O drama da glória de Deus

A glória de Deus de Gênesis a Apocalipse

RESUMO: Nenhum outro tema bíblico é maior do que a glória de Deus. Na verdade, todo o enredo bíblico é o drama da glória de Deus. No princípio, Deus coroou os portadores de sua imagem de glória e honra. Na queda, trocamos a glória de Deus por ídolos. Na cruz, Jesus une seu povo para si, o Senhor da glória. Nos tempos vindouros, o povo de Deus vai caminhar na liberdade da glória dos filhos de Deus.

 

Existe um outro tema bíblico maior e, mesmo assim, mais negligenciado do que a glória de Deus? A glória de Deus aparece em todas as partes principais da Bíblia e afeta todas as doutrinas principais. Ela também é nitidamente difícil de se definir. Em geral, a glória de Deus é a grandeza, a graça, a beleza e o esplendor de suas perfeições. Às vezes, a glória de Deus o define (Sl 24.7–10). Normalmente, a glória expressa a presença especial de Deus, como na coluna de nuvem e fogo (Êx 13.21–22) ou a glória que encheu o tabernáculo (Êx 40.34–38).

As Escrituras relatam a glória de Deus em pelo menos seis formas: primeiro, somente ele possui uma glória inerente (pessoal) (Is 42.8). Segundo, Deus revela sua glória na criação (Sl 19.1), na providência (Sl 104.31), criando o ser humano à sua imagem (Sl 8.4–5), e na libertação (Êx 14.13–18; At 3.13–15). Terceiro, os crentes glorificam a Deus (Sl 115.1; Ap 19.1). Quarto, Deus recebe a glória do seu povo (Sl 29.1–2; Ap 4.9–11). Quinto, Deus revela sua glória para seu povo na redenção (2Cor 3.18; 2Ts 2.14). Sexto, tudo resulta na glória de Deus (Rm 11.36).

A história bíblica é, na maior parte, o drama da glória de Deus. “O Deus trino e glorioso mostra sua glória em grande parte por meio de sua criação, dos portadores de sua imagem, de sua providência e de seus atos redentores. Como consequência o povo de Deus o glorifica. Deus recebe a glória e, ao unir seu povo com Cristo, demonstra sua glória para eles — tudo para sua glória.”1

Vamos retroceder esse drama da glória de Deus através do enredo bíblico.

A criação e a glória de Deus

Na criação, Deus revela sua glória naquilo que ele criou, principalmente na humanidade, portadores de sua imagem e semelhança. Porém, mesmo antes da criação, a Trindade eterna existe, gloriosa em perfeição e autossuficiência. A distinção chave na doutrina da glória de Deus está entre sua glória intrínseca e extrínseca. A glória intrínseca de Deus é a glória pessoal, que pertence somente a ele enquanto Deus, independentemente de suas obras. A glória extrínseca de Deus é sua glória intrínseca revelada parcialmente em suas obras da criação, providência, redenção e consumação.

Seja utilizando o termo em si ou não, as Escrituras revelam na glória intrínseca de Deus:

Mas, de fato, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei.  (1Rs 8.27).

Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura (Is 42.8).

Deus revela uma parte de sua glória intrínseca exteriormente na criação. Deus é o ponto central em Gn 1–2, pois ele é o Criador e não a criatura. A criação não é Deus, nem uma parte de Deus. Deus é absoluto e possui uma existência independente, enquanto a criação vem da existência do Senhor e constantemente depende dele como seu apoio (Cl 1.17; Hb 1.3). “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos” (Sl 19.1). O ser humano viu Deus em “seu eterno poder, como também a sua própria divindade, […] desde o princípio do mundo naquilo que ele criou (Rm 1.20). O Criador sublime mostra sua soberania na criação, pois como rei divino ele executa sua vontade através de sua Palavra (Gn 1.3). Deus também revela sua bondade na criação, como relata o versículo a seguir: “E viu Deus que a luz era boa” (Gn 1.4; 10121821 e 25). A bondade pessoal da criação exclui um dualismo básico entre espírito e matéria, no qual o espírito seria bom e a matéria seria má. Em vez disso, a criação material reflete a bondade, a sabedoria, e a glória de Deus, evidente em sua provisão de luz, terra, relva e animais. Na criação, Deus revela sua glória em tudo o que ele criou.

Somos recebedores da glória, somos transformados em glória, e seremos participantes da glória. Nossa salvação é do pecado para a glória.

