Como ter uma reunião de presbitério bem administrada

É importante que a reunião dos pastores seja produtiva e piedosa

Nota do Editor: Dentro da eclesiologia reformada, especialmente a batista reformada, os termos “presbítero”, “pastor” e “ancião” são intercambiáveis, assim como os termos “equipe pastoral” e “presbitério” também são sinônimos.


A COVID-19 mudou a forma como as empresas operam. Em vez de lutar contra o trânsito, sentar em um cubículo e discutir política em torno do bebedouro, um número crescente de funcionários afasta sua tigela de cereais, pega seu laptop e trabalha em casa. Essa mudança vem com riscos como intenso desânimo e aumento da solidão. No entanto, poucos se opõem a menos reuniões; as salas de reuniões são vistas como espaços onde a produtividade vai morrer.

Mesmo quando as equipes de liderança no mundo dos negócios se reúnem cada vez menos, vejo o valor de os presbíteros/pastores da igreja estarem regularmente na mesma sala enquanto pensam e oram sobre sua igreja. Na verdade, além das reuniões de toda a nossa igreja, a reunião mais importante a que compareço é a reunião de presbitério quinzenal. Nestas quintas-feiras à noite nos reunimos para orar pelos membros da igreja, discutir assuntos urgentes de pastoreio e supervisionar os assuntos da congregação.

O que podemos fazer para tornar essas reuniões de presbitério excelentes? A Bíblia não oferece orientação específica sobre como ter uma reunião de presbíteros bem administrada. No entanto, aqui estão dez encorajamentos – alguns baseados em princípios, outros naquilo que é considerado mais prático – que podem ser úteis ao iniciar ou ajustar as reuniões de presbitério em sua igreja.

Lembre-se : cada igreja é diferente. Uma reunião de presbíteros com três presbíteros provavelmente será muito menos formal do que uma com trinta! A igreja que eu sirvo é mais ou menos entre essas duas situações. Seja qual for o tamanho de sua igreja ou corpo de presbíteros, oro para que esses incentivos ajudem você a organizar reuniões que os irmãos gostam de frequentar.

1. Comece com presbíteros piedosos

Este é o ingrediente mais importante em uma reunião de presbitério bem administrada. Irmãos que amam o Senhor, colocam os interesses dos outros em primeiro lugar, cuidam do rebanho e desejam ser um encorajamento — é um prazer reunir esses homens e tornar as reuniões uma alegria. 

2. Selecione um líder organizado

Dê a alguém a responsabilidade de definir a agenda, enviá-la com antecedência, convocar a reunião e conduzir a conversa. Por “administrar a conversa ”, quero dizer solicitar a opinião dos mais velhos quando necessário, limitar a discussão quando ela começar a se arrastar e até mesmo encerrar as deliberações apresentando uma discussão ou convocando uma votação. Um líder organizado é uma bênção única para um corpo de pastores.

3. Encoraje uma conversa ponderada, robusta e respeitosa

Um pastor do presbitério que fala demais é um peso sobre os outros. Um irmão que fala pouco subestima a importância de sua contribuição. O pior de tudo é um presbítero mal preparado para abordar o assunto em questão. Boas reuniões não são apenas para cumprir tarefas, mas para compartilhar sabedoria – ouvir irmãos levantados pelo Espírito para pastorear o rebanho.

4. Abra espaço para a oração organizada e orgânica

O bem-estar da igreja está nas mãos de nosso Deus soberano. Devemos implorar-lhe que abençoe os membros e ministérios da igreja. Planeje com antecedência para orar por membros e itens selecionados (oração organizada). Esteja disposto a interromper uma reunião de presbíteros para implorar a Deus que intervenha em uma situação difícil (oração orgânica). É improvável que você ore demais. No entanto, petições curtas não são ímpias, e um presbítero sábio sabe como manter sua oração breve (ver Eclesiastes 5.1-3; Mateus 6.5). 

5. Abra a Bíblia frequentemente

As respostas aos problemas nem sempre podem ser provadas por um texto bíblico em específico. Mas às vezes eles podem! E mesmo quando não podem, certamente há implicações bíblicas que podemos considerar. Portanto, os anciãos devem perguntar regularmente: “A Bíblia tem algo a dizer sobre o que estamos discutindo?” Deus é o Senhor de sua igreja, não os presbíteros. Buscamos orientação em sua Palavra. 

