Quanto um pastor deve ganhar?

Princípios e práticas para que pastor e igreja consigam definir sobre isso

Nota do Editor: Neste artigo, o autor trata da questão do salário do pastor e em como ele deve agir para definir ou até mesmo reajustar seu salário com sua igreja.


Quando é apropriado para um pastor advogar por mudanças em sua própria compensação? Se um pastor é alguém “não avarento” (1 Tm 3.3), ele não deveria aceitar o que quer que a igreja lhe pague, sem reclamar? Eu acredito que o pastor deve ter um papel ativo em garantir que seu pagamento seja adequado, mas existem algumas coisas para ter em mente quando vocês (pastores) fazem isso.

Tenha cuidado para não enganar sua igreja em relação a quanto você custa. Presuma que sua igreja queira que não lhe falte nada. Ajude-os a fazer seu trabalho! Imagine que você está se preparando para pastorear uma igreja. Você aceita o trabalho, mesmo que o salário pareça baixo. Você pensa: “Eu posso fazer isso funcionar por enquanto e tenho certeza de que podemos ajustar as coisas mais tarde”.

Mas você não deixa isso claro quando é ingressa no ministério nesta igreja. Agora, três anos depois, você percebe que precisa aceitar um segundo emprego para sobreviver e se ressente da igreja por não cuidar melhor de você (o que pode ser uma preocupação válida). Mas lembre-se: você aceitou o trabalho sem reclamar – e agora está dizendo a eles que precisa de mais dinheiro e que sempre soube que precisaria de mais dinheiro. Você vê como eles podem se sentir enganados?

Outro fator para ter em mente se você é o pastor principal é que o seu histórico de pagamento será a base de compensação de qualquer futuro membro de equipe. Para o bem deles, ajude sua igreja a chegar em uma filosofia de salário do pastor apropriadamente generosa. A realidade é que algum dia você precisará ser substituído, então não acostume sua igreja com expectativas irreais sobre quanto deve ser o salário do pastor. Se eles pagam mais do que você precisa, apenas devolva quietamente!

Como, então, você deveria falar sobre o seu próprio pagamento? Não no contexto de negociação, mas de confiança, com o propósito de prover uma informação precisa. Você pode dizer algo como “Para ser honesto, esse número não vai funcionar para minha família a longo prazo. Para o próximo ano ou algo assim, minha esposa pode conseguir um emprego e teremos o prazer de fazer isso funcionar. Mas se eu for ficar aqui por muito tempo, o que realmente gostaria é eventualmente precisarmos avançar para um valor mais como R$ XX,XXX. Caso contrário, você precisará encontrar um pastor que custe menos”.

Assegure-se de considerar qualquer fator adicional que pode influenciar seu pagamento, como experiência e o tamanho da igreja. Tenha em mente que se você é jovem e inexperiente, você provavelmente não merece a mesma folha de pagamento que o seu antecessor com anos de experiência tinha. Aqui estão quatro sugestões para como falar com a sua igreja sobre remuneração:

  1. Mantenha a conversa privada. O ideal é que essa conversa seja entre você e um líder designado em sua igreja — talvez o líder da comissão de finanças ou tesoureiro. De modo mais geral, é sensato que a igreja tenha um líder como a pessoa principal em todas as questões de remuneração (idealmente um pastor/presbítero que não seja membro da equipe). Dessa forma, uma pessoa em posição de autoridade aceitará total responsabilidade por essas questões sem ter nenhum viés pessoal.
  2. Seu objetivo é providenciar informação, não negociar. A menos que você esteja no ponto em que as finanças podem te forçar a sair do trabalho, não finja que eles te perderão caso não derem um aumento.
  3. Presuma que eles querem o mesmo que você. Muitas igrejas desejam remunerar seus pastores generosamente, de acordo com as admoestações bíblicas. Antes que você os acuse de serem avarentos, pergunte-lhes sobre seus objetivos para sua remuneração. Você pode se surpreender ao descobrir que todos estão trabalhando para o mesmo objetivo, mesmo que haja discordância sobre como chegar lá.
  4. Não os obrigue a fazer todo o trabalho. Trabalhe com seu orçamento pessoal, complete com as implicações fiscais ministeriais e peça humildemente o feedback deles sobre suas expectativas e estilo de vida.

Princípios de pagamento a serem acordados

O grupo que estabelece o salário do pastor deve concordar com os princípios de remuneração com os quais a igreja deve se comprometer. Com quais itens desta lista você pode/deve concordar?

  • Pagaremos aos pastores de tal forma que eles possam sustentar sua família apenas com essa renda;
  • Pagaremos aos pastores de tal forma que eles possam morar perto de onde a igreja se reúne;
  • Pagaremos aos pastores de tal forma que eles consigam guardar para a aposentadoria (se isso não estiver já incluso nas diretrizes de pagamento adotadas);
  • Pagaremos aos pastores de tal forma que eles possam fazer doações;
  • Basearemos a remuneração total do pastor pelas premissas comparativas externas mais adequadas;
  • Erraremos pelo lado de sermos generosos demais.

Conclusão: Tornando a vulnerabilidade segura

Qual é o objetivo ao definir o  salário do pastor? O objetivo é fazer com que o relacionamento vulnerável entre uma igreja e sua equipe pareça seguro para sua equipe. Você quer garantir que o ministério deles não seja prejudicado por preocupações financeiras. E você quer equipar sua congregação para obras de serviço. Em tudo isso, a equipe é um meio para um fim: um ministério que glorifica a Deus na igreja.

Por: Jamie Dunlop. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: Advocating for Your Own Pay. Tradução: Lara Sayuri. Revisão e Edição por Vinicius Lima.