Quando Deus forma o homem do pó da terra, o homem é mais do que simples pó, pois Deus pessoalmente sopra-lhe nas narinas o fôlego de vida (Gn 2.7). E o mais importante, Deus, a pessoa divina, sobretudo revela sua glória na criação do ser humano como indivíduos feitos à sua imagem (Gn 1.26–28). Ao revelar, Deus coroa sua imagem com glória, honra e domínio. Davi fica maravilhado pela forma que Deus fez o homem: “Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão  e sob seus pés tudo lhe puseste” (Sl 8.5–6).

Quando Paulo fala sobre o ser humano ser o portador da imagem divina, ele indica a ideia da glória de Deus, como Sinclair Ferguson explica: “Nas Escrituras, imagem e glória são ideias inter-relacionadas. Como imagem de Deus, o homem foi criado para refletir, expressar, e participar na glória de Deus, em forma de criatura, como uma miniatura.”2 Embora toda a criação testifica a glória Deus, o ser humano é único, pois ele carrega a imagem e a glória de Deus para o mundo, servindo como representante e mordomo da terra, relva e animais.

Em Gn 1–2, Deus abençoa Adão e Eva com um relacionamento direto com ele, o desfrutar íntimo um com o outro e uma autoridade delegada sobre a criação. Deus faz apenas uma proibição: não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal.

A queda e a glória de Deus

Infelizmente, Adão e Eva desobedeceram ao mandamento de Deus (Gn 3) e macularam a imagem da glória de Deus. Por causa do pecado, eles e seus descendentes são destituídos da glória de Deus e até trocam-na pelos ídolos. Um tentador “sagaz” questiona Deus e desvia a atenção da mulher da comunhão com o Senhor (Gn 3.1–5). As expectativas egoístas da mulher em relação ao fruto (era bom para se comer, agradável aos olhos e desejável para dar entendimento) são frustradas (Gn 3.6), os olhos deles se abriram, perceberam que estão nus e se esconderam (Gn 3.7–8). O contraste é surpreendente: o fruto proibido não faz o efeito que o tentador prometera, mas traz consigo realidades sombrias das quais o Deus bom e leal tinha advertido.

A rebeldia deles traz a justiça de Deus, como Allen Ross observa: “Eles pecaram ao comer, e agora sofreriam para obter alimentos; ela levou seu marido a pecar e seria dominada por ele; eles trouxeram o sofrimento ao mundo pela desobediência, e assim teriam o trabalho árduo em suas vidas.”3 O casal sente vergonha (Gn 3.7), alienação e medo de Deus, e eles tentam se esconder do Senhor (Gn 3.8–10). Elas estão distantes um do outro, pois a mulher culpa a serpente e o homem culpa a mulher e até mesmo Deus (Gn 3.10–13)! O resultado é sofrimento e tristeza. A mulher vai sentir uma grande dor no parto; o homem vai fadigar tentando tirar o sustento da terra com cardos e abrolhos. E pior, Deus expulsa o casal de sua presença gloriosa no jardim do Éden (Gn 3.22–24).

Eles ignoram o alerta de Deus (Gn 2.17) e, após comerem do fruto proibido, morrem. Embora ainda não morram fisicamente, eles morrem espiritualmente, e seus corpos começam a sentir a decadência que leva à morte física (Gn 3.19). E o mais perturbador, embora o pecado tenha se originado no jardim, ele não fica lá. Ele gera a morte espiritual, mais pecado e a condenação para todos, a quem as Escrituras descrevem “desde Adão” (Rm 5.12–21; 1Cor 15.22; Ef 2.1–3).

A glória de Deus é a grandeza, a graça, a beleza e o esplendor de suas perfeições.

O pecado devasta os portadores da imagem de Deus que ele criou para refletir sua glória. A Bíblia descreve o pecado como um “desvio.”  Dessa forma, o pecado é se desviar do Senhor e não cumprir a lei de Deus (1Jo 3.4), a ausência de sua justiça (Rm 1.18), a falta de reverência a Deus (Jd 15), e, sobretudo, “carecer da glória de Deus” (Rm 3.23). Dessa forma, o pecado é a natureza das ações humanas que faz com que elas deixem de glorificar o Senhor, e que traz descrédito ao seu nome.4

