Ira!

4 verdades bíblicas que você precisa conhecer

Com certeza você, assim como eu, já passou por seus momentos (árduos) de ira. Isso pode ter ocorrido quando você era ainda bem pequena. Talvez você nem lembre, mas seus pais devem se lembrar de seus bicos e manhas porque você queria o que queria de qualquer jeito, a qualquer preço, custasse o que custasse, não se importando com NADA mais, nem com ninguém mais.

Embora você tenha crescido e se tornado uma pessoa adulta, isso (absolutamente) não significa que a ira tenha acabado ou que você tenha se livrado desse sentimento-estado-gosma que chamamos ira. A ira é uma grande convulsão no coração humano. Uma praga. Ela vem muitas vezes em pequenas ondas, marolas espumantes. Então, em um momento inesperado, nada propício, a ira assalta a sua consciência, a subjuga e envergonha. Ela é sem-vergonha, ordinária, cresce no subsolo do coração, invisível aos olhos.

Talvez você fique tentando entender o que aconteceu para que “de repente” a ira fosse manifestada. Mas não foi de repente. Ela estava lá, em um assento numerado em seu coração. Um lugar VIP onde ela se expande, é bem tradada e tem bons relacionamentos com as amigas: “IssoNãoéCulpaMinha”, “MinhaInfânciaFoiDifícil” e também com a “MeusPaisNãoSeImportavamComigo”; amizades robustas que sempre levam a culpa ou no mínimo, carregam a maior parte dela.

Entender o porquê a ira se manifestou e querer dividir a carga de responsabilidade com as circunstâncias passadas ou com as pessoas do seu passado (e do presente) não soluciona o problema da ira.

Temos que conhecer o que Deus diz sobre a ira para aprendermos como tratá-la de forma bíblica e subjugá-la ao domínio do Santo Espírito.

A Bíblia nos ensina o padrão da ira e também como tratá-la para não ficarmos escravizadas pelo seu domínio.

1. Existe a ira justa (correta) e a ira injusta (errada)

Deus, que é bom e faz o bem, expressa a boa ira por uma boa causa. Jesus é bom e fica irado – a serviço da misericórdia e da paz. Ele pode e quer nos perdoar pelo nosso tipo errado de ira. Ele pode e quer nos ensinar a sentir o tipo certo de ira. – David Powlison (1)

A ira justa (correta) busca os objetivos de Deus, deseja o mesmo que Deus deseja: justiça, equidade, bondade, amabilidade. Ela é centrada em Deus e no próximo.

A ira injusta (errada) busca os objetivos e direitos pessoais. É centrada no eu. Surge quando direitos pessoais são negados e é caracterizada por atitudes de cobrança. Esse tipo de ira nunca se satisfaz. Se expressa quando não consegue o que quer.

Tiago deixa claro que nossas cobiças (desejos ardentes) são a raiz de nosso agir pecaminoso. A ira injusta é aquela que por não conseguir o que cobiçava, nasce e cresce em nosso íntimo para ser manifesta em pecado.

Ninguém, ao ser tentado, diga: “Sou tentado por Deus.” Porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo não tenta ninguém. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. – Tiago 1.13-15

A ira de Deus é justa, é a correta, ela é contra o que é mal e injusto. Estamos caminhando para o dia em que a ira de Deus, justa e santa, se manifestará para eliminar todo o mal. 

2. A ira injusta é um pecado contra Deus

Em última instância quando você e eu ficamos abrasadas pela ira pecaminosa, estamos declarando com nossos pensamentos, palavras e ações que “– Quem manda aqui sou eu, e vou fazer o que for melhor para mim, são os meus direitos!!” e deixamos claro que “ – Deus, a culpa é sua, o Senhor deixou isso chegar até esse ponto, por isso agi assim.”

Quando você reage com ira à uma situação você se coloca no lugar de Deus e exige que seus direitos sejam avaliados e respeitados, você não acredita que Deus cuida de sua vida, inclusive de seus direitos:

Entregue o seu caminho ao Senhor, confie nele, e o mais ele fará. Fará com que a sua justiça sobressaia como a luz e que o seu direito brilhe como o sol ao meio-dia. Descanse no Senhor e espere nele; não se irrite por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do que realiza os seus maus desígnios. Deixe a ira, abandone o furor; não se irrite; certamente isso acabará mal. Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no Senhor possuirão a terra. – Salmo 37.5-9

Precisamos nos lembrar da soberania de Deus, que a vontade dele é boa, perfeita e agradável. Embora os caminhos de Deus nem sempre sejam compreensíveis pela nossa mente limitada, obedecer e confiar em Deus em meio às difíceis circunstâncias é o meio que ele usa para nos aprovar, purificar e refinar.

3. A ira (injusta) nunca anda sozinha

A ira está sempre cercada de más companhias, ela não anda sozinha. A ira causa confusão e deixa o rastro do mal. Ela destrói relacionamentos e causa todo tipo de confusão. A ira mata.

Lemos em Gálatas uma corrente de males que nossa carne produz, e lá está ela, a ira, cercada de suas más companhias:

Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas […] – Gálatas 5.19-21

Lemos em Gênesis 4 o primeiro assassinato relatado nas Escrituras, claramente resultado da ira de um homem contra seu próprio irmão:

Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante. Então, lhe disse o Senhor: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo. Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou. – Gênesis 4.3-8

4. Todos nós sentimos ira

A ira é um atributo de Deus (espero que você não vá embora agora!), é um atributo comunicável de Deus. Nós sentimos ira porque somos feitos à imagem e semelhança de Deus. Mas por causa do pecado nossa ira está corrompida, embora ela devesse ser justa e santa como a ira de Deus. 

Nós vamos lutar com a ira a vida toda, mas com a intervenção divina podemos dominar nossa cobiça e manifestar o que é justo. 

A ira é uma manifestação externa do que passa no coração. Para tratarmos desse mal dentro de nós precisamos da graça do Espírito Santo aplicando a Palavra de Deus em nós. 

Tiago nos ensina a nos despojarmos da maldade e acolher com mansidão (humildade) a Palavra de Deus que está em nós. Trocamos nossos desejos apaixonados, voltados para satisfazer nosso eu, pela Palavra de Deus que nos purifica e nos salva.

Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. – Tiago 1.19-21

Paulo nos diz em Romanos que Deus é quem faz justiça, a ira dele é quem vai nos vingar de qualquer injustiça.

Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. – Romanos 12.19-21

A ira será vencida quando tudo estiver no lugar certo, onde não haverá mal, nem desejos corrompidos. Enquanto esse tempo se aproxima, nos empenhamos em vencer o mal com o bem com a graça bendita de Nosso Senhor sobre nossas vidas.

Avante, ovelha!

 

Este artigo faz parte da série “O que a Bíblia diz sobre…” clique aqui para ver os demais artigos da série!

Veja os livros sobre assuntos femininos da Editora Fiel – clique aqui!


(1)  Powlison, David. Bom e bravo (p. 16). Editora Cultura Cristã. Edição do Kindle.

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisor e Editor: Vinicius Lima.