Volte(-se) para o Senhor em arrependimento!

O que nós fazemos quando estamos longe da vontade de Deus? (Rute 1.6-22)

Perceba que, embora possa ser somente uma antropopatia, a afirmação do v.6 diz muito mais sobre nosso coração do que sobre Deus, pois Ele nunca se esqueceu ou deixou de cuidar do povo. A nação, por outro lado, se esqueceu do Senhor a ponto de serem acometidos pela fome. 

Noemi já estava em Moabe há uma década e ouve que Deus “lembrou” do Seu povo na Terra Prometida. Se existe pão em Israel novamente, é sinal de que o povo está em processo de arrependimento e reconciliação. O que ela faria agora? Continuaria onde estava ou voltaria para onde nunca deveria ter saído?

No texto original, o verbo “voltar” ocorre 12 vezes no primeiro capítulo de Rute. Ainda que essa palavra signifique literalmente mudar o curso, retornar a um lugar físico, pode também ser usada para descrever renovação espiritual (Oséias 3.5; 6.1; 7.10). No caso desse livro, a repetição enfatiza ambos aspectos.

Assim como a mudança da família de Elimeleque para Moabe não foi um deslocamento qualquer, mas um ato de negligência e rebeldia; o retorno para a Terra Prometida demonstrava arrependimento e, no caso de Rute, conversão.

O amor Hesed de Deus, persistente e incondicional, é transformador. Ele descreve o sentimento de Deus pelo seu povo em toda a história da redenção e, aos poucos, nos torna aquilo que devemos ser.

Deus não nos ama porque ele vê algo amável em nós, pelo contrário, é o amor de Deus por nós que nos torna amáveis a Ele. (Martinho Lutero).

A bondade de Deus em Cristo, chama seu povo para voltar (arrependimento), assim como chama estrangeiros para se juntarem a Ele (conversão). (Emílio Garofalo, destaques da autora)

A proposta de Noemi para suas noras é tentadora. Quem, em sã consciência, escolheria o caminho mais difícil? Orfa escolhe a opção humanamente mais lógica, assim como fez Elimeleque. Essa mulher, então, desaparece da história da redenção. 

Na realidade do Evangelho, a realidade das coisas costuma ganhar outras cores. (Marco Telles).

Desde o primeiro artigo vimos que em busca de vida, encontraram morte; ao procurar por segurança, ficaram desamparados; escolhendo o caminho lógico pelo qual continuariam a vida, perderam a graça da vida eterna.

Rute escolhe certo.

O Deus de amor Hesed está sempre pronto a nos receber, ainda que já tenha se passado uma década (ou mais) desde que nos afastamos dele. Porém, existem implicações práticas que acompanham o arrependimento.

1. Arrepender-se implica em mudança e em lidar com as consequências do pecado

Retornar a Israel envolvia muitos desafios: a pobreza, a falta da família, a fome e, principalmente, o ego. Noemi e Rute precisaram enfrentar obstáculos os quais fariam muito de nós desistir de voltar.

Retornar para debaixo da vontade do Senhor pode custar, geralmente, muito mais do que o gostaríamos de sacrificar. Mas vale a pena.

Vida verdadeira é se prender ao caminho proposto pelo Senhor, guardando os seus mandamentos. Há grandeza e vida mais abundante na limitação do amor do que na suposta liberdade de fazer o que quiser. (Emílio Garofalo).

Sempre é tempo de voltar para o Senhor.

Seja quais forem as batalhas e consequências que precisarão ser enfrentadas, nada se compara à paz de estar reconciliado com Deus e debaixo de Sua vontade.

Do que você precisa se arrepender?

Há pecados em sua vida os quais você deseja abandonar, mas não o faz por medo de lidar com as consequências da confissão? Se sim, você entende que está considerando o seu conforto mais valioso do que o próprio sacrifício de Cristo?

Peça ajuda e arrependa-se.

2. Arrepender-se implica em se unir ao povo de Deus

Quando voltamos a nos identificar com Cristo, é imprescindível que nos identifiquemos também com o seu corpo: a igreja. Quando estamos em pecado, nossa primeira reação (também pecaminosa) é nos afastarmos do povo santo, todavia o que Deus deseja de nós é o exato oposto. Rute entende isso quando faz o juramento à sua sogra.

O Senhor instituiu a igreja para que, nela e por meio dela, sejamos lapidados mutuamente para a piedade. É em meio aos santos que somos exortados, aconselhados e adoramos ao verdadeiro Deus de forma mais completa.

Quais pessoas são modelos para você em sua igreja local? Peça a elas para que te cobrem de prestar contas, tenha pessoas que irão atrás de você quando você tentar fugir para longe do povo da aliança. Pode parecer mais fácil, mas não vá para Moabe. 

3. Arrepender-se implica em receber, com misericórdia, os estrangeiros

Um dos desafios de Noemi era trazer sua nora, a moabita, junto a si para dentro do povo de Deus. Após receber um dos mais lindos juramentos da Bíblia, Noemi não expressa nenhuma reação, pelo menos nada que tenha sido escrito. Rute não tem seu amor reconhecido, mas estava decidida a cumprir o que disse, esse é o amor Hesed.

Como você recebe pecadores arrependidos?

Você se alegra ao ver pessoas, tão “improváveis” de se arrependerem quanto você, voltarem suas faces a Deus? Ou é tomado por um sentimento de justiça terrena?

O que você pode fazer para levar estrangeiros à terra prometida e receber bem aqueles que já tem se achegado?

Deus, em seu amor Hesed, nos chama a voltar para Ele, em arrependimento, e voltar nossa face a Ele, em rendição. O Senhor que não muda esteve e sempre estará pronto a receber pecadores arrependidos.

Que hoje seja dia de redenção. Arrependa-se e lide com as consequências do pecado. Arrependa-se e permaneça em união com a igreja. Arrependa-se e compartilhe da graça que o possibilita ao arrependimento, anunciando Cristo para os estrangeiros e recebendo de bom grado aqueles que tiveram os olhos abertos.

Por: Lara Sayuri. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisão e Edição por Vinicius Lima.