A narrativa de Gn 4–11 reforça essa conclusão, pois Caim mata Abel (Gn 4.8), e o pecado revela ser abundante e constante (Gn 6.5–11), instigando Deus a trazer o dilúvio (Gn 6–9). O episódio da torre de Babel retrata Deus julgando humanos orgulhosos e egoístas, que tentam exaltar seus nomes em vez de, como portadores da imagem de Deus, promover o nome e a glória do Senhor (Gn 11.1–9). Isso ilustra um outro efeito terrível do pecado na glória de Deus — a idolatria. As palavras de Paulo referem-se à toda humanidade desde a queda, embora nem todos adorem imagens de esculturas: eles “mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível” (Rm 1.23; cf. 1Jo 5.21). O pecado é o fracasso de não retratar nosso Criador para o mundo. O pecado é trocar a glória do Deus incorruptível por aquilo que é de nenhum proveito (Sl 106.20; Jr 2.11–13). Richard Gaffin capta a triste condição dos portadores da imagem desde a queda:

O pecado entra na criação através de Adão (Rm 5.12–19). Porquanto, “tendo conhecido a Deus” os seres humanos “não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças” (Rm 1.21, NVI); ou seja, eles retiveram o louvor e a adoração, a devida resposta à glória divina refletida na criação e neles mesmos como portadores da imagem de Deus. Em vez disso, tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato (cf. 1 Coríntios 1.18–25), eles mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis (Rm 1.21–23). Tendo desfigurado de modo tão drástico a imagem divina, perderam, sem exceção, o privilégio de refletir a glória do Senhor (Rm 3.23). Essa falta de louvor a Deus resulta em futilidade incessante, corrupção e morte, e permeia toda a ordem criada (Rm 8.20–22).5

A redenção e a glória de Deus

Felizmente, Deus não erradicou a humanidade pela traição cósmica, mas opera com graça para redimir os homens e o cosmos. Na redenção, Deus começa a restaurar sua glória nos portadores de sua imagem. Ele pretende restaurar o ser humano como portadores completos de sua imagem que irão refletir sua glória.

Dos Patriarcas ao Exílio

Deus chama Abraão em meio à idolatria e faz um aliança com ele, prometendo ser Deus para ele e seus descendentes (Gn 12.1–3; 17.7). Deus promete dar para Abraão uma terra e fazer dele uma grande nação, e por meio dele abençoar todos os povos (Gn 12.3). Pois de Abraão vem Isaque e Jacó, cujos nomes Deus muda para Israel e dos quais o Senhor faz surgir doze tribos e uma nação.

Deus manifesta sua glória no seu povo, Israel (Isaías 40.5; 43.6–7; 60.1). Ele promete abençoá-los, assim eles abençoarão as nações que o glorificarão. Quando o Egito escraviza os hebreus, Deus os redime por intermédio de Moisés, mostrando sua glória nas pragas e no êxodo, para que todos saibam que ele é incomparável (Êxodo 9.16). Ele também mostra sua glória pelas teofanias, ao dar a lei e, sobretudo, pelo tabernáculo e o templo. A presença de Deus guia seu povo, quando eles ocupam a terra prometida sob a liderança de Josué. Deus dá reis para Israel. Sob Davi o reinado cresce, e o Senhor renova sua aliança com seu povo. Ele promete ao rei Davi descendentes de uma dinastia e estabelecer o trono de um deles para sempre (2 Samuel 7.16). Salomão constrói um templo para manifestar a presença de Deus. Salomão age corretamente, mas sua desobediência faz com que o reino se divida entre norte (Israel) e sul (Judá).

Deus envia os profetas para afastar seu povo pecador dos ídolos inúteis e voltarem para o Senhor, o único Deus glorioso. Esses profetas chamam o povo a serem fiéis à aliança e alertam sobre o julgamento que ocorrerá caso não se arrependam. Porém, o povo rebela-se contra Deus constantemente. Logo, Deus envia o reino do norte para o cativeiro na Assíria em 722 a.C. e o reino do sul para o cativeiro na Babilônia em 586 a.C. Por meio dos profetas, Deus promete enviar um libertador (Isaías 9.6–7; 52.13–53.12). Os profetas anseiam que Israel se torne o que Deus pretendia — uma nação gloriosa (Isaías 60–66) — quando vier o Messias. Deus promete restaurar seu povo à terra do cativeiro da Babilônia após setenta anos (Jeremias 25.11–12), e assim Ele cumpre por meio de Esdras e Neemias. O povo reconstrói os muros de Jerusalém e constrói o segundo templo. Mas o Antigo Testamento termina com o povo de Deus sempre se afastando do Senhor (Malaquias).

