecar para conseguir? (Ou peca quando não consegue) Quais têm sido as suas maiores preocupações: satisfazer seus desejos e manter sua reputação ou glorificar e espelhar a Deus, levando mais pessoas a fazerem o mesmo?

Deus é a fonte de nossa identidade e nele está nossa suficiência

No versículo 19, lemos sobre a reação da cidade na chegada de Noemi em Belém, um momento provavelmente difícil para seu ego. Ainda bem que, a despeito da nossa reputação e pecado, Deus nos vê através de Jesus. (Não digo isso como desculpa para ignorar correções externas. Dê ouvidos a quem Deus está usando para te moldar em piedade, mas descanse na misericórdia da redenção que assegura a vitória por forças maiores que as suas).

Em sua resposta, Noemi se descreve como amarga e vazia, mesmo depois de receber um lindo voto de fidelidade – um dos discursos de amor mais bonitos de toda a Bíblia – vindo de sua nora, a qual a acompanhou durante todo o caminho. Essa mulher, que se chama amarga, ainda está por descobrir e experimentar o fato de que o Senhor é suficiente.

Remodelando nossa visão sobre Deus e a vida

Como você tem visto a Deus? Para você, ele tem sido cuidadoso, misericordioso, redentor e suficiente? Conheça mais dele, pois esse é o antídoto contra o domínio do pecado. Esteja alerta, porque uma visão errada sobre Deus distorce nossa percepção da realidade.

Como você tem visto a Deus? Para você, ele tem sido cuidadoso, misericordioso, redentor e suficiente? Conheça mais dele, pois esse é o antídoto contra o domínio do pecado. Esteja alerta, porque uma visão errada sobre Deus distorce nossa percepção da realidade.

É verdade que Noemi perdeu sua família, o sofrimento e a preocupação são reais e não desejo menosprezá-los, porém, a plenitude e suficiência de Cristo são muito maiores (que esperança!).

 

Num ato de amor e graça, Deus pode tirar (ou não conceder) o que te for mais precioso,

para que você entenda que Ele é tudo de que você precisa.

– Gustavo Santos (parênteses da Autora)

 

Que não deixemos as situações moldarem o que pensamos sobre Deus, mas que Ele seja o nosso parâmetro, a lente pela qual enxergamos a vida e a luz que ilumina o nosso caminho.

Por: Lara Sayuri. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisão e Edição Vinicius Lima e Renata Gandolfo.