Um blog do Ministério Fiel
A fé move montanhas
Nuvem de testemunhas
É provável que você conheça ou já tenha ouvido falar sobre alguém que tenha muita fé.
Eu mesma fiquei impactada com a biografia do evangelista George Muller, ele era um homem de oração, e sua fé sustentava uma conexão ímpar com o Senhor.
Muller construiu cinco grandes orfanatos e cuidou de 10.024 órfãos durante sua vida. Ele orava e confiava que receberia e recebia o que havia orado.
Ele orou por milhões de dólares (na moeda atual) para os órfãos e nunca pediu dinheiro diretamente a ninguém. Ele nunca recebeu um salário nos últimos sessenta e oito anos de seu ministério, mas confiou em Deus para colocar no coração das pessoas que lhe enviassem o que ele precisava. Ele nunca pegou um empréstimo ou se endividou. E nem ele nem os órfãos passaram fome.
A fé é para algumas pessoas algo intrigante, que causa perplexidade, incompreendida pelos incrédulos, mas é desfrutada pelos crentes. Alguns testemunharam o poder de Deus e anunciaram sua vitória sobre a morte com seu próprio martírio.
A bíblia nos fala da fé salvadora, abaixo destacamos algumas verdades sobre a fé.
1. A definição de fé na Palavra de Deus
A fé verdadeira é uma ação confiante em resposta ao que Deus revelou. A fé é o meio pelo qual aquele que crê se apropria da salvação em Cristo Jesus.
A fé não é a confiança otimista de que algo vai dar certo, ou que as coisas vão melhorar. Essa não é a fé no sentido bíblico.
A fé que encontramos na Bíblia é aquela que confia em Cristo como seu salvador. Cristo é o objeto de nossa fé.
Na Bíblia ter fé ou crer (a palavra grega pistis) envolve tanto confiança como entrega da vida.
A fé é crer no que a Bíblia diz sobre quem é Jesus e o que ele prometeu.
Hebreus 11 inicia o capítulo descrevendo o que é fé: a Fé é uma firme confiança de que algo no futuro, que ainda não podemos ver, mas que Deus prometeu, realmente acontecerá, porque a vontade de Deus efetuará.
Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem. – Hebreus 11.1-3
A fé bíblica é uma confiança no Deus Todo-Poderoso, Eterno, Infalível, Sábio e eternamente digno de confiança. O Deus que se revelou de muitas maneiras, em suas promessas, em sua Palavra e agora por meio de Jesus Cristo, cujas promessas se mostram verdadeiras de geração em geração. A nossa fé está depositada nesse Deus.
2. A fé é um dom de Deus
A fé não é algo que conquistamos por alguma coisa que temos em nós mesmas, nem por nada que possamos fazer, nenhuma obra de nossas mãos é capaz de produzir fé.
A fé não vem de nós, nós a recebemos de Deus.
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. – Efésios 2.8
A nossa resposta de fé ao evangelho da graça é dom de Deus.
3. A fé sem obras não tem valor
As obras são a evidência e a confirmação de nossa vida com Deus. As obras são fruto de nossa fé em Jesus Cristo.
Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: “Você tem fé, e eu tenho obras.” Mostre-me essa sua fé sem as obras, e eu, com as obras, lhe mostrarei a minha fé. – Tiago 2.17-18
Os crentes foram escolhidos para as boas obras.
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. – Efésios 2.8, 9
Nossas boas obras são fruto da nossa salvação e não a causa.
Esse texto me lembra de Noé construindo, pela fé, a arca. Noé vivia em meio a um povo incrédulo.
Noé mostrou o tamanho da sua fé quando, em obediência ao Senhor, construiu a arca para salvar a sua família das chuvas do dilúvio.
Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé. – Hebreus 11.7
Noé construiu a arca que salvaria sua família e pares de animais que repovoariam a terra. Ele com suas obras mostrou a sua fé em Deus e em suas promessas.
4. Os testemunhos de fé
O testemunho de fé de outros crentes têm o poder de aquecer, inspirar e estimular a nossa própria fé.
Aprendemos sobre como alguns personagens bíblicos responderam com fé em Deus às circunstâncias desafiadoras, a sua fé foi superior ao medo e ao sofrimento, sustentando a sua confissão de fé, mesmo sendo presos, torturados, escarnecidos e, muitas vezes, mortos.
Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; outros, por sua vez, passaram pela prova de zombarias e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, serrados ao meio, mortos ao fio da espada. Andaram como peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras; passaram por necessidades, foram afligidos e maltratados. O mundo não era digno deles. Andaram errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra. – Hebreus 11.35-38
O que acontece com a sua fé, ou com a sua falta de fé, quando você ouve falar de homens e mulheres de fé?
Como você tem nutrido e fortalecido a sua fé? Você é a pessoa que afia sua fé diariamente ou fica esperando o dia mau para buscar a Deus? Sua fé é robusta ou minguada; miserável ou rica?
Sua fé produz obras ou está fechada para reforma? A fé genuína produz frutos, realiza obras, porque você sabe que sem Deus você é incapaz, mas em Cristo você é capacitada para agir.
Sua fé é quente ou fria? Ela envia ou fica paralisada?
Será que você tem fé para resistir aos maus dias? Você tem fé para permanecer conectada com o Senhor quando tudo está bem?
Sua fé pode ser compartilhada com alguém? A fé passa de geração em geração e isso é a tarefa de todo o crente, fruto do trabalho realizado pelo Espírito Santo em nossa vida.
Sua fé te sustenta no meio de uma cultura incrédula ou ela é abafada pelas vozes do mundo? Vivemos peregrinas num mundo incrédulo, confuso, que despeja em nós a suas misérias. Nós precisamos saber responder a essas pessoas qual é a razão da nossa fé, conheça a palavra de Deus, se relacione com o Senhor.
Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós. – 1 Pedro 3.15
Homens e mulheres nos deixaram seu testemunho de fé com suas vidas, palavras faladas e escritas, que nossa fé floresça e deixe um legado de fé para a próxima geração.
Este artigo faz parte da série “O que a Bíblia diz sobre…” Clique aqui para ver os demais artigo!
Veja os livros sobre assuntos femininos da Editora Fiel – clique aqui!