Jesus e a Igreja

Quatrocentos anos depois, Deus envia seu Filho como o Messias prometido, servo sofredor, rei de Israel, e Salvador do mundo. Como Messias, Jesus é glorioso, mas não como esperado. Os judeus esperavam por um líder político para restaurar Israel à sua glória antiga. Mas a redenção de Jesus e sua glória são mais profundos do que o esperado, pois ele é o Senhor da glória, é o resplendor da glória de Deus, o próprio Iavé (Tiago 2.1; Hebreus 1.3; Daniel 7.13–14). Jesus, o Messias, é o Filho eterno, profundamente glorioso, que se humilha para se tornar um homem (João 1.1–18; Filipenses 2.5–11). Tanto os pastores humildes quanto uma multidão da milícia celestial testemunham seu nascimento (Lucas 2.1–20). Seus sinais testemunham sua identidade gloriosa da presença do reino de Deus (João 2.11; 11.38–44). Na transfiguração, a glória de Jesus também resplandece (Marcos 9.2–13; 2 Pedro 1.16–21).

Jesus escolhe doze discípulos para liderarem sua comunidade messiânica. Ele traz o reino de Deus ao expulsar demônios, operar milagres e pregar as boas novas. Os líderes judeus eram contra o Senhor por ele ser contra as tradições judaicas. O Sinédrio condena Jesus num julgamento ilegal, onde Pôncio Pilatos, contra sua vontade e pressionado pelos líderes judeus, crucifica Jesus. Humanamente falando, Jesus morre como uma vítima num ato revoltantemente maligno. Contudo, sua morte cumpre o plano eterno de Deus, e Jesus é bem-sucedido em sua missão de buscar e salvar o perdido. Sua glória está ligada ao seu sofrimento e morte (João 17.1–5). A cruz também é o caminho de Jesus para uma glória ainda maior (1 Pedro 1.10–11). E a cruz também demonstra a glória de Deus ao revelar sua justiça e amor (Romanos 3.25–26). Jesus não só carrega o pecado do mundo na sua morte, mas ele também ressuscita dos mortos. Sua ressurreição confirma sua identidade, derrota o pecado e a morte, dá uma nova vida aos crentes e promete a ressurreição vindoura. Ele foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, exaltado sobremaneira (Romanos 6.4; Filipenses 2.9–11; Hebreus 2.9). Ele ascende e reina gloriosamente (1 Timóteo 3.16; Atos 7.55–56).

Jesus ordena aos discípulos a pregarem o evangelho por todas as nações, cumprir a promessa de Deus de abençoar todos os povos através de Abraão. Eles têm que discipular os outros, e estes farão o mesmo. Em Pentecostes, Jesus envia o seu Espírito, que forma a igreja como o povo de Deus do Novo Testamento. A igreja primitiva é comprometida com o evangelismo (Atos 2.38–41), a comunhão (Atos 2.42–47), o ministério (Atos 2.42–46), e a adoração (Atos 2.46–47). A igreja enfrenta perseguição, mas alguns judeus e muitos gentios creem em Cristo, e a igreja é então implementada. Eles ensinam a sã doutrina, exortam e chamam os crentes para viverem por Deus. Os apóstolos ensinam que o Pai planeja a salvação, o Filho cumpre-a, e o Espírito a realiza. Deus chama, regenera, faz justo e adota em sua família todos os que confiam em Cristo. Deus está fazendo seu povo ser cada vez mais santo e glorioso em Cristo (2 Coríntios 3.17–18).

O glorioso Deus trino manifesta e revela a sua glória ao seu povo através da união com Cristo. Paulo louva o poder de Deus que gera “a glória na igreja e em Cristo Jesus” (Efésios 3.20–21). Paulo descreve a igreja em linguagem gloriosa: ela é “o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas” e a “habitação de Deus no Espírito” (Efésios 1.23; 2.22). Além da criação, a igreja é o teatro e a testemunha da glória de Deus (Efésios 3.10–11). À medida que o povo de Deus o ama e o busca, ele lhes dá alegria, que por sua vez lhe traz glória (como Maria ilustrou, Lucas 1.46–47). Deus é glorificado em nós como igreja, à medida que o amamos e nos deleitamos nele.6