6. Mantenha o foco nas questões espirituais

Trabalhe para priorizar questões que requerem a contribuição dos homens encarregados do ministério da Palavra. Se o problema em questão puder ser resolvido por um diácono, provavelmente não deve ser discutido na reunião de presbíteros. Fure aquele balão cheio de doces de festas infantis e veja balas e pirulitos caírem em cascata no chão. Vá a uma reunião de presbíteros e as discussões sobre discipulado, cuidado da alma, teologia e futuros líderes devem explodir.

7. Crie uma dinâmica saudável entre presbíteros de tempo integral e parcial

Caso haja esta situação em sua igreja, de um presbitério com pastores em tempo integral e outros em tempo parcial, é sábio que os presbíteros em tempo parcial devam respeitar os presbíteros da equipe que se dedicam em tempo integral ao pastoreio da igreja local. Eles certamente tiram um peso significativo dos ombros do corpo de presbíteros ao organizar os ministérios da igreja. É sensato que os presbíteros em tempo parcial dêem bastante espaço para os presbíteros em tempo integral tomarem certas decisões sem precisar executá-las por todo o conselho. Da mesma forma, os presbíteros em tempo integral devem respeitar os presbíteros em tempo parcial, que têm igual autoridade e vozes que precisam ser ouvidas. Os presbíteros em tempo integral devem se apoiar na sabedoria dos presbíteros em tempo parcial quando o corpo de presbíteros estiver reunido. De um modo geral, os presbíteros em tempo integral devem ser mais tardios no falar, reconhecendo que suas vozes geralmente carregam um peso considerável.

8. Permita que as reuniões sejam breves

Uma reunião de presbíteros bem administrada não precisa ser extraordinariamente longa. A nossa dura das 19h às 21h30, e nosso presidente trabalha muito para encerrar a reunião a tempo. Isso nunca é fácil e é apenas uma regra prática – às vezes, questões urgentes exigem que estendamos o tempo. No entanto, se todos os pastores sabem quando planejamos terminar, eles tendem a falar apenas quando necessário e ser sucintos quando o fazem.

9. Reduza ao mínimo as conversas substanciais

Lidamos com “assuntos de pastoreio” e “administrativos” em cada reunião de presbíteros. Os assuntos de pastoreio e oração geralmente levam mais de uma hora, deixando cerca de uma hora para os administrativos – nomeações de novos presbíteros, oportunidades de missão, orçamento da igreja etc. Para acomodar esse cronograma, tentamos limitar os administrativos a dois ou três tópicos no máximo. Se precisarmos de um longo período de tempo para uma conversa em particular, vamos distribuí-lo entre várias reuniões, guardá-lo para um retiro de presbíteros ou aguardar até que possamos ter uma reunião de presbíteros com esse tópico como a única pauta.

10. Utilize-se de sub-equipes pastorais

Mesmo que nossas reuniões de presbíteros fossem até às duas da manhã, ainda não teríamos as horas de que precisamos para entrar mata adentro tanto quanto deveríamos. Portanto, nosso presidente reúne regularmente pequenos grupos de presbíteros para deliberar em reuniões separadas ao longo do mês antes de apresentar uma recomendação ao corpo como um todo. Esses grupos podem discutir missionários em perspectiva, o próximo orçamento, revisões de nossa declaração de fé e ministério diaconal. Eles não substituem o corpo de presbíteros como um todo, mas seu trabalho lubrifica as engrenagens de nossas deliberações e ajuda nossas reuniões a funcionarem sem problemas.

CONCLUSÃO 

Não há bala de prata para se ter uma reunião de presbíteros bem administrada. Ainda assim, toda essa lista serviu bem à nossa igreja, pois trabalhamos com presbíteros por mais de doze anos. E não posso deixar de enfatizar a importância de presbíteros piedosos e de um líder organizado. Somos um trabalho em andamento, mas nossas reuniões são uma alegria porque o trabalho é bom e o Cristo a quem servimos é glorioso.

Por: Aaron Menikoff. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: How to Have a Well-Run Elders’ Meeting. Tradução: Francisco Wellington Ferreira. Revisão e Edição por Vinicius Lima.