A igreja agora está sendo santificada, e um dia Cristo a apresentará “a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Efésios 5.27). Na verdade, a igreja é uma nova humanidade, um povo escolhido, testemunhando que a missão de reconciliação cósmica de Deus está bem encaminhada e indo em direção ao grande final da história.(Efésios 1.10–11; 2.14–16; 3.10–11). Enquanto isso, a igreja glorifica a Deus através da sua adoração e do seu carácter que foi transformado pelo Espírito para expressar os atributos comunicáveis de Deus. À medida que a igreja é marcada pelo amor, santidade, bondade, justiça e fidelidade, Deus é refletido e, portanto, glorificado.7

A consumação e a glória de Deus

O drama bíblico da glória de Deus culmina na consumação, que também é caracterizada pela glória. Jesus vai terminar o que começou e sua segunda vinda será gloriosa (Mateus 16.27; Lucas 21.27; Tito 2.13), assim como sua vitória, julgamento e castigo dos ímpios (2 Tessalonicenses 1.6–11; Apocalipse 20.11–15). Acima de tudo, a revelação de Jesus de si mesmo na nova criação será gloriosa na igreja e no cosmos (Romanos 8.21; Efésios 5.27; Apocalipse 21–22).

Deus recebe a glória e, ao reconciliar seu povo com Cristo, revela sua glória para eles — tudo para sua glória.

Justificados pela fé, então “gloriamo-nos na esperança da glória de Deus” (Romanos 5.2). Porque estamos unidos a Cristo, a quem o Pai ressuscitou dentre os mortos pela sua glória (Romanos 6.4), nós também temos uma nova vida. Embora possamos sofrer agora, Deus conduz a história para seu fim desejado, incluindo glorificar-nos com Cristo (Romanos 8.17). Isso inclui “a glória a ser revelada em nós” (Romanos 8.18), “a liberdade da glória dos filhos de Deus” (Romanos 8.21), e sermos, por fim, conforme à imagem de Cristo (Romanos 8.29) e a nossa glorificação(Romanos 8.30).

Além disso, Deus vai “conduzir muitos filhos à glória” (Hebreus 2:10). Deus preparou tal glória para nós “de antemão” (Romanos 9.23) e, devido nossa união com Cristo e sua ressurreição, nossos corpos serão “revestidos de incorruptibilidade”  (1 Coríntios 15.42–58).

Paulo mostra que nossa união com Cristo é “para louvor da glória de sua graça” e “para louvor da sua glória” (Efésios 1.6, 12, 14) e resulta numa redenção pessoal e cósmica (Efésios 1.3–14), até nossa “riqueza da glória da sua herança” “do Pai da glória” (Efésios 1.17–18). A passagem decisiva da consumação está em Apocalipse 20–22. Assim como Gn 1–2 mostra que a história bíblica começa com a criação dos céus e da terra por Deus, Apocalipse 21–22 mostra que ela termina com a criação de um novo céu e uma nova terra. A história começa com a bondade da criação e termina com a bondade da nova criação. A história começa com Deus habitando em meio ao seu povo num jardim e termina com Deus habitando em meio ao seu povo no céu, uma nova cidade na terra.

A glória de Deus é manifesta na nova criação (Isaías 66.22–23; Romanos 8.18–27; Apocalipse 21–22). E uma vez que a glória extrínseca de Deus é transmitida ao seu povo na história da salvação, ela se relaciona com a tensão ainda não manifesta. Agora a glória de Deus está sendo revelada, e sua revelação máxima ainda é vindoura (1 João 3.2). As ideias de Gregory Beale sobre o tema teológico central do Apocalipse são úteis: “A soberania de Deus e de Cristo ao redimir e julgar lhes traz a glória, que tem como objetivo motivar os justos a adorar a Deus e refletir seus atributos gloriosos por meio da obediência à sua Palavra.”8 Além disso, “nada do mundo antigo será capaz de impedir a presença gloriosa de Deus de preencher completamente o novo cosmos” ou “impedir os justos de terem acesso total à presença divina”.9

De uma vez por todas, a vitória de Deus é consumada. O julgamento de Deus é definitivo, o pecado é vencido, a justiça prevalece, a santidade predomina e a glória de Deus é total. O plano eterno de reconciliação cósmica de Deus em Cristo é realizado e Deus é “tudo em todos”(1 Coríntios 15.28). Como parte de sua vitória, Deus lança o diabo e os demônios no lago de fogo e enxofre, onde eles não serão aniquilados, mas “atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos” (Apocalipse 20.10). Então Deus julga a todos: os poderosos, aqueles considerados indigentes e todos os seres humanos. “E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo” (Apocalipse 20.15). Deus envia para o inferno todos os que não fazem parte do povo de Cristo (cf. Daniel 12.1; Apocalipse 13.8; 21.8, 27).

Na verdade, todo o enredo bíblico — criação, queda, redenção e consumação — é o drama da glória de Deus.

De modo deslumbrante, o novo céu e a nova terra chegam e Deus habita em meio ao seu povo da aliança (Apocalipse 21.3, 7), conforta-os (Apocalipse 21:4) e faz novas todas as coisas (Apocalipse 21.5).  João descreve o céu como um templo glorioso e santo para todas as nações (Apocalipse 21.9–27). O povo de Deus porta corretamente sua imagem: servindo, adorando, reinando com ele, conhecendo o Senhor pessoalmente (Apocalipse 22.1–5). Deus recebe a adoração que lhe é devida e abençoa o ser humano além da medida, finalmente vivendo ao máximo a realidade de ser criado à sua imagem e mostrando sua glória. E do começo ao fim, Deus é glorificado.

O drama da glória de Deus

Como seres humanos, recusamo-nos a reconhecer a glória de Deus e, em vez disso, buscamos a nossa própria glória, abrindo mão da glória que ele pretendia dar a nós como sendo portadores da sua imagem. Porém, pela sua graça, através da união com Cristo, Deus restaura-nos, os portadores de sua imagem, para participarmos e refletirmos a glória do Senhor. Somos recebedores da glória, somos transformados em glória, e seremos participantes da glória. Nossa salvação é do pecado para a glória. Recebemos uma grande graça: nós, que trocamos a glória de Deus pelos ídolos e rebelamo-nos contra a sua glória fomos, estamos sendo e seremos transformados pela própria glória que desprezamos e rejeitamos! Além disso, através da união com Cristo, juntos somos a igreja, a nova raça humana, as primícias da nova criação, portando a imagem de Deus, mostrando como a vida deveria ser e transmitindo a sabedoria de Deus.

Tudo isso resulta em sua glória, pois Deus em suas múltiplas perfeições é exaltado, conhecido, celebrado e valorizado. Nesse sentido, todo o enredo bíblico — criação, queda, redenção e consumação — é o drama da glória de Deus. Jonathan Edwards compreendeu muito bem: “tudo é de Deus, e está em Deus, e é para Deus; e ele é o princípio, o meio, e o fim.”10

 


 

  1. Christopher W. Morgan, “Toward a Theology of the Glory of God,” em The Glory of God, ed. Christopher W. Morgan and Robert A. Peterson, Theology in Community 2 (Wheaton, IL: Crossway, 2010), 159.
  2. Sinclair B. Ferguson, The Holy Spirit, Contours of Christian Theology (Downers Grove, IL: InterVarsity, 1996), 139–40.
  3. Allen P. Ross, Creation and Blessing: A Guide to the Study and Exposition of Gn (Grand Rapids, MI: Baker Academic, 1997), 148.
  4. Christopher W. Morgan, Christian Theology: The Biblical Story and Our Faith (Nashville: B&H, forthcoming).
  5. Ricos B. Gaffin Jr., “Glory, Glorification,” em Dictionary of Paul and His Letters, eds. Gerald F. Hawthorne, Ralph P. Martin, e Daniel G. Reid (Downers Grove, IL: InterVarsity, 1993), 348.
  6. Como John Piper discutiu exaustivamente, “Deus é glorificado em nós quando estamos satisfeitos nele.” Veja Desiring God: Meditations of a Christian Hedonist (Colorado Springs: Multnomah, 1986); The Pleasures of God: Meditations on God’s Delight in Being God (Colorado Springs: Multnomah, 1991); God’s Passion for His Glory: Living the Vision of Jonathan Edwards (Wheaton, IL Crossway, 1998).
  7. Para mais informações de como a igreja se identifica com a glória de Deus, veja Christopher W. Morgan, “The Church and God’s Glory,” em The Community of Jesus: A Theology of the Church, ed. Kendell H. Easley and Christopher W. Morgan (Nashville: B&H, 2013), 213–35.
  8. Gregory K. Beale, The Book of Revelation, NIGTC (Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1999), 174.
  9. Beale, The Book of Revelation, 1115.
  10. Jonathan Edwards: O fim para o qual Deus criou o mundo (São Paulo: Editora Mundo Cristão, 2018)

Por: Christofer W. Morgan. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: The Drama Of His Glory. Traduzido por Ana Paula Argentino. Revisor e Editor: Vinicius Lima.